logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Variedade Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024, 15:24 - A | A

Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024, 15h:24 - A | A

carnaval 2024

Band Folia apresenta a maior festa popular brasileira nos quatro cantos do país

Pelo segundo ano consecutivo, desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro serão exibidos com exclusividade na TV aberta

Divulgação

unnamed (7).png

 

A Band começa a contagem regressiva para promover o maior Carnaval do Brasil a partir desta sexta-feira (9). Mais uma vez, a emissora volta a apostar na exibição nacional da festa em Salvador, Recife e Rio de Janeiro, além de mostrar a folia em outras capitais do país com transmissão simultânea no aplicativo Bandplay, no Band.com.br e no canal oficial do Band Folia no YouTube.

Uma das novidades deste ano é a campanha “Eu Tô na Band”, que vem embalando gerações e agora volta com tudo. A música, composta há mais de 10 anos pelo cantor Xanddy Harmonia, ganhou um novo arranjo para a vinheta do Band Folia 2024. “Nossa programação vai unir essa energia vibrante, que celebra todos os ritmos com os mais renomados artistas, e fazer com que o espectador se sinta inserido na maior manifestação cultural do mundo. Como já é tradição, vamos reunir as informações mais relevantes na TV, nas rádios e nas plataformas digitais, além de contar com o trabalho de todas as praças, empenhadas em mostrar cada detalhe de um dos eventos mais esperados do ano. O desfile da Série Ouro, no Rio de Janeiro, também vem ganhando força e será um dos destaques”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O agito começa já nesta quinta-feira. A partir das 20h30, o Melhor da Noite mostra a abertura oficial do Carnaval de Salvador, quando todos os trios passam sem corda para aquecer os foliões.

Na sexta-feira, às 23h, Zeca CamargoJuliana Guimarães, Betinho e Pâmela Lucciola abrem os trabalhos do Band Folia na capital baiana, em um estúdio montado em Ondina, onde fica o camarote Planeta Band. Nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Durval Lélys e Léo Santana vão arrastar uma verdadeira multidão pela Avenida.

Pelo segundo ano consecutivo na terra do axé, Zeca revela suas expectativas. “Em 2023, eu brincava que era minha estreia na folia baiana – e não estava exagerando: vi tudo com olhos de quem estava, de fato, experimentando aquilo pela primeira vez. Como tudo era novidade, fui extremamente bem-recebido pela Band Bahia e pelos artistas, que já têm um carinho especial pelo Band Folia. Agora, vou navegar na experiência dos meus colegas de apresentação, que há anos conduzem o público por essa festa incrível. Acho que não vai ser difícil me contagiar por esse entusiasmo”, afirma o apresentador. “Quando me perguntavam como tinha sido em Salvador, eu respondia: ‘Não é para os fracos’. É tudo muito intenso e exige muita disposição. Mas acho que é justamente essa energia que nos faz acordar, mesmo cansados, e aproveitar a cidade”, acrescenta.

Ju Guimarães, que no ano passado estava grávida da primeira filha, dessa vez se dividirá entre o trabalho e a pequena Antonella, hoje com 7 meses. “Ela é o meu principal combustível. Fiz um estoque de leite porque eu ainda amamento e acho que vamos tirar de letra. Estou completando 18 anos de Band Folia e me sinto privilegiada por amar tudo isso, amar a minha terra e a minha profissão. Apesar da experiência, é sempre uma emoção diferente porque o Carnaval é um espetáculo feito pelas pessoas que estão nas ruas. Não existe roteiro. A emoção transborda em cada um ali, seja nos blocos, na pipoca ou nos camarotes. A alegria pulsa e nossa missão é transmitir essa vibração para quem está em casa. Para isso, prometemos muita diversão. Estou contando as horas para começar a nossa maratona”, avisa. 

Além da apresentação em Ondina, Betinho e Pâmela serão os responsáveis pelas entrevistas especiais, levando o telespectador para cima dos trios elétricos e mostrando tudo o que rola por trás das câmeras. “O Band Folia vai colocar todo mundo dentro dessa agitação. Nosso compromisso é detalhar tudo o que acontece nos trios e blocos da Bahia”, entrega Betinho, considerado um expert no assunto por cobrir o evento desde 2000. Segundo ele, a preparação se inicia meses antes. “Estudo os artistas, as músicas, as coreografias. Todo ano é uma emoção do início ao fim e uma expectativa grande para saber qual será a canção da vez. Quem a transforma em um hit de sucesso são os foliões. É aquela que quando começa a introdução, o povo já reage como se fosse um gol num estádio de futebol. Música com refrão fácil e boa coreografia tem mais chance de viralizar”, explica.

Há mais de dez anos participando da cobertura do Band Folia, Pâmela garante que as expectativas para esta edição são as melhores possíveis. “Curto o Carnaval desde criança e nunca passei a data longe de Salvador. Para mim, é uma felicidade enorme fazer parte desse time. Nosso objetivo é levar conteúdo de qualidade, muita informação e alegria para que o folião que estiver em casa, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, possa sentir um pouco dessa magia única”.

A emissora também vai registrar os shows que serão realizados no palco do camarote Planeta Band. Entre as atrações confirmadas estão Xanddy Harmonia e Lincoln (quinta-feira); Parangolé e É o Tchan (sexta-feira); Psirico e Escandurras (sábado); Gilsons e Jau (domingo); Silva e Àttooxxá (segunda-feira); e Timbalada e Filhos de Jorge (terça-feira).

Os apresentadores da Band Bahia Léo Bala Uziel Bueno mostram tudo o que acontece no circuito Osmar (Campo Grande), no centro histórico e nos desfiles dos blocos afros.

 

Ao mesmo tempo, Artur Tigre e Moab Augusto, jornalistas da TV Tribuna, afiliada da Band, trarão todos os detalhes da festa no Recife. Pelo Marco Zero irão passar nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Ludmilla, Vanessa da Mata, Luísa Sonza, Thiaguinho, Paralamas do Sucesso, entre outros. O tradicional Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo, sai às ruas no sábado e ganha destaque ao longo da programação. 

Divulgação

jpgn

 

Desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro

 

A partir das 20h30 de sexta-feira, na Band Rio, e à 1h da manhã, para todo o país, tem o primeiro dia da Série Ouro do Carnaval carioca. Os jornalistas JP Vergueiro e Thaís Dias estarão a postos no estúdio montado no Camarote Nº1 para apresentar o desempenho das escolas de samba União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte. Os comentários ficarão a cargo dos jornalistas Aydano André Motta e Bruno Chateaubriand e da geógrafa, gestora pública e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos, com participações especiais de Amin Khader Wic Tavares, integrante do programa local Bom Dia Favela.

 

No sábado, segundo dia de desfiles, passarão pela Sapucaí as escolas Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano mantendo o mesmo horário do dia anterior: 20h30 (local) e 1h da manhã (nacional). 

 

Para encarar o desafio, os apresentadores fizeram uma verdadeira imersão no mundo carnavalesco, já que a preparação é longa e exige muito estudo. “Fui aos ensaios técnicos e conversei com os representantes de cada agremiação para ver de perto a grandiosidade desse espetáculo. Além disso, iniciamos uma maratona para visitar os barracões das 16 escolas. A transmissão terá o jeito Band de ser, com muita informação, entretenimento e curiosidades. Os repórteres espalhados por toda a Marques de Sapucaí não vão deixar escapar nenhum detalhe desse megaevento que começa muito tempo antes do desfile”, enfatiza JP.

 

Thaís se sente em casa nesse universo. “Minha relação com a folia vem desde a infância. Sempre me reunia em família para assistir aos desfiles do Rio, íamos a blocos de rua e já desfilei em algumas oportunidades no Grupo Especial e na Série Ouro. Como jornalista, por 15 anos, participei da cobertura na Sapucaí como repórter e apresentadora na BandNews FM. Definitivamente é uma daquelas experiências que junta trabalho e paixão pessoal, e é com essa expectativa que volto à Avenida em 2024”, destaca a apresentadora. 

 

Sete equipes estarão dedicadas para exibir todo o espetáculo em 26 câmeras e dois drones.

 

Programas ao vivo em meio à folia

 

Glenda Kozlowski irá ancorar o Melhor da Noite da Sapucaí na sexta-feira, dividindo a apresentação com Rodrigo Alvarez e Cynthia Martins, que estarão no estúdio em São Paulo.

 

Os programas locais Brasil Urgente e Jornal do Rio também serão comandados do Sambódromo na sexta e no sábado.

 

Ainda no sábado, João Silva fará a primeira apresentação ao vivo do Programa do João direto de Salvador, a partir das 20h30, para todo o país. Ele irá mostrar uma visita à casa de Léo Santana e Lorena Improta, bem como revelar a preparação das musas, com Natacha Horana, e exibir toda a cobertura do tradicional Baile da Vogue, com o repórter Caio Fischer.

 

Cobertura nas rádios

 

A Rádio Bandeirantes trará flashes e entrevistas sobre os blocos de rua em São Paulo, desfiles no Sambódromo do Anhembi e na Sapucaí, apuração das notas em São Paulo e no Rio de Janeiro e o melhor dos festejos nas cidades do litoral de São Paulo, Salvador e outras capitais do Nordeste. Prestação de serviços nas estradas, transporte público, interdições, segurança e previsão do tempo também estarão na pauta. O programa Memória, com Milton Parron, ganhará edições especiais reunindo grandes momentos da história do Carnaval e do samba nos dias 10 e 11 de fevereiro.

 

Já a BandNews FM mobilizou as equipes de reportagem de toda a rede para mostrar os preparativos e a cobertura dos dias de festa. Os desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro na Marquês de Sapucaí; as agremiações que vão desfilar no Anhembi; os blocos nos circuitos Dodô e Osmar, em Salvador; o Galo da Madrugada e os bonecos de Olinda, em Pernambuco; e as comemorações nas ruas ganharão destaque na programação. A rádio também acompanha a movimentação fora do eixo da folia, como Vitória, Manaus e Porto Alegre. Em matérias conjuntas com os times do Rio de Janeiro e São Paulo, o ouvinte vai descobrir como cada escola do Grupo Especial, nas duas cidades, planejou se apresentar na Avenida.

 

Troféu Band Folia

 

O Troféu Band Folia, um dos prêmios mais respeitados e aguardados do Carnaval de Salvador, vai homenagear os melhores de 2024 em quatro categorias (cantor, cantora, banda e música) por meio de votação popular no site Band.com.br/carnaval.

 

A novidade deste ano é que as 16 escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro também vão concorrer ao troféu. Durante a exibição, a audiência poderá dar notas em nove categorias – enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, intérprete, samba, bateria, ala de passistas, esquenta e desfile – por meio de um QR Code disponibilizado na tela. Ao final, as agremiações mais bem avaliadas conquistam o prêmio. 

 

Transmissão online e redes sociais

 

No digital, os canais do Band Folia trarão lives exclusivas diariamente de quinta (8) a terça-feira (13), das 19h20 às 23h, com melhor da festa em todo o país. Além disso, o Bandplay, o Band.com.br e o canal oficial do Band Folia no YouTube vão transmitir simultaneamente tudo o que for ao ar na TV.

 

Programação nacional:

 

Sexta-feira, 9 de fevereiro

Band Folia: 23h

Série Ouro do Rio de Janeiro: 1h

 

Sábado, 10 de fevereiro

Band Folia: 22h

Série Ouro Rio de Janeiro: 1h

 

Domingo, 11 de fevereiro

Band Folia: das 19h às 20h e a partir das 22h

 

Segunda-feira, 12 de fevereiro

Band Folia: 23h

 

Terça-feira, 13 de fevereiro

Band Folia: 23h

 




Comente esta notícia