A São Paulo Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da cidade de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou no último dia 20, o Seminário Oportunidades de Exportação no Mercado Asiático, destinado às empresas dos segmentos de alimentos, bebidas e cosméticos.
O evento aconteceu no auditório da agência e teve como objetivo apresentar as oportunidades de exportação para o mercado de Hong Kong em conjunto com a Hong Kong Trade Development Council (HKTDC).
Alessandra Andrade, diretora-presidente da São Paulo Negócios, ressalta a importância da aproximação com mercados estratégicos para ampliar as perspectivas das empresas locais. “O papel da SP Negócios é abrir o maior número de oportunidades possíveis e confiáveis para o empresário paulistano iniciar sua jornada de exportação. Quando a empresa vai para novos países e abre novos mercados, existe muita insegurança. Então, para fazer de uma forma segura, conta com parceiros confiáveis e de maneira sustentável. São três pontos importantes para o êxito: parceiros confiáveis, contar com o apoio da municipalidade e ter sempre acesso às principais informações para o negócio”.
Hong Kong é reconhecido como um dos centros comerciais mais dinâmicos da Ásia e um dos principais portos de entrada para produtos alimentícios, bebidas e cosméticos no continente chinês. Com uma economia altamente orientada para o comércio e serviços, a cidade se destaca como um hub para empresas internacionais que buscam acessar o vasto mercado chinês e da região Ásia-Pacífico.
A escolha dos setores convidados ao seminário reflete a relevância econômica desses segmentos na cidade de São Paulo. Segundo dados da Econodata, a capital concentra aproximadamente 229.596 empresas ativas nos setores de alimentos e bebidas, e cerca de 53.147 no setor de cosméticos. Apenas o setor de alimentos representa cerca de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com faturamento de R$ 656 bilhões em 2018, sendo o estado de São Paulo responsável por aproximadamente 28,6% dessa produção industrial. Diante desse cenário, estima-se que alimentos, bebidas e cosméticos movimentem bilhões de reais anualmente na economia paulistana.
Sobre a São Paulo Negócios
A São Paulo Negócios é a agência de promoção de investimentos e exportações do município de São Paulo. Organização social autônoma, a entidade apoia empresas interessadas em investir, expandir seus negócios ou exportar a partir da cidade, oferecendo, de forma gratuita, informações qualificadas e interlocução com órgãos públicos. Também promove o desenvolvimento da inovação e da tecnologia por meio da São Paulo Tech Week (SPTW) e do atendimento a investidores, grandes empresas, startups, agentes internacionais e institutos de pesquisa. Ao conectar negócios ao ecossistema paulistano de inovação e ao mercado local, a SP Negócios contribui para o fortalecimento econômico da cidade, que é o principal hub comercial da América Latina, responsável por 10% do PIB brasileiro e por abrigar 63% das empresas estrangeiras instaladas no País. Empresas globais como Huawei, Alibaba, GWM, ByteDance, State Grid e CRRC já operam em São Paulo, reconhecida também como maior centro de inovação e tecnologia da região.
Para saber mais, acesse o site da São Paulo Negócios