logomarca
Cuiabá, 18 de Julho de 2024.

Palavra de Profissional Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 12:56 - A | A

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 12h:56 - A | A

Dicas

Contador relata dicas para empresas iniciarem o ano de 2024 com lucratividade

Divulgação

F12_Contabilidade.jpeg

 

O ano de 2023 chegou ao fim e um novo ciclo se inicia. Para as empresas, esse período de transição é sempre cheio de desafios. Em Manaus (AM), o contador, professor universitário e CEO da F12 Contabilidade, Fernando Fernandes, especialista em lucratividade e mentor de empresários, divide dicas importantes para garantir o melhor resultado em 2024.

“São várias obrigações, como a checagem do regime tributário que melhor se adequa à empresa [Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real], mas também análises de faturamento, despesa, estoque e inventário. Todos os balanços e demonstrações contábeis vão ser analisados e utilizados na geração de novas estratégias para, consequentemente, tornar a temporada mais produtiva”, enfatiza.

Exemplos práticos são as demonstrações contábeis, que incluem Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Mutações Relativas ao Patrimônio Líquido (DMPL), Escrituração Contábil Digital (ECD) e as obrigações do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Depois de todos os dados em mãos, o setor contábil pode partir para as obrigações de início de ano. Fernando Fernandes recomenda três dicas passos imprescindíveis: (1) construção do orçamento anual com todas as despesas; (2) quitação das dívidas; (3) foco no aumento do fluxo de renda; e (4) estabelecimento de metas reais.

“Estas já são obrigações conhecidas, mas podem variar de acordo com a realidade de cada negócio. Lembrando que para empresas recém-criadas ou ainda em estágio de consolidação no mercado, isso se configura como algo vital. Se for necessário, faça uma consulta profissional”, conclui.

Nesta quarta-feira, dia 3 de janeiro, Fernando Fernandes também lança um podcast no Youtube para abordar informações importantes sobre como as empresas podem garantir lucratividade. Com convidados especiais, ele faz um bate-papo descontraído e interativo sobre diversos assuntos ligados à finanças, contabilidade e dicas valiosas para empresários e quem quer abrir um negócio em 2024. Confira: www.youtube.com/@cafecomlucropodcast




Comente esta notícia