Maria de Lourdes Turbino, psicanalista, com formação também em outras áreas do conhecimento, lança seu segundo livro na próxima sexta-feira (09/05). "Elis Regina – arte e brasilidade: uma perspectiva psicanalítica" ganha lançamento na Academia Mato-grossense de Letras, a partir das 19h.
A obra sai pela Editora Escuta, especializada em temas como psicanálise, psicologia, psiquiatria e filosofia. A mesma editora que publicou, em 2022, o primeiro livro da autora, "Dor e luto na histeria feminina".
Maria Turbino nasceu em Estiva (MG), mas está radicada em Cuiabá há 50 anos. "Sou apaixonada pela psicologia e estudiosa da ciência psicanálise - então, seguindo a trilha de Freud, resolvi investigar o poder que a arte exerce no psiquismo das pessoas; sendo admiradora da voz e do talento da cantora Elis Regina, elegi as suas biografias como objeto de estudo", informa a autora ". E frisa que através da voz, Elis Regina, conseguiu atingir culturalmente todas as regiões brasileiras.
O lançamento do livro será espaço para a contribuição da professora doutora Yasmin Nadaf, da Academia Mato-grossende de Letras, pesquisadora na área da literatura feminina, que disponibilizará seu rico acervo de revistas contemporâneas com informações valiosas sobre Elis Regina, através da exposição “O espaço e o tempo de Elis Regina” para o evento.
No contexto do livro
"Elis Regina – arte e brasilidade: uma perspectiva psicanalítica" traz elementos introdutórios ou complementares que enriquecem a experiência do leitor. Na apresentação da obra, anotou Arnaldo Chuster, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo: "Com muita agilidade artística e precisão científica nas observações, Maria de Lourdes, nos oferece a visão psicanalítica de uma personagem ícone da música brasileira, que revela um momento de muita criação e especificidade da cultura que essa música representava e eternamente representa".
"As várias situações vivenciadas e protagonizadas por Elis devem contribuir para que possamos entender um pouco de sua atitude inovadora na construção de novos sentidos e significados para histórias de novos sujeitos individuais e coletivos.” Palavras registradas por Paulo Amarante, na orelha do livro, por Paulo Amarante, médico psiquiatra e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, que foi amigo de Elis Regina.
"A autora, com olhar psicanalítico, mergulha no mundo encantado da grande estrela da canção popular brasileira: Elis Regina.” Relata o professor doutor Fernando Tadeu de Miranda Borges, economista e historiador, membro da Academia Mato-Grossense de Letras, na quarta capa do livro.
“A psicanalista Maria de Lourdes Turbino, que já dera ao leitor especializado 'Dor e luto na histeria feminina' (Escuta, 2022), oferece agora a um público mais amplo e diversificado este trabalho fascinante, pois o faz de uma perspectiva pouco usual em se tratando de ídolos populares.” Ressaltou, no posfácio, Sebastião Carlos, historiador, advogado e membro da Academia Mato-Grossense de Letras.
A autora
Maria de Lourdes Turbino tem doutorado e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica pela Universidade de Cuiabá – UNIC e tem formação em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos – SBDG. É também membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP.
Para além da psicanálise e áreas afins, é graduada em Pedagogia e Serviço Social pela UFMT. Sua atuação profisional também a docência como avaliadora avaliadora de Cursos Superiores nas Universidades Brasileiras, nomeada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – UNEP. Foi Supervisora dos Cursos Superiores de Tecnologia no eixo Gestão e Negócios na Faculdade de Tecnologia do SENAI Mato Grosso – FATEC. E docente das disciplinas: Psicologia aplicada; Gestão do Comportamento humano, recrutamento e seleção; Treinamento e desenvolvimento nos cursos de graduação e pós-graduação.
SERVIÇO
O QUE: lançamento do livro "Elis Regina – arte e brasilidade: uma perspectiva psicanalítica", de Maria de Lourdes Turbino
QUANDO: dia 09/05 (sexta-feira), a partir das 19h
ONDE: Academia Mato-grossense de Letras
ENDEREÇO Rua Barão de Melgaço, 3684