logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Variedade Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 21:09 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 21h:09 - A | A

Programa jornada

Trabalho doméstico escravo é tema do segundo episódio do Jornada

Cerca de 21 milhões de pessoas ainda são vítimas da escravidão moderna. Trata-se da segunda atividade ilícita mais explorada no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho 

O segundo episódio da quinta temporada do programa Jornada mostra histórias de mulheres que tiveram a identidade e a vida destruídas pelo anonimato forçado e pelas condições degradantes de trabalho. Entre 2017 e 2022, 54 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão no serviço doméstico brasileiro, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesta edição, a juíza do trabalho Maria José Rigotti explica qual a relação da atividade doméstica no Brasil com o período escravocrata. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Balazeiro aborda as consequências jurídicas dessas práticas nocivas. Já a juíza auxiliar da presidência do TST Adriana Melônio ressalta qual tem sido o entendimento do tribunal em casos julgados recentemente.

O programa também ouviu a auditora-fiscal do trabalho Liane Durão e a promotora de justiça Lívia Sant’Anna Vaz, do Ministério Público na Bahia. Elas analisam as formas contemporâneas de trabalho escravo no país e os efeitos de sua prática, tanto no âmbito social quanto no do trabalho.

O Jornada é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do TST. Exibido por temporadas, os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas. Os programas podem ser vistos pelo canal oficial do TST no YouTube e na grade de programação da TV Justiça.
 

Serviço - Programa Jornada

Periodicidade: quinzenal, sempre às segundas-feiras.
Horário: 15h
Onde assistir: TST Tube (https://www.youtube.com/@tst) e TV Justiça (segunda-feira, às 7h45, com reprises durante a semana)

Assista aos episódios da 5ª temporada do Jornada e programe-se:

Tema: Racismo estrutural - a porta fechada para o mercado de trabalho Link 

20 de novembro/2023 – tema: Trabalho doméstico escravo - da origem aos quartinhos de empregadas

04 de dezembro/2023 – tema: Inteligência artificial - benefícios e riscos aos trabalhadores

18 de dezembro/2023 – tema: Profissões do futuro - as ocupações mais valorizadas para os próximos anos

 

Participe do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

Estão abertas as inscrições para o I Prêmio Nacional de Jornalismo de Poder Judiciário - 35 Anos da Constituição Cidadã. Podem ser inscritos trabalhos em diferentes eixos temáticos. Em relação à Justiça do Trabalho - Eixo 4 do Prêmio -, os materiais devem abordar a sua atuação na promoção e na efetivação dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal. O conteúdo também deve fazer referência à atuação da Justiça do Trabalho para a concretização do direito humano ao trabalho decente, em temas como a erradicação do trabalho infantil, a promoção da saúde e da segurança no trabalho, o combate a todas as formas de discriminação nas relações de trabalho e o enfrentamento ao trabalho escravo.

Saiba mais 




Comente esta notícia