Vender mais e ampliar a lucratividade do negócio são desejos de qualquer bom empresário e gestor. Parte desse grupo é formado por profissionais que atuam no e-commerce, mercado que, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), deve alcançar um faturamento da ordem de R$ 205,11 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 10,45% na comparação com a previsão de vendas anotada para 2023.
Ainda de acordo com o levantamento da ABComm, a expectativa é de que as lojas online somem aproximadamente 418,6 milhões de pedidos. A explicação para isso? O aumento na quantidade de clientes comprando online, que deve chegar à casa de 91 milhões de consumidores.
Com esse volume de clientes sinalizando positivamente no mercado e a chance de ampliar o faturamento batendo à porta, é de extrema importância que o e-commerce e seus players se preparem para atrair os consumidores e fidelizá-los. Essa não é uma tarefa fácil. No entanto, há maneiras de torná-las mais práticas: esse é o papel, por exemplo, das ferramentas e soluções que propõem a automatização do marketing.
Usadas de maneira estratégica, essas novas tecnologias apresentam maneiras eficazes de auxiliar as lojas online no aumento do volume de vendas e, especialmente, nos processos que envolvem a recuperação daquele cliente que enche seu carrinho virtual, mas por algum motivo não conclui a compra. Para essas situações, uma boa estratégia é adotar uma ferramenta de automação do marketing que promova a recuperação de carrinhos abandonados, que permite acionar o cliente por um e-mail cadastrado anteriormente fazendo um lembrete dos itens já separados e até incentivando a conclusão da compra com um cupom de desconto.
No caso do cliente que sequer colocou itens no seu carrinho de compras, a indicação é fazer uso de ferramentas que identificam e acompanham automaticamente o fluxo de navegação dos consumidores das lojas online. Essas soluções constatam qual era o item de interesse e iniciam uma jornada de automação de marketing, pelo qual os produtos passam a ser sugeridos àquele cliente por e-mail, SMS, whatsapp e outros meios.
Outros resultados interessantes podem ser conquistados com o uso de ferramentas que geram gatilhos para compras e por tecnologias que viabilizam a recompra de produtos de uso recorrente. A primeira apresenta conteúdos customizados ao consumidor, tomando por base seus interesses anteriores. A segunda, por sua vez, estima o tempo médio para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos.
Quando essas soluções são empregadas de maneira estratégica e combinada, pode-se alcançar resultados extremamente interessantes, que chegam a um aumento de até 50% no volume de vendas da loja online. Avalie essas opções e, se possível, implemente-as na rotina do varejo digital. Isso pode trazer ganhos consideráveis!
*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU – plataforma multicanal especializada na automação do marketing para e-commerce.