logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Pet Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 10:55 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 10h:55 - A | A

pet

Cuidados com a saúde digestiva dos pets para uma vida mais saudável

Distúrbios gastrointestinais são a terceira causa mais comum de consultas veterinárias  e podem ser identificadas pelos tutores

Divulgação

download.jpg

 

A saúde de gatos e cães influencia diretamente na disposição, energia e capacidade de interação com o ambiente. Por isso, é importante observar os sinais que os animais podem apresentar, para que cuidados adequados possam ser providenciados, sempre com o acompanhamento e diagnóstico de um Médico-Veterinário. Sensibilidades digestivas, por exemplo, podem causar dor significativa e, em casos graves, resultar em complicações sérias. 

A Médica-Veterinária da Royal Canin Brasil, Ana Elisa Castro, explica que a prevenção começa com uma alimentação completa, balanceada e de alta qualidade, adaptada às necessidades nutricionais individuais de cada pet. Alimentos específicos para essas condições fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico.

"Distúrbios gastrointestinais representam a terceira causa mais comum de consultas veterinárias e podem acometer pets de todas as idades. Muitos sintomas, no entanto, podem ser identificados pelos próprios tutores. É importante acompanhar os sinais para que o tratamento ideal possa ser oferecido. E, quanto mais cedo identificada a doença, maiores as chances de se ter sucesso no tratamento”, explica.

Os tutores devem estar atentos a qualquer manifestação de desconforto em seus animais de estimação, tais como: vômito, diarreia (fezes líquidas ou muito moles), perda de apetite, perda de peso sem explicação aparente, letargia (diminuição de energia e disposição para atividades), além de dor abdominal, que pode manifestar-se por meio de sensibilidade ao toque ou postura encolhida. Caso o pet apresente algum desses sinais, recomenda-se fazer uma consulta imediata ao Médico-Veterinário. 

“Uma maneira simples de avaliar a possibilidade de ocorrência de problemas gastrointestinais é observar as fezes do pet. Embora não seja anormal notar pequenas variações, um desvio persistente na forma, cor, consistência e/ou presença de sangue ou muco, deve ser relatado ao profissional que está fazendo seu acompanhamento médico. As fezes de gatos e cães saudáveis costumam ter aspectos bem definidos, deixando pouco resíduo no chão quando recolhidas”, reforça Ana Elisa. 

O tratamento pode variar desde ajustes na dieta até intervenções médicas mais complexas, dependendo da gravidade do caso. "Dietas específicas para tratar a condição são benéficas e recomendadas. Alimentos palatáveis, com ajuste adequado de fibras e ingredientes específicos para a saúde intestinal, ajudam na recuperação do animal. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de probióticos, anti-inflamatórios ou antibióticos, sempre sob orientação veterinária", complementa.

A ROYAL CANIN® conta com uma linha completa de alimentos coadjuvantes, que auxiliam no tratamento de diferentes doenças diagnosticadas em gatos e cães, inclusive as gastrointestinais. Para saber mais sobre cada alimento, acesse o site.

 

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de alimentos que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 250 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.




Comente esta notícia