Os produtos de beleza e perfumaria se posicionaram como protagonistas no e-commerce brasileiro. Durante a semana do consumidor deste ano, que ocorreu entre os dias 10 e 16 de março, o setor ocupou o terceiro lugar entre os mais lucrativos, com crescimento de 18,1% em relação ao ano anterior.
Os dados são do levantamento da Neotrust Confi, que identificou o destaque nos itens de cuidados capilares, cujas vendas aumentaram 22,4% no período. Itens como maquiagem simples para o dia a dia e produtos para cuidados diários também impulsionaram o desempenho da categoria.
Ao todo, o e-commerce brasileiro faturou R$ 8,3 bilhões na semana do consumidor, uma alta de 13,6% na comparação com 2024. Nesse período, foram vendidos 61 milhões de itens, o que representa 27,8% a mais do que no ano anterior.
O resultado positivo reforça uma tendência de mudança nos hábitos de consumo, de acordo com a pesquisa. Os dados indicam que mais brasileiros estão aderindo às compras virtuais, especialmente em setores ligados ao autocuidado e bem-estar.
Outro estudo, realizado pela empresa especializada em e-commerce NIQ Ebit, reforça essa tendência ao mostrar que perfumes e cosméticos estão no topo da lista de intenção de compra on-line, sendo a preferência de 54% dos consumidores. Entre os motivos apontados para a escolha está a influência das redes sociais, como Instagram e TikTok, citada por 44% dos entrevistados.
A busca por fragrâncias acessíveis também faz parte desse comportamento do consumidor. Um exemplo é o interesse crescente pelo body splash, item de perfumaria reconhecido por ser mais suave do que o perfume. A pesquisa pelo termo ‘para que serve body splash’ na internet atingiu um pico no dia 30 de março, conforme dados do Google Trends.
Segundo a empresa global de dados sobre consumo Circana, o segmento de fragrâncias tem registrado crescimento, impulsionado pelas novas demandas da Geração Z e pelo fenômeno dos “dupes” – versões mais acessíveis de perfumes de luxo. Com embalagens diferenciadas e notas olfativas exóticas, como as fragrâncias árabes e orientais, eles têm renovado o mercado.
Interesse por produtos multifuncionais impulsiona setor
A busca por produtos multifuncionais, que entregam experiências sensoriais, também contribui para o crescimento das vendas on-line no setor de beleza e perfumaria. Segundo a Circana, a tendência do “look sem filtro” – que valoriza a beleza natural – impulsionou categorias como blush, iluminadores e bronzers, que cresceram cinco vezes mais rápido do que o setor de maquiagem em geral.
Produtos para os lábios também ganharam destaque: a venda de lip balms cresceu 118%, enquanto o gloss labial registrou alta de 67% após a popularização da técnica "Ombré Glossy Lips" nas redes sociais.
A estética de tons vibrantes, como rosa e vermelho, também avança, conforme o levantamento. As vendas de máscaras de cílios marrons aumentaram 140%, e as versões azuis subiram 34%, acompanhando a tendência de cores mais expressivas nos olhos.
Outro fator é a incorporação de ativos em cosméticos corporais e capilares. Ingredientes antes restritos ao skincare facial, como ácido hialurônico, ceramidas e retinol, agora estão presentes em hidratantes e shampoos. O movimento refletiu no aumento de 60% nas vendas de tratamentos capilares na América Latina, de acordo com a Circana.
A pesquisa aponta, ainda, que a Geração Z busca por experiências de beleza mais autênticas e compartilháveis, especialmente via TikTok, que concentra 36% das buscas sobre cuidados com a pele entre jovens de 18 a 24 anos. Por isso, marcas têm investido em parcerias estratégicas com influenciadores, como as colaborações de Mari Maria com o Burger King e de Bruna Tavares com a Hello Kitty.
Segurança e comportamento de compra
O consumidor brasileiro já está familiarizado com as compras on-line. A pesquisa da NIQ Ebit revela que 88% deles realizam, pelo menos, uma compra virtual por mês. Mesmo com esse comportamento habitual, questões como segurança, políticas de troca e confiabilidade da loja continuam sendo temas de atenção.
A preferência por sites internacionais é expressiva. Para os entrevistados, isso ocorre principalmente pelos preços mais baixos e diversidade de produtos. Para equilibrar essa concorrência, lojistas nacionais têm apostado em estratégias como o mês do consumidor. Uma das práticas mais comuns é prolongar as ofertas além da data comemorativa.