A primeira Loja do Artesanato de Mato Grosso foi inaugurada nesse fim de semana no piso L2 do Shopping Estação Cuiabá. O espaço funcionará por 60 dias e tem como proposta valorizar a cultura local, incentivar a geração de renda para artesãos e dar visibilidade à produção artesanal do Estado.
Cerca de 600 peças produzidas por 35 artesãos de 14 municípios mato-grossenses estarão expostos e disponíveis para venda. Entre os itens, com preços a partir de R$ 12, estão mandalas, peças indígenas, vasos, artigos em couro e madeira, cerâmicas, tecelagem e uma variedade de criações feitas à mão, que representam a diversidade cultural do estado.
A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destaca que a iniciativa é fruto de uma parceria com o Shopping Estação, que cedeu o espaço gratuitamente.
“Essa é uma loja de cunho social, parceria entre a Sedec e o Shopping Estação. O artesão não tem custo nenhum para expor conosco. Ela é importante para mostrar um pouquinho de cada coisa que o nosso Estado tem. Nós temos muitos artesãos maravilhosos, com peças a preços acessíveis. O nosso objetivo é realmente que a população possa vir e conhecer de perto o trabalho deles”, afirmou.
Entre os expositores está a ceramista Lucileicka David, de Chapada dos Guimarães, com copos, pratos, xícaras e outros utilitários em cerâmica. Com 25 anos de trajetória, ela comemora a iniciativa. “Isso é um espetáculo. É uma ótima forma de divulgar o trabalho da gente”, disse.
O mestre ceramista Osmar Virgílio, que trabalha com cerâmica há mais de 40 anos, também participa com suas peças e de alunos do seu ateliê. Ele lembra que, após a pandemia, a busca por aulas cresceu, impulsionada pelo interesse na cerâmica como atividade terapêutica.
“Essa é mais uma vitrine para o nosso trabalho. Não só para o trabalho com a cerâmica em si, mas também para o trabalho enquanto professor. Hoje, estamos fomentando essa arte em todo o Estado”, afirmou.
A loja oferece uma verdadeira imersão no artesanato mato-grossense, promovendo os saberes tradicionais, a criatividade e a identidade cultural de cada região representada.