logomarca
Cuiabá, 14 de Julho de 2024.

Variedade Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 17:27 - A | A

Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 17h:27 - A | A

Alto QI

Entidade global intensifica procura por superinteligentes com nova rodada de testes coletivos em 14 cidades brasileiras

Divulgação

IMG_9079.jpeg

 


Avaliações da Associação Mensa Brasil acontecem nos dias 23/3, no Rio de Janeiro (RJ), e 6/4, em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

 
No dia 13/4, exames acontecem novamente no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20/4 em Aracaju (SE) e, no dia 27/4, em Campinas (SP)
 
Entidade também faz testes individuais em oito municípios, com opções de agendamento de data, horário, local conforme conveniência, basta se inscrever pelo website

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, vai realizar testes coletivos em 14 cidades brasileiras entre março e abril deste ano para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
 
Os testes acontecem nos dias 23/3, no Rio de Janeiro (RJ), e 6/4, em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). No dia 13/4, os exames serão realizados novamente no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20/4, em Aracaju (SE), e, no dia 27/4, em Campinas (SP).
 
As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
 
A entidade também oferece a possibilidade de testes individuais em oito cidades brasileiras. As regras são as mesmas dos exames coletivos, com a diferença de que não há data fixa. O candidato se inscreve no site na Mensa Brasil e recebe o contato do psicólogo aplicador para marcar o melhor dia e horário conforme a conveniência e agenda de ambos (veja lista de cidades abaixo).
 
Segundo Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País. “Portanto, identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se, de 3 a 5% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explica Fonseca.
 
“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alta inteligência. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de potenciais de seus membros”, observa o presidente da entidade.
 
A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.
 
Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira. 
 
Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.
 
Serviço
 
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
 
OBS – Local e horário são informados de maneira privada aos inscritos
 
Testes coletivos:
 
23 de março de 2024
 
Rio de Janeiro - Zona Norte
 
6 de abril de 2024
 
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Curitiba - PR
Goiânia - GO
Jundiaí - SP
Macapá - AP
Natal – RN
Porto Alegre – RS
Recife - PE
Ribeirão Preto - SP
Rio de Janeiro - RJ - Gávea
São Paulo - SP - Paulista
 
13 de abril de 2024
Rio de Janeiro - RJ - JPA
 
20 de abril de 2024
 
Aracaju - SE
 
27 de abril de 2024
Campinas – SP
 
Testes individuais
 
OBS – pode ser agendado a qualquer momento pelo interessado
 
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Campinas - SP
Curitiba - PR
Goiânia - GO
Jacareí - SP
Ribeirão Preto - SP
Salvador – BA
Recife – PE
 
Para inscrições, acesse o website: http://www.mensa.org.br/
 
 
Sobre a Associação Mensa Brasil
 
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
 
Sobre a Mensa Internacional
 
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.



Comente esta notícia