logomarca
Cuiabá, 29 de Abril de 2024.

Arte e Cultura Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023, 13:31 - A | A

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023, 13h:31 - A | A

Acessibilidade

A biblioteca móvel BookTruck está em Tabaporã segunda e terça-feira da próxima semana (16 e 17 de outubro), visitando duas escolas municipais, levando cultura e diversão para as crianças.

Totalmente customizado, o furgão teve seu interior transformado em uma biblioteca e conta com um acervo de mais de 500 livros, materiais lúdicos e recursos digitais.

A biblioteca itinerante BookTruck estará na cidade de Tabaporã com a sua trupe de contadores de histórias – que inclui a mascote de espuma Bookinho e o boneco jumento Joca – nos dias 16 e 17 de outubro. A iniciativa levará diversão, interação, contação de histórias e atividades lúdicas para alunos de duas escolas da rede pública do município (confira a programação completa abaixo). Totalmente customizado, o furgão teve seu interior transformado em uma biblioteca e conta com um maravilhoso acervo de mais de 500 livros, materiais lúdicos e recursos digitais.

“Nós somos aquilo de que nos alimentamos – foi através desta máxima que o Projeto BookTruck foi criado, pois culturalmente os brasileiros se alimentam mal. Tanto é verdade que 50% das escolas brasileiras não possuem bibliotecas, quiçá uma sala de leitura. Nosso propósito é proporcionar às crianças o acesso ao mundo mágico da leitura, que estimula a atenção, a imaginação, a curiosidade, a interpretação e melhora, em muito, o aprendizado da língua portuguesa”, conta Renato Paixão, diretor da VR Projetos.

Com o objetivo de promover a leitura e diversas manifestações culturais de forma itinerante, a iniciativa é realizada pela VR Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991) e conta com patrocínio da SLC Máquinas, SLC Agrícola e Instituto SLC.

O projeto está em sua terceira edição. Nas duas primeiras foram contempladas mais de 180 mil pessoas pelas 32 cidades brasileiras que o furgão percorreu ao longo de 350 dias. Nesta edição, o BookTruck irá passar por cidades do sul e centro-oeste do Brasil estimulando a leitura e espera atingir cerca de 70 mil pessoas.

  

ACESSIBILIDADE

O BookTruck é um projeto acessível a todos. Em seu interior são encontrados audiobooks e livros em braile para leitores com deficiência visual e rampa de acesso para cadeirantes. Além disso, algumas de suas atividades contam com tradução em libras em tempo real.

QUEM FAZ

A VR Projetos é especializada em prestar consultoria e captar recursos através das leis de incentivo junto à iniciativa privada para a realização de projetos culturais, educacionais e esportivos. E não é só o projeto BookTruck que a VR realiza. Há muitos outros, como Estante de Histórias, Sacola Literária, Empreender etc.

LEI DE INCENTIVO

É a lei federal que proporciona que empresas e pessoas físicas contribuam para levar a cultura a todos direcionando parte de seu imposto para iniciativas como o BookTruck, que beneficia milhares de pessoas em todo o Brasil. 

 

TABAPORÃ / MT

SEG

16/10

10h e 13h30 

Escola Municipal Valdecir Dias Rodrigues

Rua Primavera, s/n, Distrito de Nova Fronteira

TER

17/10

10h e 13h30 

Escola Municipal Menino Jesus

Rua João Malonyai Filho, 404, Centro




Comente esta notícia