logomarca
Cuiabá, 22 de Maio de 2025.

Arte e Cultura Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 21:09 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 21h:09 - A | A

Virada cultural

Virada Cultural contará com shows de Luísa Sonza, Mc Hariel, Péricles, João Gomes e muito mais com intérpretes de Libras

Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o evento contará com mais de 150 profissionais responsáveis por recursos de acessibilidade comunicacional

Divulgação

IMG_3763.jpeg

 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Cultura e Economia Criativa (SMPED e SMC, respectivamente), promovem nos dias 24 e 25 de maio mais uma edição da Virada Cultural com acessibilidade e inclusão.

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada 2025 se firma como um dos maiores eventos culturais gratuitos do hemisfério sul, promovendo a ocupação criativa e democrática de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade.
  
Serão diversas atrações com interpretações simultâneas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com destaques para Luísa Sonza, (24 e 25, Vila Albertina e Campo Limpo), Xamã (24, piranga), Belo (24, Anhangabaú) João Gomes (25, M’ Boi Mirim e Anhangabaú), Péricles (25, Palco Guainases) e etc. 

Silvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência, disse: ‘’Marcamos presença em mais um ano na Virada Cultural com muita acessibilidade comunicacional, atitudinal, arquitetônica e digital. Temos uma parceria sólida com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa para que o evento seja acessível e inclusivo para todos.’’ 

Os teatros Arthur Azevedo e Paulo Eiró receberão os espetáculos ‘’O Avesso da Pele’’ e ‘’O Veneno do Teatro’’, ‘’O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá’’ e ‘’Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro com os recursos de Libras e audiodescrição. 

‘’A Virada Cultural 2025 foi planejada com um olhar atento à inclusão e ao respeito à diversidade. Nosso compromisso com a acessibilidade se reflete em ações concretas, que garantem a participação plena das pessoas com deficiência em todas as etapas do evento.’’ Salientou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente. 

A programação da Virada Cultural contará com diversos artistas com deficiência se apresentando na Casa de Cultura Santo Amaro Júlio Guerra. Tatá Mendonça realiza seu show de stand up chamado ‘’Uma cega na comédia’’, Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa performam em ‘’Duo para dois perdidos’’, Trio Golada leva a música nordestina com forró pé de serra, além de outras apresentações. 

Garantindo mais acessibilidade comunicacional, o aplicativo da Central de Intermediação em Libras — que pode ser baixado gratuitamente e não consome os dados móveis — contará com um ícone exclusivo da Virada Cultural para auxiliar no atendimento entre as pessoas com deficiência auditiva, surdas e produtores culturais. O funcionamento será dos dias 21 a 25 de maio, 24 horas por dia. 

Acessibilidade Arquitetônica 
A Coordenação de Acessibilidade e Desenho Universal (CADU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da SMPED realizaram vistorias técnicas e análises das plantas de todos os palcos para garantir a acessibilidade arquitetônica, que contarão com espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Acessibilidade Atitudinal
Os produtores da Virada Cultural foram capacitados com o curso ‘’Conhecer para Incluir’’. Foram abordadas informações e direcionamentos pertinentes, como por exemplo os tipos de deficiência e as barreiras que enfrentam, como tornar o evento acessível para todos e como se relacionar com as pessoas com deficiência. 

Diversos produtores com deficiência foram contratados para atuar nos palcos onde acontecerão os shows.
 

Acessibilidade Digital
A Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI), da SMPED, foi responsável por conceder o Selo de Acessibilidade Digital ao site da Virada Cultural. O documento atesta que o endereço eletrônico atende aos critérios de acessibilidade estabelecidos em normas nacionais e internacionais. 

Este mesmo setor implantou o Hand Talk Plugin, tornando o site do evento acessível para a comunidade surda com traduções em Libras. Essa solução conta com a ajuda de seus tradutores virtuais, o Hugo e a Maya.
 

A programação da completa da Virada Cultural está disponível por meio do site: viradasp.com.br.




Comente esta notícia