logomarca
Cuiabá, 23 de Maio de 2025.

Variedade Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018, 15:30 - A | A

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018, 15h:30 - A | A

Curiosidade

Qual a diferença entre aroma e fragrância?

Grupo Robertet atua no mercado de fragrâncias, aromas e produtos naturais há mais de 200 anos, criando novas possibilidades sensoriais

Rojas Comunicação

Quem não gosta de sentir um cheiro único? Ou experimentar um novo paladar? Seja na comida ou no ambiente, estas experiencias sensoriais – também conhecidos como cheiros e sabores – fazem parte do cotidiano do brasileiro e muitas vezes passam despercebidos. De onde eles vêm? Onde surgiram? Qual a diferença entre aromas e fragrâncias? Como é criada a fragrância do perfume que você utiliza diariamente, você sabe? E os perfumes, como eles nascem?

Muitas vezes as palavras, os sentidos e os significados de aromas e fragrâncias são trocados e misturados. Para ambos utilizamos a identidade e a sensibilidade do sentido olfativo o mais enigmático dos cinco sentidos, pelo qual podemos reconhecer e recordar cerca de 10 mil odores diferentes.

Há mais de 200 anos o grupo Robertet, de origem francesa, tem sido fonte de ingredientes naturais para o desenvolvimento de aromas e fragrâncias. A história, que se iniciou em Grasse, sul da França, cultiva o primor de suas criações com expertise natural e cria cheiros e aromas que se adequam ao perfil dos brasileiros e do mundo.

 

Aroma: substância ou mistura de substâncias capazes de ativar nosso paladar

Um composto volátil e que pode ser percebido pelo olfato e paladar. O aroma está associado ao gosto (sensação reconhecida pelo paladar), ao odor (sensação reconhecida pelo olfato) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória). São poucos os alimentos que permitem uma distinção clara entre odor e sabor. Além disso, é possível identificar as substâncias responsáveis pelos elementos particulares do aroma.

O aroma tem como objetivo mascarar notas desagradáveis como as de vitaminas, ou intensificar acordes florais, frutais ou verdes de acordo com a necessidade do produto, ou de recuperar notas voláteis perdidas no processo industrial. Mas além desta função os AROMAS despertam a memória olfativa, que são lembranças de momentos e lugares, como por exemplo a infância. De acordo com Fabiana Palos, gerente de Vendas e Marketing do Grupo Robertet, no mercado brasileiro “as criações dos aromas são amplas pois dependem das características do produto que será aplicado, mas também está relacionado a região de consumo e influências culturais, pois cada região possui tradições gustativa com relação aos sabores básicos, dulçor, amargor, notas picantes, etc”. 

No Nordeste por exemplo, temos sabores bem tradicionais como Umbu, Mangaba e Siriguela que não são consumidos em outras regiões, além de o paladar ser tradicionalmente mais doce do que em outras regiões. 

Hoje a grande tendência no desenvolvimento de aromas são os Aromas Naturais que vem crescendo diante do aumento de produtos naturais e com o foco em saudabilidade. A Robertet é a empresa líder mundial em produtos naturais e trabalha forte para atender com produtos inovadores e sabores surpreendentes.

 

Fragrância: o cheiro                                                                                                     

A fragrância é criada com base nas características a quem irá se destinar e qual produto irá perfumar. Para criar uma composição olfativa, os perfumistas lançam mão de ingredientes inovadores e potentes que deixam a marca do cheiro nos produtos, criando um DNA olfativo para o mesmo. Uma fragrância é criada com base no que chamamos de pirâmide olfativa, organizada pelas notas da composição, respeitando as matérias primas mais ou menos voláteis que logo evaporam. Segundo a gerente da Divisão de Fragrâncias do grupo Robertet, Cynthia Crespo, “para criar uma fragrância é necessário um conjunto de ingredientes que harmonizam e formam um cheiro agradável ao olfato, nosso desafio é causar um impacto positivo sensorial que atinja o maior número de consumidores possível.” revela.

Para que a fragrância seja um sucesso, as etapas a serem seguidas são: conhecer o gosto do consumidor ao qual será destinado o produto, avaliar as tendências mercado, hábitos e cultura deste consumidor ou futuro consumidor.




Comente esta notícia