logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

Variedade Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023, 15:39 - A | A

Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023, 15h:39 - A | A

Férias

Como manter as crianças em atividades físicas durante as férias?

Divulgação

B9F45482-CCDD-4AF1-A445-9F979FF992A3.jpeg

 


Com a chegada das férias escolares, surge o desafio para os pais em manter as crianças engajadas em atividades físicas e saudáveis. Em tempos de tecnologia dominante e sedentarismo em ascensão, aliados ao aumento do tempo livre e à tentação das telas, encontrar maneiras para garantir que os pequenos mantenham um estilo de vida saudável torna-se uma prioridade.

Além dos benefícios óbvios para a saúde física, a prática regular de exercícios durante as férias escolares contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Muitas praticam atividades físicas na escola ou no contraturno, mas apenas durante o período letivo. Nas férias de fim de ano, esses espaços acabam suspendendo as atividades, fazendo com que os pequenos busquem outras formas e lugares para liberar a energia. “Existem alternativas como colônias de férias, além de atividades que os próprios pais podem organizar para manter as crianças em movimento, como uma simples ida ao parque para caminhar, andar de bicicleta ou praticar algum esporte”, recomenda o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP) e responsável técnico da academia UPX Sports, Zair Cândido de Oliveira Netto.

Existem alternativas também para as famílias que planejam ir à praia nesse período. “Atividades com raquetes, como frescobol e beach tennis, além de esportes com bola, como vôlei e futevôlei, por exemplo, são exercícios altamente recomendados para as crianças que estão passando as férias na praia”, detalha Zair, apontando que esses exercícios, juntamente com brincadeiras mais infantis, como cabo de guerra e caçador, são muito populares entre as crianças, servindo como uma ótima alternativa para mantê-las ativas durante as férias escolares.

No entanto, ao longo desse período, é evidente que as crianças também gostam de atividades de tela, como jogar videogame, mexer no computador e assistir televisão. Zair explica que essas atividades não devem ser proibidas completamente, mas, além de realizadas com moderação, é importante equilibrá-las com as atividades físicas. “É claro que as crianças também precisam desse tempo para jogar um pouco de videogame ou simplesmente relaxar. No entanto, ao mesmo tempo, é essencial incentivá-las a participar de atividades físicas. Isso pode ser feito em locais que promovam interação social para os pequenos. O ambiente onde essas atividades são realizadas é crucial, pois quanto mais a criança se sentir confortável, mais motivada ela vai estar para praticar aquela atividade física que está sendo ofertada”, destaca o especialista. Ele recomenda exercícios físicos para as crianças pelo menos três vezes por semana para que permaneçam animadas e saudáveis mesmo durante o período de férias.

 




Comente esta notícia