A prefeita de Marituba, no Pará, Patrícia Alencar (MDB), tornou-se o centro de um debate nas redes sociais após um vídeo em que aparece dançando forró de biquíni viralizar. As imagens, que teriam sido postadas inicialmente em seu perfil privado no Instagram na quarta-feira (4), vazaram e rapidamente se espalharam pela internet, gerando uma onda de comentários e críticas.
Em resposta à repercussão, Patrícia usou seu perfil oficial como prefeita no Instagram nesta quinta-feira (5) para se posicionar sobre o caso. “Quem tem luz própria, podem tentar derrubar, mas Deus não deixa cair”, declarou.
Além de responder às críticas, a prefeita destacou o impacto da exposição nas redes. Segundo ela, após a viralização do vídeo, ganhou 60 mil seguidores e recebeu convites para participar de entrevistas em programas de rádio e televisão. “Vamos debater esse assunto presente nos nossos dias atuais que é o machismo, o preconceito e a violência de gênero”, afirmou Patrícia. “A mulher não pode ser medida pela roupa que veste.”
A situação dividiu opiniões entre os internautas. Enquanto alguns saíram em defesa da prefeita, exaltando sua autenticidade e coragem — “A personalidade dessa mulher é surreal, maravilhosa”, escreveu um seguidor —, outros cobraram uma postura mais conservadora. “Faça seu trabalho de prefeita e deixe essas dancinhas para vendedoras de conteúdos”, criticou um usuário. Já outro comentou com bom humor: “Prefeita bonita, quero ser primeiro-damo”.
O episódio reacendeu discussões sobre a exposição de figuras públicas, o julgamento do comportamento feminino e os limites entre vida pessoal e função pública.