“Sou violeira sertaneja, todo dia e toda hora”, numa das estrofes da composição “Flor Matogrossense” pode estar sintetizado, em tom maior, o percurso da trajetória de sua autora, Bruna Viola, uma artista multifacetada: cantora, compositora e violeira brasileira. É a “flor mato-grossense”, que nasceu em Cuiabá, e desde 11 anos de idade começou a fazer a viola chorar, em acordes que levaram a menina a se tornar uma virtuose do instrumento, conquistando fama nacional. No seu caminhar, Bruna Viola já caminhou, com 24 anos de idade, pelo tapete vermelho, em Las Vegas-EUA, quando conquistou o Grammy Latino em novembro de 2017, com seu primeiro DVD, gravado ao vivo, “Melodias do Sertão.
Bruna Villas Bôas Kamphorst, não foi com este forte nome de família que a artista iniciou sua carreira e também conquistou fama nacional e premiação internacional. O instrumento pelo qual se apaixonou, ainda menina, foi o que ela agregou ao seu nome artístico. Bebeu das melhores fontes da música sertaneja de raiz. Inezita Barroso, a pioneira da viola caipira em nível nacional, faz parte não só das suas memórias afetivas, do que ela ouvia no mundo rural, nas andanças pela fazenda de seu bisavô. A ícone da música brasileira, eternizada com a irreverente “Moda da Pinga”, que Bruna também gravou em sua homenagem, é fonte de inspiração para a jovem artista.
NO CENÁRIO NACIONAL
No seu percurso artístico a cantora e instrumentista já ocupou vários espaços da mídia nacional, a exemplo de matérias na revista Veja, Billboard, O Globo, Correio Braziliense e Agora SP. "Exímia violeira, excelente performer e carismática, Bruna conquistou espaços importantes na mídia nacional. A revista Veja dedicou duas páginas à violeira em sua edição nacional e uma entrevista em vídeo no seu canal digital de musica. Foi entrevistada e convidada para cantar em importantes programas da televisão brasileira: “Encontro com Fátima Bernardes”, “Altas Horas”, Ratinho, Danilo Gentili, Eliana, Rodrigo Faro, dentre outros. Teve músicas interpretadas por ela, a exemplo da “Moda da Pinga”, na trilha sonora de novela global, e mais do que isso, no ano de 2009 recebeu convite e aceitou, participar de uma cena da novela 'Paraíso', da TV Globo. Na gravação, ela cantou “Moradia”, um sucesso de Tião Carreiro, seu ídolo, que ela traz a imagem tatuada no braço.
FAMOSA COM FAMOSOS
Seu primeiro CD, “Resgatando raízes, foi gravado em 2011, somente com modas de viola. Mantendo-se fiel, ao ritmo que abraçou, em 2015, Ela teve uma grande conquista, o primeiro trabalho pelo selo da Universal Music, o CD “Sem Fronteiras”. Bruna Viola esteve no grande cast das estrelas da musica brasileira, dentre elas: Alcione, Paula Fernandes, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Simone e Simaria, Anavitória, Kell Smith, Ana Clara, Tânia Mara, participando no CD, DVD e álbum digital, "Elas em Evidência", da dupla Chitãozinho & Xororó, que teve o show apresentado pela TV Bandeirantes.
VIOLADA SOLIDÁRIA
Bruna Viola já se apresentou várias vezes em tournês internacional. No Brasil é presença freqüente em grandes eventos. Sua agenda de shows está suspensa devido a pandemia do coronavírus, mas surpreendeu agradevelmente o público, com a live “Violada Solidária”, na noite de dia 22 de abril. Foi uma oportunidade para que a artista manifestasse seu amor pela sua terra natal, ajudando a comunidade carente mato-grossense no período da pandemia do coronavírus (Covid-19). O show virtual foi transmitido simultaneamente pelo Instagram, Facebook e Youtube da cantora.
A realização foi da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/MT, que contou com vários apoiadores, dentre os principais, citados por mais de uma vez pela cantora, e pelo presidente da instituição, José Venceslau Souza Júnior, por suas doações significativas, se encontraram a Eletro Fios, e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá.
Zilda Zompero, diretora da Eletro Fios e presidente da BPW Cuiabá acompanhou toda live pelas redes sociais em sua residência. Ela levou sua emoção para além da live, e no dia seguinte destacou a importância de se sonhar junto, colocando não só o recurso financeiro na ação, mas também seu coração. A sua empresa doou 5 toneladas de alimentos, e a ONG Feminina que preside, uma tonelada. Zilda elogiou muito a performance da artista, registrando que é um orgulho para Mato Grosso e para as mulheres que se dedicam a profissão e ao empreendedorismo. Sua carreira tem muito brilho, e "juntas brilhamos mais", destacou o slogan da organização que preside, que muito bem se encaixa com o propósito da Fecomércio/MT com o evento na luta contra o coronavírus.
VERSATILIDADE
Ao final da live que se aproximou de 5 horas de duração, mostrando a grande versatilidade de Bruna Viola, uma significativa quantidade de alimentos e dinheiro para compra de cestas básicas e máscaras, foram registradas, e estas não vieram só dos mato-grossenses, mas de várias partes do país. O público contribuiu realizando doações, em dinheiro escaneando um QR Code, nas redes sociais da cantora.
A Fecomércio/MT, como responsável pela realização do evento, ainda está computando os resultados para em breve divulgar ao público com toda transparência. Mas se anunciou durante a live 150 toneladas de alimentos.
Bruna Viola fez também, durante a “Violada Solidária” leilões de dois pares de botas (masculina e feminina), que foram ofertados pelo “Reizinho da Bota”, da cidade de Franca-SP, que atingiu o lance de R$ 17.500,00, que ela prometeu para doar ao hospital de base de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, onde reside. O boné que utilizou na live também foi leiloado, a pedido de uma instituição de Várzea Grande, cidade vizinha da capital mato-grossense, e perfez R$ 5 mil.
O dom dado para a menina, foi potencializado para a jovem mulher, que através da sua música e do seu canto, em pleno momento de pandemia mundial, e de calamidade pública em várias partes do país,pela COVID 19, ela deixasse milhares de pessoas mais felizes. E isso, não só pelos alimentos arrecadados, mas para que no isolamento social o público tivesse a companhia adorável de Bruna Viola, que passeou pelos grandes sucessos da musica sertaneja de raiz.
SUAS REDES
Site
https://www.instagram.com/brunaviolamt
Face
https://www.facebook.com/brunaviolamt
You Tube
https://www.youtube.com/user/BrunaViolaVEVO
PING PONG
Apelido: Viola
Redes Sociais: Instagram (“Adoooro!”).
Uma inspiração: Inezita Barroso.
Uma pessoa: Minha mãe.
Cantores: Tião Carreiro, Xoxoró e Bruno (da dupla Bruno e Marrone).
Cantoras: Sandy, Paula Toller e Shakira.
Bandas: Roupa Nova, Skank, Maroon Five e Nickelback.
Música: ‘Moradia’.
Show inesquecível: na Expojipa, em Ji-paraná, Rondônia.
Ator: Antônio Fagundes.
Atriz: Marjorie Estiano.
Filme: Toy Story e Amadeus.
Signo: Gêmeos.
Cor: Azul.
Comida: Churrasco.
Hobby: Beber Tereré (bebida típica do Paraguai -
entrou no Brasil através do Mato Grosso do Sul),
cavalgar e pescar.
Programa de TV: Novelas.
Uma paixão: Animais.
Planos para o futuro imediato: Trabalhar muito.
Planos para o futuro distante: Deixa Deus cuidar disso.
VEJA SOBRE A CANTORA NOS LINKS
Grammy Latino
https://www.facebook.com/LatinGRAMMYs/videos/10154793174971106/
Elas em Evidências (DVD de Chitãozinho e Xororó)
https://www.youtube.com/watch?v=Rjod7aq8Qqc
‘Encontro com Fátima Bernardes’
https://globoplay.globo.com/v/6732598/
‘Altas Horas’
https://globoplay.globo.com/v/6123119/
‘The Noite com Danilo Gentili’ (SBT)
https://www.youtube.com/watch?v=zQnByFHxHmk
‘Programa do Ratinho’ (SBT)