logomarca
Cuiabá, 14 de Julho de 2024.

Variedade Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 16:44 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 16h:44 - A | A

lazer

Viajantes estão dispostos a viajar em busca do sono reparador

Plataforma de viagens explica a tendência do Turismo do Sono, que prioriza descanso ao lazer

Divulgação

unnamed - 2024-05-02T164004.099.jpg

 

Ao pensar em turismo, a expectativa de grande parte dos viajantes está em planejar uma programação que permita aproveitar tudo que um destino tem a oferecer, o que costuma implicar em dormir menos e escolher hospedagens que ofereçam praticidade. Mas uma nova tendência  do mercado coloca o conforto proporcionado pelo hotel como experiência primordial: o turismo do sono. Para o Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, camas macias, quartos escuros, acesso controlado à telas e atividades relaxantes são algumas das experiências oferecidas para quem busca um profundo sono reparador, longe do corre-corre cotidiano.

No contexto pós-pandemia, bem-estar e saúde mental ganharam importância ainda maior na lista de prioridades individuais e, nessa esteira, a qualidade do sono se tornou um tópico de debate. Em pesquisa publicada este ano pela empresa de equipamento médico ResMed, que envolveu 17 países, o Brasil elegeu a ansiedade (60%) e as pressões financeiras (39%) como principais fatores que atrapalham o sono.  Entre os principais efeitos negativos, 50% dos entrevistados sente sono ao longo do dia e 39% ficam mais irritados.

Para capitalizar em cima da experiência de sono perfeita, hospedagens em todo o mundo passaram a focar em cultivar um ambiente que promovesse o relaxamento físico e mental dos viajantes. Hoje, não é difícil encontrar hotéis com spa próprio, mas aqueles dispostos a investir nessa tendência se deparam com estruturas de luxo completas voltadas para a atividade noturna: roupas de cama em algodão especial, iluminação baixa, alimentação personalizada e atividades terapêuticas, como a aromaterapia, além de uma rotina regrada, fazem parte do pacote. 

À frente do mercado de experiências, a fabricante de camas e colchões Hästens inaugurou, em 2022, o primeiro spa do sono do mundo, proporcionando a experiência de dormir em uma cama que chega a custar 200 mil euros. A exclusividade do serviço, disponível apenas em Portugal, se limita a 15 suítes com isolamento acústico e uma combinação de cheiros e luzes que promovem o sono. 

Já a rede Hyatt desenvolveu um quarto especialmente para quem busca o sono dos anjos. O Brythe Restorative Sleep Suit, em Nova Iorque, conta com colchões com mais de 90 almofadas inteligentes que aliviam os pontos de tensão ao longo da noite, além de regular temperatura corporal e oferecer relatório sobre a qualidade do sono - tudo isso por uma diária de US$1500.

Consolidada na Europa, a tendência do turismo do sono ganha espaço no Brasil. Ainda que não haja hospedagens nacionais voltadas exclusivamente a oferecer a experiência perfeita de sono, as propostas de bem-estar já se consolidaram como oferta chamativa para o público. Os cenários naturais brasileiros surgem como apostas para estabelecimento de ambientes relaxantes para um sono reparador e estímulo de hábitos mais saudáveis. 

Na Costa Esmeralda de Santa Catarina, o resort 5 estrelas Ponta dos Ganchos Exclusive oferece uma ilha privativa para seus hóspedes, em um cenário pouco frequentado, a 40 km de Florianópolis. A hidromassagem disponível facilita o relaxamento dos hóspedes, que podem desfrutar de atividades como snorkel e caiaque para se desconectar.

Entre a praia da Barra da Tijuca e a Lagoa de Marapendi, o Gran Hyatt Rio de Janeiro oferece vistas tanto para montanhas quanto para o mar. O hotel conta com uma estrutura voltada para equilíbrio e bem-estar, o Atiaia Spa, que promove o relaxamento para um sono de qualidade. Piscina climatizada e programação esportiva ao ar livre demandam a energia necessária para que o corpo sinta necessidade do sono noturno.

Em Trancoso (BA), a abordagem natural do Uxua Casa Hotel e Spa pode atrair quem busca tranquilidade. Com 16 quartos independentes apenas, a hospedagem garante privacidade e conforto para os hóspedes, cercados pela vista para o mar. O spa do hotel oferece sessões de reflexologia com óleo de breu branco, que repele tanto insetos quanto maus espíritos, além de massagem com pedras quentes e reparo pós-sol com óleo de coco. Aulas de culinária medicinal, extração de óleos essenciais e aromaterapia orgânica completam a experiência.

Com cada vez mais viajantes dispostos a comprar tranquilidade e qualidade de sono, iniciativas similares devem se multiplicar no país, investindo cada vez mais em estruturas à prova de som e colchões e travesseiros com tecnologia de ponta. Muito mais que uma fuga da rotina, esses viajantes desejam uma jornada de renovação.




Comente esta notícia