logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

A | A

Nova premiação!

Trisul recebe segunda premiação internacional pelo edifício Oscar Ibirapuera, sendo Gold Winner no Urban Design & Architecture Design Awards

O empreendimento, que homenageia a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, recebe em menos de seis meses nova premiação internacional


O empreendimento Oscar Ibirapuera, primeiro da grife A Lifestyle Boutique by Trisul focada em obras de altíssimo padrão acaba de receber mais uma premiação internacional, a Urban Design & Architecture Design Awards.
Organizada pela APR, uma das premiações de arquitetura e design mais prestigiadas do mundo, anualmente agracia os projetos de excelência em arquitetura e design. Projetado pela Perkins&Will, o empreendimento foi um dos Gold Winner 2023.  
Com uma localização altamente privilegiada, há cinco minutos do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, a obra é um tributo ao arquiteto Oscar Niemeyer. Além de oferecer uma vista exuberante para o parque, a arquitetura do prédio se inspira nos contornos desenvolvidos por Niemayer nas edificações deste espaço, que é um dos principais cartões postais de São Paulo. 
O edifício, de altíssimo padrão, conta com todos os detalhes pensados para transmitir aos moradores a sensação tanto de lazer na cidade, quanto de aconchego da natureza. Proposta presente em seus apartamentos – com versões de 186m², 227m² e 233m² e opções de 3 ou 4 dormitórios, com até 4 suítes – e na área comum, assim como no paisagismo de Benedito Abbud e na decoração de interiores, assinada por Fernanda Marques Arquitetura.
 “Essa é a segunda premiação internacional que recebemos em menos de seis meses, o que nos deixa honrados com o reconhecimento entre tantos players de todo o mundo”, comemora Lucas Araujo, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul.

 Em novembro de 2022 , o empreendimento foi agraciado com o Architecture Master Prize (AMP), premiação celebra anualmente os projetos de excelência em design, na categoria Design de Arquitetura Residencial. A premiação AMP foi criada para promover a valorização e exposição do design arquitetônico de qualidade em todo o mundo.
O prêmio celebra a criatividade e inovação em arquitetura, design de interiores, arquitetura paisagística, design de produto arquitetônico e fotografia arquitetônica, com participantes de todas as partes do mundo. 

Tributo

 A premissa do empreendimento é gerar encantamento em cada um de seus ambientes integrando vãos livres que permitem ao olhar explorar a união da natureza a uma construção leve. Como o nome sugere, o edifício homenageia Oscar Niemeyer, propondo uma releitura da arquitetura modernista criada por ele nos pavilhões do Parque do Ibirapuera.   A alusão à arquitetura do parque começa já na entrada, onde um grande pavilhão com lajes flutuantes e revestimento em madeira, trazendo pilares inspirados nos traços do reconhecido arquiteto. Um rasgo no teto do pavilhão, que abriga as áreas sociais, remete às formas orgânicas do Ibirapuera. “A abertura cria ângulos interessantes. Os moradores podem ver a piscina de seus apartamentos por meio desse rasgo e observar o telhado verde com vegetação nativa que foi implantada no teto do pavilhão”, explica Douglas Tolaine, arquiteto e Design Principal do estúdio da Perkins&Will em São Paulo.  A união de materiais como massa branca, concreto, metal e madeira forma o ar contemporâneo do Oscar Ibirapuera. Todos os detalhes, materiais e acabamentos foram escolhidos minuciosamente. O projeto foi pensado como uma obra de arte, que respeita e conversa com o Ibirapuera, tal qual uma extensão do parque.  Já no ambiente interno, em uma das áreas de uso coletivo, mais especificamente na área molhada, há uma piscina coberta e outras descobertas (adulto e infantil), e o desenho escolhido permite que a luz, que vem de cima incida a partir de uma bela fenda na laje, que tem uma forma bastante modernista remetendo às utilizadas por Oscar Niemayer, gerando um ambiente surpreendente. Os materiais e o design foram criados para remeter a um ambiente praiano, com piso que remete à areia e muita vegetação em seu contorno, explorando ao máximo o conceito de biofilia, a fim de ampliar a sensação de relaxamento e tranquilidade. Mais detalhes do empreendimento podem ser conferidos no vídeo do Oscar Ibirapuera 

https://www.youtube.com/watch?v=YWAKimsDFrQ

 

Naturalmente coerente 

Por todo Oscar, há uma explosão de tons naturais e vegetação, com um projeto luminotécnico que pensa o ritmo do dia e da noite. A iluminação, a água e o verde se somam à arquitetura modernista. “Ao adentrar pelo hall, moradores e visitantes são surpreendidos ao passar por uma marquise com fachadas e áreas livres que permitem que a luz natural resplandeça o ambiente, sendo filtrada pela vegetação presente em ambos os lados e por lagos que envolvem quem passa, ao mesmo tempo que transmite uma sensação de acolhimento”, pontua Benedito Abud, responsável pelo paisagismo do empreendimento.  Em um projeto que prevê oferecer harmonia entre as pessoas e natureza, o cuidado com os recursos naturais nasceu junto com a ideia inicial da obra. Para Trisul ESG é sinônimo de boas práticas e bons negócios. A construtora já adota práticas que a enquadram nos requisitos da sigla: responsabilidade ambiental, social e governança.  O Oscar Ibirapuera é mais um empreendimento Trisul que atende todos os requisitos de sustentabilidade, a ponto de contar com o selo Aqua HQE, que atesta que durante sua construção, e agora entregue aos moradores, gera baixos impactos ambientais, garantindo sempre o bem-estar, a saúde de seus usuários. Criado na França e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini, a certificação promove a conscientização e o aprendizado de todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, no projeto, no processo construtivo e na ocupação do empreendimento. Além disso, foi o primeiro empreendimento imobiliário do País a contar com a certificação Procel Edificações Residenciais, que garante que durante e após a construção a obra conta com a aplicação de medidas para economia de energia, como a ampliação das janelas, para melhorar a entrada da luz, uso de lâmpadas e outros equipamentos eficientes, geração local de eletricidade, garantindo que o empreendimento tenha elevado potencial de economia energética.
 
Sobre a Trisul 

Com mais de 40 anos de experiência, a Trisul é uma empresa forte e consolidada. A empresa é uma referência do setor no Novo Mercado da B3, e mantem em seus quadros profissionais de alta capacidade técnica, com acesso e aplicação de tecnologia de ponta, oferecendo produtos a preços competitivos e entrega no prazo. No curso de sua história, lançou mais de 350 empreendimentos, correspondendo a mais de 3 milhões de metros quadrados de áreas, totalizando mais de 60 mil unidades. Atendendo às práticas ESG – com ações de cunho ambiental, social e governamental -, a empresa tem olhar e iniciativas focadas em ser sustentável, em todos os seus aspectos, ciente do impacto social de sua atividade, que além de gerar empregos diretos e indiretos, movimentando em cada obra toda uma indústria que vai de insumos à mão de obra, a empresa entende que sustentabilidade é um conceito amplo, que vai da questão ambiental, utilizando matérias primas de fornecedores ambientalmente corretos, economizando insumos vitais para a sociedade, como água e energia, relações justas com todos seus stakeholders – vizinhos, clientes, colaboradores e investidores – e economicamente viável.


Sobre a Perkins&Will

Estúdio multidisciplinar de arquitetura e design baseado em pesquisas, a Perkins&Will foi fundada em 1935 sob a crença no poder do design de transformar vidas. Guiados pelos valores de excelência em design, diversidade e inclusão, pesquisa, resiliência, propósito social, sustentabilidade e bem-estar, somos comprometidos com a missão de projetar um mundo melhor e mais bonito. A Perkins&Will foi eleita pela revista norte-americana Fast Company uma das Mais Inovadoras Empresas de Arquitetura e figura entre os principais rankings globais dos líderes no setor. Com uma equipe global de mais de 2.400 colaboradores, a Perkins&Will tem 27 estúdios pelo mundo para oferecer serviços de arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbanístico e paisagismo. Estabelecido em 2012, o estúdio São Paulo da Perkins&Will conta com 100 colaboradores multidisciplinares e desenvolveu projetos para nomes como Hospital Israelita Albert Einstein, Rede D’Or, Prevent Senior, Grupo Fleury, Bank Of America, C6 Bank, Tozzini Freire Advogados, Machado Meyer Advogados, Insper, Escola Bilíngue Pueri Domus, Grupo SEB, Trisul S.A, SDI Incorporadora, Vitacon, RFM Incorporadora, Bolsa de Imóveis, You.Inc, Lúcio Engenharia e MPD Engenharia. Entre os nossos parceiros estão o estúdio dinamarquês Schmidt Hammer Lassen; a consultoria de design e estratégia de varejo Portland; a consultoria de planejamento de transporte sustentável NelsonNygaard e a empresa de design de hotelaria de luxo Pierre-Yves Rochon (PYR). Para mais informações, 

http://www.perkinswill.com/




Comente esta notícia