Marina Puntel, representante do chefe da OIM (Organização Internacional para as Migrações), órgão pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), Stephane Pierre Rostiaux, esteve na última sexta-feira (8/12), em São Paulo, para a assinatura de um acordo de cooperação com o Instituto Mantelli, entidade sem fins lucrativos que prestará apoio às mulheres de baixa renda no Brasil.
Entre os serviços propostos pelo Instituto Mantelli, estarão: saúde da mulher, cuidados na gestação, parto (pré-natal humanizado) e puerpério, educação sexual, promoção da saúde e prevenção de doenças.
O Instituto Mantelli, idealizado pelos médicos referenciais em suas áreas (ginecologia e obstetrícia) Domingos e Erica Mantelli. Os fundadores desta instituição tiveram atuações marcantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e, com isso, puderam testemunhar diversas lacunas que as mulheres de baixa renda enfrentam com a saúde pública.
A direção de projetos da iniciativa ficará por conta da empresária e administradora Patrícia Leal (Rede Giraffas e membro da ABF). Patrícia também é presidente do Instituto Tikva, bacharel em Administração pelo IESB, em Finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA em varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Também foi entregue no mesmo dia, a primeira unidade móvel de atendimento. Essa ação do Instituto Mantelli será comunitária, itinerante e volante, executada carretas equipadas com modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, além de produtos para saúde, serão direcionados às comunidades carentes e de difícil acesso para serem atendidas por profissionais de saúde amplamente capacitados. Isso sem qualquer custo às pacientes.
O que contemplará também?
Além dos serviços citados, o Instituto Mantelli também oferecerá tratamento e acolhimento às vítimas de abuso sexual. E ainda, um programa educacional direcionado à formação de médicos e profissionais de saúde. Para isso, a instituição contará com o apoio voluntário de equipes multidisciplinares como psicólogos, nutricionistas, biomédicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde.
A iniciativa também terá suporte e parceria com organizações públicas e privadas (empresas e entidades), em doações financeiras e em espécie.
“Com a experiência que acumulamos com a atuação na esfera pública podemos detectar uma série de entraves para o acesso qualitativo da saúde da mulher. Essa iniciativa objetiva contribuir significativamente para a oferta de excelência às comunidades mais necessitadas”, comenta a presidente do Instituto Mantelli, Erica Mantelli.
Ação Comunitária Itinerante
Entre as ações sociais previstas pelo Instituto Mantelli está uma ação comunitária itinerante e volante, onde carretas equipadas com modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, além de produtos para saúde, serão direcionados às comunidades carentes e de difícil acesso para serem atendidas por profissionais de saúde amplamente capacitados. Isso sem qualquer custo às pacientes.
Desse modo, mulheres adolescentes, adultas e idosas serão consultadas, diagnosticadas e tratadas de forma integral, dentro ou nos arredores das próprias comunidades.
Mais sobre os médicos
Dr. Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra. Autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.
Dra. Erica Mantelli é ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Elsever Institute).