logomarca
Cuiabá, 03 de Maio de 2025.

Arte e Cultura Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 16:19 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 16h:19 - A | A

Obra especial

Em “Mariposas não voam longe”, Lu Rodrigues apresenta personagens femininas marcadas pela inadequação às imposições patriarcais

Publicada pela editora Litteralux, a obra reúne quinze contos que transitam entre Brasil e Portugal e diferentes realidades de mulheres

 

Divulgação

IMG_2307.jpeg

 

 

Os contos de Lu Rodrigues partem de temas como solidão, deslocamento e o não pertencimento para falar sobre a vida de mulheres que nunca se adequaram.”

Quarta capa assinada pela escritora Fabiane Guimarães

Na coletânea de contos “Mariposas não voam longe” , a escritora e jornalista Lu Rodrigues (@lurodriguesescritora)reúne quinze histórias protagonizadas por mulheres que vivem diferentes formas de deslocamento – seja geográfico, emocional ou social – e buscam, à sua maneira, romper com as amarras das imposições patriarcais. A obra conta com a quarta capa assinada pelas escritoras Fabiane Guimarães e Ana Holanda.

O livro será lançado no dia 12 de abril, na Livraria Sentimento do Mundo (R. Barão de Tatuí, 496 - Santa Cecília), em São Paulo. O evento, com participação de Ana Holanda, é gratuito e aberto ao público.

Com um olhar sensível e uma escrita que mescla subjetividade e crítica social, Lu organiza o livro em três partes, inspiradas no arquétipo da deusa Hécate: as donzelas, que representam a juventude e suas novas possibilidades; as mulheres-mães, que trazem força, maturidade e proteção; e as bruxas, figuras sábias que enfrentam transformações e questões ligadas à morte e ao renascimento. Entre os temas abordados, destacam-se a ancestralidade, a descoberta do corpo, a maternidade e o envelhecimento, sempre sob a perspectiva do feminino.

Atualmente morando em Lisboa, a escritora, que tem passagem por grandes emissoras de TV no Brasil, vem consolidando sua trajetória literária com foco na escrita feminina e na reflexão sobre identidade, pertencimento e o papel das mulheres na sociedade. “Mariposas não voam longe” marca a estreia de Lu na ficção, após o sucesso de seu primeiro livro, “Maternidade com autoamor” (Labrador, 2023).

Confira um trecho do conto “Caçadora” (pg. 55):

“O vento trazia o cheiro do mar e fazia sua roupa esvoaçar. Aquele momento guardava a promessa de algo novo, nada estava ali em vão. Parou na beira da água, sentiu as ondas molhando a barra da calça. Olhou para o horizonte em busca de respostas que pareciam tão distantes quanto a linha entre o céu e o oceano. Sabia que seu corpo tinha guardado na pele os vestígios do fogo. Ela precisava redescobri-lo, mas ainda não tinha coragem de romper com o que a prendia. Até quando?, sussurrou para o mar. Talvez o mar não tivesse a resposta, porém algo dentro dela começou a se agitar com as ondas que se desfaziam aos seus pés.”

FICHA TÉCNICA

Livro: Mariposas não voam longe

Autora: Lu Rodrigues

Rede social da autora: @lurodriguesescritora

Site: lurodriguesescritora.com

Número de páginas: 116

ISBN: 978-65-83205-65-0

Gênero: Contos

Editora: Litteralux

Ano: 2025

Adquira o livro no site da editora: https://www.editoralitteralux.com.br/loja/mariposas-nao-voam-longe

 




Comente esta notícia