logomarca
Cuiabá, 20 de Julho de 2024.

Gastronomia Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 20:45 - A | A

Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 20h:45 - A | A

Festival

O Festival Temperos de Cabrália chega na sua segunda edição com o tema: “Sabores das Águas – Culinária de tradição”.

O evento em Santa Cruz Cabrália acontece de 18 a 24 de julho.

Que o Brasil é rico e diverso todo o mundo sabe, as nossas terras e os nossos mares produzem insumos e alimentos variados com muita excelência. As formas de preparo desses alimentos seguem práticas com muita história e tradições, essas que foram passadas por gerações e é um patrimônio que precisa ser preservado. Foi baseada nessa visão que surgiu a temática para o segundo ano do Festival Temperos de Cabrália: “Sabores que vêm das águas – Culinária de tradição”. O Festival que acontece do dia 18 a 24 de julho de 2024 em Santa Cruz de Cabrália, no sul do litoral baiano chega para celebrar toda a riqueza e potência que vem do rio e do mar, esses que assumem o protagonismo e o devido destaque na experiência gastronômica.

 

O Festival que é uma realização da Abrasel, correalização do Sebrae, Senac e com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e do Governo do Estado da Bahia, tem em seu DNA toda a representação história e cultural que construiu parte da identidade nacional, a resistência indígena que contribuiu e ainda contribui fortemente na arte, cultura e culinária local. Para Alex di Pasquale, Presidente da Abrasel: “O uso dos produtos derivados do mar e do rio são o grande destaque dessa edição, pois Cabrália tem uma ligação histórica com a cultura e economia de pesca, e diretamente isso reflete no patrimônio culinário da região.” O evento proporcionará uma experiência imersiva e multissensorial aos seus visitantes, cativando todos os sentidos, e principalmente o paladar, para uma vivência única e inesquecível.

 

A abertura do evento acontecerá com uma mostra cultural e gastronômica nos dias 18, 19 e 20 de julho com Cozinha Show, Cozinha Kids e estruturas de barracas para comercialização de alimentos e bebidas montadas na Praça Pedro Álvares Cabral. Uma atração para lá de especial já está confirmada no evento, trata-se da Chef Kátia Barbosa, que se orgulha em dizer que foi de cozinheira popular à apresentadora de tv. Kátia é conhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”, e não é por menos, é dela o feito de transformar um dos pratos mais famosos do Brasil, a feijoada, em petisco, atualmente o mais copiado do país. A Chef que começou sua carreira em um pequeno botequim, hoje tem uma agenda lotada distribuída em quatro empreendimentos gastronômicos, séries, comerciais, vida pessoal, festivais e apresentação de programas de tv, incluindo um mais recente na TV Globo, o Mestre do Sabor.

 

A edição de 2024 conta com 30 estabelecimentos participantes distribuídos em 5 localidades do destino Santa Cruz Cabrália com vastas e saborosas opções para uma experiência completa.

 

Cabrália (Sede):

Bar Sargasso, Brisa do Mar, Casa 5 Pizzaria, Mãe Tereza Parque Ecológico, Restaurante Tião Belmonte e Seu Beira Mar Restaurante.

 

 

 

Santo André:

Adega Santo André e Restaurante Gaivota, Barraca da Índia, Barraca da Santinha, Biri Biri Gastronomia, Flor de Tangerina, João de Tiba Pier Lounge, Luz de Minas Bistrô e Buffet, Marina Tombador, Maroca Pousada de Charme, Restaurante Araticum e Vila Angatu Eco Resort & SPA.

 

Santo Antônio:

Barraca da Jane, Maroca Praia, Restaurante Flor de Caju, Sabores do Santuário e Udexere Eco House.

 

Coroa Vermelha:

Beach Club Segundo Sol, Cabana Bar Banegra, Cabana Ponta dos Corais, Caçuá Restaurante, Recanto do Sossego, Restaurante Cabana do Portuga e da Gy e Sun Beach.

 

Guaiú:

Restaurante Maria Nilza.

 

SERVIÇO

O quê: 2ª edição do Festival Temperos de Cabrália – Tema “Sabores que vêm das águas: Culinária de tradição”

Quando: 18 a 28 de julho de 2024

Onde: Santa Cruz Cabrália - BA

Realização: Abrasel

Correalização: Sebrae e Senac

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e Governo do Estado da Bahia

Instagram: @temperosdecabralia




Comente esta notícia