logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

Mulher em Destaque Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 11:02 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 11h:02 - A | A

Unidade móvel

Representante da ONU assina acordo de cooperação

A iniciativa atenderá mulheres de baixa renda no País Primeira unidade móvel de atendimento também foi entregue

Divulgação

unnamed (7).jpg

 

Marina Puntel, representante do chefe da OIM (Organização Internacional para as Migrações), órgão pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), Stephane Pierre Rostiaux, esteve na última sexta-feira (8/12), em São Paulo, para a assinatura de um acordo de cooperação com o Instituto Mantelli, entidade sem fins lucrativos que prestará apoio às mulheres de baixa renda no Brasil.

Entre os serviços propostos pelo Instituto Mantelli, estarão: saúde da mulher, cuidados na gestação, parto (pré-natal humanizado) e puerpério, educação sexual, promoção da saúde e prevenção de doenças.

O Instituto Mantelli, idealizado pelos médicos referenciais em suas áreas (ginecologia e obstetrícia) Domingos e Erica Mantelli. Os fundadores desta instituição tiveram atuações marcantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e, com isso, puderam testemunhar diversas lacunas que as mulheres de baixa renda enfrentam com a saúde pública.

A direção de projetos da iniciativa ficará por conta da empresária e administradora Patrícia Leal (Rede Giraffas e membro da ABF). Patrícia também é presidente do Instituto Tikva, bacharel em Administração pelo IESB, em Finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA em varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Também foi entregue no mesmo dia, a primeira unidade móvel de atendimento. Essa ação do Instituto Mantelli será comunitária, itinerante e volante, executada carretas equipadas com modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, além de produtos para saúde, serão direcionados às comunidades carentes e de difícil acesso para serem atendidas por profissionais de saúde amplamente capacitados. Isso sem qualquer custo às pacientes.

 

O que contemplará também?

 

Além dos serviços citados, o Instituto Mantelli também oferecerá tratamento e acolhimento às vítimas de abuso sexual. E ainda, um programa educacional direcionado à formação de médicos e profissionais de saúde. Para isso, a instituição contará com o apoio voluntário de equipes multidisciplinares como psicólogos, nutricionistas, biomédicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde.

A iniciativa também terá suporte e parceria com organizações públicas e privadas (empresas e entidades), em doações financeiras e em espécie.

“Com a experiência que acumulamos com a atuação na esfera pública podemos detectar uma série de entraves para o acesso qualitativo da saúde da mulher. Essa iniciativa objetiva contribuir significativamente para a oferta de excelência às comunidades mais necessitadas”, comenta a presidente do Instituto Mantelli, Erica Mantelli.

 

Ação Comunitária Itinerante

 

Entre as ações sociais previstas pelo Instituto Mantelli está uma ação comunitária itinerante e volante, onde carretas equipadas com modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, além de produtos para saúde, serão direcionados às comunidades carentes e de difícil acesso para serem atendidas por profissionais de saúde amplamente capacitados. Isso sem qualquer custo às pacientes.

Desse modo, mulheres adolescentes, adultas e idosas serão consultadas, diagnosticadas e tratadas de forma integral, dentro ou nos arredores das próprias comunidades.

 

Mais sobre os médicos

 

Dr. Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra. Autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.

Dra. Erica Mantelli é ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Elsever Institute).




Comente esta notícia