logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Variedade Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 17:25 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 17h:25 - A | A

Olimpíada

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica prorroga inscrições

Divulgação

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes  - Foto Tiberius Drumond  - Agência Drumond.jpg

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) prorroga as inscrições até o dia 10 de maio de 2024. As escolas não cadastradas ou com a inscrição inativa, precisam criar uma conta pelo link: app.oba.org.br . A prova da OBA é gratuita e voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país e tem como objetivo tornar o aprendizado empolgante, estimulante e gratificante, além de disseminar o ensino da astronomia, astronáutica e ciência afins.

A OBA é dividida em quatro níveis e aplicada por meio de uma prova única.  O nível 1 é aplicada em estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2, é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano.  Já o nível 4, é destinada ao ensino médio. O exame presencial acontece no dia 17 de maio. A prova possui dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.

 

Preparação

Os estudantes podem se preparar estudando provas anteriores. No site oficial da OBA há questões e gabaritos de todas as edições. Além disso, o embaixador da OBA o professor Ivys Urquiza vai oferecer uma playlist especial no canal Física Total, no youtube (www.youtube.com/@FISICATOTAL), com resolução de diversos exames da OBA.

 

Olimpíada internacional

Os estudantes com as melhores classificações no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

 

Olimpíada de foguetes

Além da OBA, as escolas inscritas também vão poder participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Voltadas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, as atividades envolvem elaborar e lançar foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de pvc.

Os estudantes participantes podem lançar os foguetes até o dia 17 de maio. Para validar a participação, as escolas precisam enviar, de 18 a 31 de maio de 2024, as informações sobre os alcances dos foguetes para a organização da MOBFOG. 

 

Organizadores

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Deputados Federais Tabata Amaral, Janones, Vitor Lippi, Senador astronauta Marcos Pontes, UERJ, e é patrocinada pela Universidade Paulista (UNIP), Centro universitário Facens e BTG Pactual.

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica.




Comente esta notícia