Como sair de uma condição de ganhar R$ 9 por hora trabalhada para um faturamento superior a R$ 100 milhões? A palestrante nacional Kenia Gama destacou para as participantes da 8ª edição do Mulher Potência, na quinta-feira (28.11), em Cuiabá, que o maior “segredo” de prosperar é profissionalizar o trabalho como empreendedora. Significa virar a chave de “ter um negocinho, para fazer um dinheirinho” para se enxergar como empresária.
Quem esperava uma receita mirabolante de sucesso se deparou com o básico bem feito: ela ensinou que as técnicas de gestão são fundamentais, o que compreende ações práticas como separar a conta bancária pessoal da conta da empresa, estipular um pró-labore (um salário), ter fluxo de caixa e capital de giro para investir, estudar muito, além de estabelecer uma série de processos que façam a empresa caminhar sozinha e com padrões de excelência.
"Verificamos hoje, no Brasil, o crescimento quantitativo no número de mulheres que empreendem, mas quantidade não significa qualidade. Muitas mulheres começaram a empreender por necessidade, porém, não possuem conhecimento técnico e emocional para fazer dar certo, por isso seus resultados não chegam". Em mais de 20 anos de experiência, Kenia ensinou cerca de 50 mil alunas e é dona de um verdadeiro império ensinando no digital.
A idealizadora do Mulher Potência, Kátia Arruda, abriu o evento falando sobre a necessidade de mudança de mentalidade entre as mulheres que adentram o empreendedorismo usando uma frase da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que diz: “como mulheres, temos todas que apoiar umas as outras”. Uma condição para o sucesso seria justamente substituir a competição pela colaboração e apoio mútuo entre as mulheres.
“Quando fiquei sem emprego com mais de 50 anos e me deparei com a dificuldade de me recolocar por causa da idade, percebi que havia duas alternativas: desistir ou lutar. Então, comecei a estudar sobre empreendedorismo. Tive a ideia do Mulher Potência e vendi primeiro para a minha família. Olhar o que construí nesses últimos anos é emocionante, mas, é importante dizer que não fiz tudo sozinha, contei com o apoio de muitas pessoas, muitas mulheres, principalmente da minha família; e hoje estou aqui para ser esse apoio na vida de todas vocês”, afirmou Kátia.
A palestrante Tinara Fava (marketing digital) reforçou a importância de uma comunicação “magnética” para ser sempre a 1ª opção de compra na mente do cliente. A forma de fazer isso, conforme a palestrante, é mudar o foco do apenas “vender” para observar as necessidades do cliente e colocá-las em primeiro lugar na narrativa (seja no presencial ou on-line). Mais do que falar, ela ensina que é importante ouvir e observar, para depois propor soluções.
“Todos nós, hoje, temos um smartphone, somos milhões em todo Brasil. Então, as possibilidades de conexão e de vendas são incríveis desde que estejamos atentos à nova lógica de vendas que não comporta mais ser um chato que quer empurrar um produto ou serviço, mas alguém que genuinamente busca se conectar e influenciar pessoas, que quer agregar soluções. Nessa perspectiva, todos nós vamos estar, de algum modo, no papel de influenciadores”, afirmou Tinara.
Já Maysa Leão (educadora digital) narrou sua trajetória como blogueira, na época em que ainda havia estigma com a profissão, até sua reeleição como segunda vereadora mais votada por Cuiabá, em outubro de 2024. O sucesso, segundo ela, é resultado, primeiramente, de não desistir do sonho frente aos fracassos, já que não foi eleita na primeira tentativa. Como comunicação não é uma ciência exata, a vereadora conta que precisou estudar e aperfeiçoar continuamente seu método para ganhar a confiança e, deste modo, os votos dos eleitores.
“Sobre construir a imagem no digital, quero que responda com sinceridade se tem feito sua parte. Como está seu Instagram, o nome utilizado é facilmente encontrado? De fácil memorização? Sua bio está organizada? Seu feed tem padronização? Quando você posta, a sua mercadoria tem preço? Suas informações estão facilmente disponíveis ou o cliente fica perdido?”, ensinou Maysa.
O palestrante Leonardo Souza (experiência em varejo) mostrou que é fundamental ter um conhecimento aprofundado da área de vendas para saber identificar “os produtos estrelas”, já que são eles que vão garantir a sustentação e o crescimento do negócio. “A partir de uma análise da matriz BCG, conseguimos visualizar qual o produto certo, na hora certa, para o cliente certo e no preço certo”.
Também participaram do evento as produtoras rurais Geni Schenkel, Norma Gatto e Melissa Freitas. Geni, idealizadora do Movimento Agroligadas, ressaltou a importância de estar entre mulheres para fortalecer laços e crescer junto, unindo forças para superar desafios e construir negócios sólidos e inovadores. “Seja no campo ou na cidade, reconhecer a nossa relevância e o impacto que temos nas decisões estratégicas é uma aprendizagem constante, mas essencial para o desenvolvimento sustentável de nossas atividades”, descreveu Geni.
Inovação
Nesta edição, Kátia Arruda apresentou uma novidade, o troféu Influenciadora Mulher Potência 2024, dedicado a oito influenciadoras de destaque em Cuiabá e Várzea Grande. “Temos que apoiar e valorizar o trabalho dessas mulheres que estão superando muitas adversidades para contribuir com a economia do nosso estado, gerando negócios e empregos”.
As ganhadoras neste ano foram: Maína Figueiredo @pegaessadicacba; Kamylla Urel @kamyllaureloficial (moda cristã) e @agênciamysocial; Debhora Padilha @ixpiadicacuiaba; Célia Alves @porceliaalves; Marcela Vasconcelos @soumarcelavasconcelos; Barbara Souza @dicasvg; Karine Fernandes @karinefernandesss; e Ana Flávia @bloganinhab.
Evento social
Neste ano, 40 mulheres assistidas pela entidade LÍRIOS (Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas em seu Sentimento), de Várzea Grande, participaram do evento. “Esse tipo de “imersão” das mulheres em vulnerabilidade social contribui com o fortalecimento da autoestima e do empreendedorismo. Ter o próprio negócio e conquistar independência pode ser decisivo para romper o ciclo de violência e com isso oferecer um futuro melhor para as mulheres e suas famílias”, enfatizou Taynara Morais Humbelino, gestora de Projetos Sociais da entidade.
Negócios femininos
Lugar de mulher é fazendo negócios, pelo menos é isso que as pesquisas recentes mostram. O Brasil já ocupa o 7° lugar no ranking de mulheres empreendedoras, com aproximadamente 10,3 milhões de mulheres à frente do próprio negócio (IBGE, 2022). Em Mato Grosso, são cerca de 164 mil mulheres empreendendo. Apesar dos avanços, os desafios ainda passam pela falta de acesso a financiamentos, jornada múltipla, alta carga tributária e excesso de burocracia. Acompanhe o Mulher Potência na páginahttps://www.instagram.com/