Com o fim das olimpíadas, não pense que a rotina dos atletas também chegou ao fim, pois em um campeonato internacional desse porte em que estão envolvidos grandes esforços físicos e mentais para ter um bom desempenho é preciso também ter alguns cuidados no pós para se recuperar totalmente.
Existem várias formas de fazer essa recuperação, mas o Yoga tem sido um dos mais buscados pelo seu grande diferencial de também ajudar na recuperação mental, como afirma o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut.
“O Yoga, além da recuperação física, também ajuda a mente, especialmente depois de períodos de grande esforço e estresse, como campeonatos, por exemplo. O Yoga ajuda a acalmar a mente e melhorar o foco, trazendo mais equilíbrio e bem estar”.
Atletas já usam Yoga na preparação olímpica
O Yoga já faz parte do dia a dia de vários atletas, como Daynara de Paula, Michael Phelps e Christy Prior, principalmente durante os períodos de preparação para grandes campeonatos, como as olimpíadas, e tende a ser um grande aliada para as provas de 2028.
De acordo com Ravi Kaiut, a prática de Yoga ajuda a melhorar o desempenho dos atletas e reduzir o risco de lesões.
“O Yoga melhora a mobilidade e a força, reduz o risco de lesões, ajuda a manter a concentração e a controlar a ansiedade, e vários outros benefícios, esse combo é muito usado por atletas tanto durante a preparação, quanto para a recuperação, após os jogos”, explica.
Sobre Ravi Kaiut
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.