O desenvolvimento infantil é um dos temas centrais da psicologia, e Jean Piaget, renomado psicólogo suíço, revolucionou a forma como compreendemos as crianças. Seus estudos focaram em como elas constroem o conhecimento, propondo que a aprendizagem é um processo ativo, no qual a criança experimenta, reflete e ajusta suas percepções ao mundo.
Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:
Sensório-Motor (0 a 2 anos): Nesse estágio, os bebês exploram o mundo por meio dos sentidos e movimentos. É quando desenvolvem a noção de permanência do objeto, entendendo que algo continua existindo mesmo fora de sua vista.
Pré-Operacional (2 a 7 anos): Aqui, a linguagem se desenvolve, mas o pensamento é egocêntrico, o que significa que a criança tem dificuldade em entender o ponto de vista dos outros.
Operações Concretas (7 a 11 anos): A criança começa a pensar de maneira lógica sobre situações concretas e desenvolve a habilidade de conservar massa, volume e número em diferentes situações.
Operações Formais (a partir dos 12 anos): O pensamento abstrato e a capacidade de resolver problemas complexos emergem, possibilitando a formulação de hipóteses
A teoria de Piaget é amplamente utilizada na educação para criar métodos que respeitem o ritmo de aprendizagem da criança, valorizando a exploração e a construção de conhecimento. A importância de proporcionar um ambiente rico em estímulos cognitivos é essencial para que o desenvolvimento ocorra de forma saudável.