logomarca
Cuiabá, 20 de Julho de 2024.

Variedade Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 15:36 - A | A

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 15h:36 - A | A

Dicas importantes

Seis dicas para deixar as roupas com aparência de novas

Com o cuidado adequado, peças antigas podem manter o aspecto de recém-compradas por mais tempo.

Conseguir preservar uma peça de roupa pode trazer diversos benefícios. Além de aumentar a durabilidade e economizar nos gastos com novos itens, os cuidados contribuem para o consumo consciente na indústria da moda. Segundo levantamento da organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda, o setor é o segundo que mais polui no mundo, atrás apenas da petrolífera.  

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a produção de vestuário é responsável pela emissão de 2% a 8% do volume global de carbono. Nesse sentido, alerta para a importância da conscientização da sociedade.

 

Algumas dicas simples podem ajudar a evitar desgastes, manchas e outros problemas que afetam a qualidade da roupa, levando ao seu descarte precoce. Conhecer a composição dos tecidos, os modos de lavagem e seguir as recomendações contidas na etiqueta podem garantir que blusas, vestidos, calças, casacos e outras peças mantenham o aspecto de novas por mais tempo.

Separe as roupas antes de lavar

As roupas são diferentes entre si, portanto, os tecidos, as texturas e as cores exigem tratamentos diferenciados. Assim, não é recomendado misturar roupas claras e escuras na mesma lavagem a fim de evitar que as peças fiquem manchadas.

 

Da mesma maneira, peças mais delicadas, como lingeries e peças confeccionadas em seda e malha fina, devem ser separadas. Nesse caso, é aconselhável utilizar o ciclo suave da máquina ou optar por lavar à mão.

 

Outra dica é virar as roupas ao avesso para evitar a exposição direta à pressão da água e o contato com as outras peças, impedindo o desgaste, a descoloração e o acúmulo de pelos no tecido.

Leia as instruções de lavagem da peça

As etiquetas costumam vir com orientações sobre como a peça de roupa deve ser lavada. Os símbolos indicam a temperatura adequada ao material, quando usar alvejantes, recomendações de lavagem a seco e o modo de secá-las.

 

É comum que roupas com tecido fino e sensível gerem dúvidas no processo de limpeza, como as peças de moda fitness feminina e masculina. A partir das instruções na etiqueta, é possível descobrir quais são os cuidados específicos para cada tipo de vestimenta.

Utilize o saquinho protetor para lavagem

A máquina de lavar é um item prático e indispensável para deixar as roupas limpas, porém, o atrito pode causar danos às roupas. Quando a peça é delicada - com rendas, tule, cetim e outros tecidos -, o estrago pode ser ainda maior.

 

Os saquinhos funcionam como uma bolsa de proteção para as peças, mantendo a estrutura, evitando soltar fios e impedindo que a fricção cause manchas e outros prejuízos.

Deixe a roupa secar na sombra

Normalmente, os dias quentes ajudam as roupas a secarem de forma mais rápida. Contudo, não é aconselhável deixá-las diretamente sob o sol, pois os raios ultravioletas contribuem para desbotar a cor das roupas, queimar as fibras do tecido e provocar o encolhimento. Assim, a recomendação é pendurar as vestimentas em locais frescos, arejados e com sombra.

Use sal para evitar desbotar

Na primeira lavagem, é comum que as roupas soltem tinta e, ao longo das próximas, a descoloração fica mais visível. Uma dica para evitar o aspecto desbotado é misturar sal e sabão ao lavar as roupas, o que ajuda a preservar as tonalidades da peça.

Tenha cuidado com ferro de passar

O ferro de passar também confere riscos de danificar as peças. As temperaturas elevadas podem queimar o tecido e deixar marcas. Além disso, ele também pode desbotar as roupas coloridas.

A orientação é deixar o ferro na temperatura adequada para cada tipo de material, conforme indicado na etiqueta. Outra dica é não colocar a roupa em contato direto com a superfície do ferro, usando toalhas e tecidos finos como cobertura.




Comente esta notícia