O dia 28 de maio é marcado por ser o Dia Internacional da Higiene Menstrual para promover o conhecimento sobre o ciclo e a higiene menstrual, além de quebrar estigmas e contribuir para a normalização do tema. Esta data, promovida pela organização sem fins lucrativos WASH United, foi estabelecida em 28/05 em associação com a duração média de um ciclo menstrual: 28 dias, dos quais 5 correspondem aos dias de menstruação. Nesse sentido, e como símbolo de uma causa que representa 1,8 bilhão de pessoas no mundo, a ONG alemã criou uma pulseira com vinte e oito miçangas, das quais cinco são vermelhas. Esta pulseira busca iniciar conversas e aumentar a visibilidade da menstruação como um tema de importância global.
"Quando começamos o movimento em 2014, havia um grande silêncio em torno da higiene e saúde menstrual. Nos últimos 10 anos, o Dia da Higiene Menstrual se consolidou como um movimento internacional com mais de 1.000 organizações parceiras e um alcance que passou de 22 milhões de pessoas para 705 milhões", recapitulou Thorsten Kiefer, diretor executivo da WASH United.
Segundo um estudo liderado pela WASH United, no Brasil 73% das mulheres e meninas não se sentem confortáveis em situações sociais quando estão menstruadas e, consequentemente, 10% das meninas faltam à escola e 7% das mulheres ao trabalho nesses dias. Em termos de educação, o estudo revela que 35% das mulheres ainda não entendem como funciona o ciclo menstrual.
Por sua vez, Intimus® tem sido uma das principais apoiadoras da causa e, em comemoração ao décimo aniversário do Dia da Higiene Menstrual, reafirma o compromisso em educar e ajudar na quebra de estigmas associados à menstruação na América Latina e no mundo.
“Celebramos essa data com a marca Intimus® desde 2020 e mais uma vez, convidamos a todos a participarem desse movimento em prol da data apoiar o progresso feminino. É muito triste ver a realidade ainda de tantas pessoas que não sabem informações básicas e têm vergonha em falar sobre a menstruação. Como marca, estamos tentando mudar esse cenário por meio de uma série de ações e parcerias, como está com a Wash United” comenta Marisa Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil
Este ano, entre suas ações para promover o Dia da Higiene Menstrual, Intimus® mobilizou através de suas redes seus influenciadores em toda a região para que mudassem sua foto de perfil incluindo o símbolo da pulseira neste 28 de maio e convidassem seus seguidores a fazer o mesmo para mostrar seu apoio à causa, basta acessar www.pulseramenstrual.com. Na página do Instagram da marca @intimusoficial também terá um conteúdo da ginecologista e especialista Rebeca Gerhardt, que explica sobre as fases do ciclo menstrual.
Além disso, a ONG Plan International Brasil e a marca, Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, vão realizar na data uma ação de conscientização sobre o tema, com a distribuição de folhetos e a confecção da pulseira para ensinar sobre as fases do ciclo e o que ocorre com o corpo em cada uma delas. A ação acontecerá das 6h30 às 18h30, na estação Pirajá do metrô em Salvador. A estação foi escolhida porque também abriga a sala Elas à Frente, um espaço dedicado ao atendimento a mulheres vítimas de violência.
Ao longo dos anos, a marca estabeleceu parcerias com ONGs para levar educação sobre higiene menstrual a milhões de pessoas ao redor do mundo. Entre essas parcerias, destacam-se aquelas com Plan International e Girl Up, que permitiram alcançar comunidades vulneráveis em diferentes partes do mundo, fornecendo educação e produtos de higiene menstrual a mais de um milhão de pessoas.
Em 2024, alinhada com sua missão de trabalhar em conjunto em programas de educação para que meninas e mulheres tenham o conhecimento, as habilidades e a confiança para superar as barreiras da saúde menstrual e da desigualdade de gênero, Intimus® renovou sua parceria com a Plan International através de um investimento de 1,4 milhões de dólares, com o qual se estima alcançar positivamente cerca de um milhão e meio de meninas e jovens no Brasil, Colômbia, Guatemala e Peru.
Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdo para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura. E, ainda no ano de 2023, a marca seguiu no convite a homens para entenderem sobre menstruação em ação no digital com celebridades.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies ®, Intimus ® e Plenitud ®, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite o site de Kimberly-Clark.
Intimus® é líder na categoria de absorventes, o que inclui os absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não deveriam ser obstáculo para o progresso feminino, por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, elas possam chegar aonde quiserem.