No livro Incêndios da Alma, lançado pela editora Planeta, a escritora e doutora em História cearense Dia Nobre traz à tona participação da beata negra Maria de Araújo no “milagre de Juazeiro”, evento muito conhecido através da figura do Padre Cícero, que inclusive apenas espera o reconhecimento do vaticano para tornar-se oficialmente santo.
A autora estará presente na 27ª Bienal do Livro de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Av. Olavo Fontoura, 1209, no bairro de Santana, na Zona Norte, no dia 8/9 às 18h. Primeiramente, ela participa da roda de conversa “Literatura como posicionamento político”, promovida pela com.tato. A mesa, que conta também com a participação da autora Vera Saad, acontece no estande da Escreva, Garota! e terá mediação da jornalista Marcela Güther. Logo após, Dia fará uma sessão de autógrafos no estande da Editora Planeta. Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos pelo aplicativo ou site da Fever.
Sobre a obra e a autora
“Incêndios da Alma” é uma versão adaptada da premiada tese de doutorado de Dia Nobre, uma pesquisa feita durante 10 anos em que investigou o apagamento histórico da beata Maria de Araújo, uma das principais personagens do episódio que ficou conhecido como o “milagre de Juazeiro”, pelo qual apenas o padre Cícero é conhecido e creditado. Mais do que contar a história de Maria, Dia também analisa as questões políticas e religiosas da época e explica como a possibilidade de um milagre poderia impactar para a Igreja em um contexto de reordenação de forças, uma vez que chegava ao fim o padroado e se fortaleciam os poderes laicos e civis da República.
Dia Nobre nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará. Doutora em História e escritora, é autora do livro O teatro de Deus(Editora UFC) e da tese de doutorado Incêndios da Alma (UFRJ), que lhe concedeu três prêmios, incluindo o Prêmio Capes de Teses em 2015. Em uma edição revisitada, Incêndios da Alma ganha nova vida pela Editora Planeta. Para contar a história de Maria de Araújo, a autora acostumou-se com as mudanças constantes e com a necessidade de se reinventar a cada chegada e partida. Morou em várias cidades, das praias paradisíacas de Natal ao céu cinzento de São Paulo, passando pelas ruas planejadas de Brasília ao caótico Rio de Janeiro até a turística Cidade do Vaticano.
Créditos de texto: nota com base nas informações do release elaborado pela Editora Planeta.
EVENTO
O que: roda de conversa no estande do coletivo Escreva, Garota”!, seguida de sessão de autógrafos no estande da Editora Planeta,
Onde: na 27ª Bienal do Livro, Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1209, no bairro de Santana, na Zona Norte - São Paulo, SP
Horário: a partir das 18h