logomarca
Cuiabá, 10 de Julho de 2025.

Variedade Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 14:52 - A | A

Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 14h:52 - A | A

Centro de Eventos do Pantanal se torna referência para a realização de festas caipiras

As festividades são populares na cultura brasileira há mais de um século e, em Cuiabá, parte desta tradição se mantém viva por meio das escolas

IMG_6216.webp

 

Entre junho e agosto deste ano, quatro festas caipiras serão realizadas no Centro de Eventos do Pantanal (CEP). O espaço já se tornou referência para este tipo de celebração. Sendo utilizado, em sua maioria, por escolas privadas de Cuiabá.

O espaço multiuso tem 12 mil metros quadrados, com lanchonete e cozinha industrial, além da área externa. Já o Pavilhão das Nações – recentemente reestruturado, ampliado e climatizado -, tem 4,4 mil metros quadrados e comporta entre 2,5 a 4 mil pessoas sentadas, sendo o ambiente mais utilizado para esta ocasião.

Segundo o gerente do CEP, Charles Padilha, o espaço oferece uma experiência completa e tem se consolidado como referência para quem organiza festas caipiras. “Recebemos reservas com antecedência e já temos com clientes fixos há muitos anos. A estrutura acomoda bem decorações, barracas, bandeirinhas, palcos, brinquedos e estacionamento. Valorizamos a experiência de quem deseja promover uma festa caipira de qualidade”, afirma

Charles também destaca que estes eventos fortalecem os micro e pequenos negócios da cidade, impactando positivamente na economia local. “Além das comidas típicas e as atrações infantis, as festas movimentam uma cadeia que vai de papelarias e lojas de artigos juninos, até o comércio de roupas caipiras, tanto de venda como de aluguel. Diversos setores são beneficiados direta ou indiretamente, o que faz a roda da economia girar, e este é um dos nossos principais propósitos”, acrescenta o gerente.

A Escola Gasparzinho e o Colégio Porto Gaspar promovem festas juninas há 25 anos no CEP, sendo as primeiras a reservarem o espaço para este tipo de festa desde a fundação do local. “A cada edição, esse ambiente grandioso se transforma em um cenário acolhedor, onde memórias são construídas. Gerações de famílias já passaram por aqui, acompanhando o crescimento dos filhos, reencontrando amigos e fortalecendo laços de afeto com a escola”, salienta a sócia-proprietária das unidades, Claudete Vilela.

As tradicionais quadrilhas encantam as crianças e envolvem as famílias que ficam entusiasmadas, tornando esse momento ainda mais importante para os alunos, pais e equipe escolar. “Essa celebração vai muito além das brincadeiras, danças e comidas típicas. Ela representa a união, a alegria e o compromisso de manter vivas nossas raízes culturais. Também é uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a cultura popular. Para os pais, é um momento de celebração, para os professores é a concretização de um trabalho coletivo pautado no carinho e na dedicação. Sou grata por esses 25 anos de parceria com o Centro de Eventos do Pantanal e a todas as famílias que sempre prestigiam nosso arraiá”, conclui a diretora.




Comente esta notícia