logomarca
Cuiabá, 22 de Julho de 2024.

Variedade Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 10:54 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 10h:54 - A | A

Dicas

Dia do Trabalho: 5 dicas para motivar os colaboradores

Os CEOs Hugo Godinho, da Dialog; Leandro Rampazzo, da Godiva Propaganda; Lucas Galvão, da Open Cybersecurity; Fernando Sapata, da Select Soluções; e Hérica Machado, da Karu, destacam a importância de um ambiente de trabalho pensado para os funcionários d

Divulgação

positive-business-woman-smiles-points-finger-camera-woman-pants-blouse-poses-with-documents-office-background.jpg

 

O Dia do Trabalho, marcado pela data 1 de maio, é celebrado em aproximadamente 80 países, incluindo o Brasil, e homenageia as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Sua origem foi em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando operários reivindicaram redução da jornada de trabalho e melhores condições trabalhistas - evento que ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

No Brasil, o Dia do Trabalho foi instituído em 1925 por Artur Bernardes, mas ganhou grande destaque durante a Era Vargas, em 1943, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1 de maio. Adicionalmente, na mesma data, também houve a instauração do salário mínimo (1940) e da Justiça do Trabalho (1941) no país.

Atualmente, a maioria das empresas adota uma jornada de trabalho de oito horas diárias, tal qual estabelecido pela CLT. No entanto, de acordo com um estudo realizado em 2021 pela Microsoft, 18% das pessoas decidiram se demitir a partir do entendimento que a rotina profissional caminhava na contramão de suas prioridades pessoais - a principal razão desses desligamentos, com 24%, foi o foco em bem-estar e saúde mental.

 

Esses números mostram quão importante é investir em um ambiente de trabalho saudável, priorizando os colaboradores acima de tudo. Quando as pessoas se sentem acolhidas e reconhecidas por seus gestores, elas se sentem mais dispostas e motivadas para realizarem suas tarefas e, dessa forma, mais propensas a ver o ambiente de trabalho como um segundo lar, sentindo-se bem nele.

 

“A integração de times deve fazer parte da agenda de eventos internos. Por exemplo, que tal a realização de um team building para fortalecer a confiança entre colaboradores ou de um bate-papo com o CEO para compartilhar resultados e novidades?”, sugere Hugo Godinho, CEO da DialogHR Tech líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil.

 

Abaixo, especialistas listam dicas que podem ajudar a promover um ambiente de trabalho que priorize o bem-estar e o acolhimento dos colaboradores de uma empresa. Confira:

 

1. Promoção de equidade de gênero

 

“A Comunicação Interna desempenha um papel crucial na promoção da equidade de gênero dentro das empresas, pois fornece uma estrutura para disseminar informações, promover a conscientização e criar uma cultura organizacional viva. No entanto, tudo isso só é possível se as lideranças estiverem dispostas a fomentar essa transformação no ambiente de trabalho”, defende Godinho.

 

2. Engajamento da equipe

 

“Além de reuniões tradicionais, plataformas de colaboração como o Slack, Microsoft Teams e Trello são essenciais para manter a equipe engajada. Elas facilitam a comunicação em tempo real, promovem a troca de ideias e possibilitam um ambiente virtual de trabalho que estimula a colaboração, independentemente da localização da equipe”, pontua Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º.

 

3. Investimento em saúde digital e bem-estar

 

“A saúde digital torna-se cada vez mais proeminente, proporcionando uma abordagem mais personalizada para o cuidado da saúde. Aplicativos de monitoramento de saúde, dispositivos vestíveis e consultas médicas online oferecem ferramentas para que as pessoas gerenciem sua saúde de forma proativa”, reforça Lucas Galvão, CEO da Open Cybersecurity, especialista em Cibersegurança, Governança Corporativa e Desenvolvimento de Lideranças.

 

4. Coragem e persistência no dia a dia

 

“É preciso coragem para se dedicar por horas aos detalhes de cada projeto, acreditando muito na ideia, e persistência para garantir o crescimento - seja de conhecimento, processos ou expansão do negócio. O que garante a construção consistente de um negócio são os processos, a visão a médio e longo prazo, e o planejamento”, explica Hérica Machado, fundadora da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made.

 

5. Encantamento dos colaboradores

 

“Para que possa encantar, um líder precisa ver o liderado como ser humano. Qual é o sonho dessa pessoa? É papel de um bom gestor encontrar meios para fazê-lo acontecer. O melhor exemplo disso está na promoção de funcionários: em vez de oferecermos somente aumentos e benefícios, pensamos em como alinhar os nossos processos para oferecer oportunidades que estejam alinhadas com esse sonho pessoal do colaborador, com isso fazemos com que ele se sinta pertencente à equipe”, conclui Fernando Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento, na Select Soluções, uma empresa que oferece soluções utilizando a tecnologia cloud da Amazon Web Services (AWS).

 

Sobre a Dialog

A Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil, oferece o que a Comunicação Interna e o RH precisam para transformar a experiência dos colaboradores. Sua plataforma combina rede social corporativa, e-mail e intranet, além de permitir integrações com TV, chatbot e outros sistemas externos. A solução está ao alcance de mais de 650 mil pessoas e ajuda gestores de mais de 160 importantes empresas como Pepsico, Grupo Casas Bahia, Movida, Prevent Senior, Saint Gobain e Nutrien.

 

Sobre a Godiva 

A Godiva Propaganda é uma agência full service/360º, capaz de superar os desafios e entregar resultados em todas as áreas da comunicação, desde campanhas on e off, até mídia de performance, CRM e automação, Intelligence Mkt, sites e sistemas e planejamento. Criada há 9 anos, a agência já desenvolveu cerca de 3 mil campanhas e atendeu mais de 11 países com o seu trabalho.

 

Sobre Lucas Galvão

Lucas Galvão é CEO da Open Cybersecurity, especialista em Cibersegurança, Governança Corporativa e Desenvolvimento e Lideranças.

 

Sobre a Karu

A Karu é uma agência de marketing especializada em soluções tailor made. Na Karu, os desafios são oportunidades. São uma agência inovadora, resiliente e em constante crescimento, oferecendo soluções criativas para diversos setores. Abraçam o trabalho remoto, promovendo uma colaboração dinâmica entre talentos geograficamente distribuídos pelo Brasil. A Karu tem em seu portfólio empresas como: Estadão, Grupo Vieira, Forbes e Wide Educação.

 

Confira o manifesto da Karu: https://www.karu.ag

 

Sobre a Select Soluções

No mercado desde 2016, a Select nasceu da vontade de criar soluções inteligentes, inovadoras e de baixo custo para as necessidades do mercado nacional e internacional. Com mais de 20 anos de experiência dos seus fundadores em diversas áreas da tecnologia e negócios e um time composto por especialistas altamente certificados e reconhecidos internacionalmente, a Select Soluções criou, nos últimos anos, mais de nove pilares entre soluções e serviços, focados em ajudar empresas na transformação digital e tornarem seus negócios rentáveis. São parceiros exclusivos da Amazon Web Services (AWS) e têm um portfólio de serviços amplo, agregando inteligência dentro de um ambiente seguro, consolidado e em constante transformação. Saiba mais: https://www.selectsolucoes.com.br/




Comente esta notícia