logomarca
Cuiabá, 06 de Dezembro de 2024.

Saúde Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024, 18:04 - A | A

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024, 18h:04 - A | A

Pele saudável

Queimadas exigem cuidados intensificados com a pele

Um dos ingredientes naturais sem contraindicações é o óleo de coco

Divulgação

IMG_4530.jpeg

 

Nos primeiros seis meses de 2024, os biomas brasileiros enfrentaram recordes de queimadas, com o Pantanal e o Cerrado em situações alarmantes. A Amazônia também está sendo gravemente afetada, especialmente com a estiagem severa no Norte do país. Recentemente, a situação piorou, concentrando 75% dos focos de incêndio no Norte e Centro-Oeste.

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para diversas regiões do Brasil, com previsão de temperaturas até 5°C acima da média e umidade relativa do ar entre 20% e 30%. As condições aumentam as chances de incêndios.
A nova onda de calor, que começa nesta sexta-feira (16), traz temperaturas acima de 30°C em várias regiões e umidade do ar em torno de 28%. O alerta abrange o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.

A OMS alerta que umidade abaixo de 60% já é prejudicial à saúde. A temporada seca, ainda no início, deve se intensificar até setembro, aumentando problemas respiratórios e ressecamento severo da pele, especialmente em idosos e crianças.

*Cuidados*

Quando a umidade do ar cai abaixo de 30%, o ressecamento da pele se torna inevitável. O ar seco faz com que a pele perca sua hidratação natural, resultando em desconforto e até em feridas na pele, a depender da sensibilidade. Em regiões afetadas por queimadas, a exposição à fumaça e ao calor intensifica o problema, causando irritações mais graves.

Para aliviar os efeitos, os profissionais de saúde recomendam o uso de hidratantes adequados. Em caso de alergias, os produtos naturais, sem produtos químicos adicionados, são os mais indicados. É o caso do óleo de coco, considerado a opção mais saudável , sem contraindicações e com uso diversos também para unhas e cabelo.

O óleo de coco tem propriedades hidratantes e antioxidantes. Rico em ácidos graxos e glicerol, ele aumenta a capacidade da pele de reter água. Quando ela falta no ambiente, a pouca umidade disponível precisa ser aproveitada ao máximo - e é isso que o óleo de coco ajuda a fazer. Essa característica é potencializada pelos triglicerídeos de cadeia média do óleo de coco, que têm uma afinidade natural com a pele, proporcionando hidratação prolongada.

*Como usar o óleo de coco*

1. Aplique o óleo na pele logo após o banho. Com os poros ainda abertos, a absorção é maximizada, garantindo uma pele mais hidratada e macia.
2. O óleo de coco também pode ser usado no rosto diariamente. Trata-se de uma substância não comedogênica,ou seja, não obstrui os poros e evita o surgimento de acne.
3. Nos cabelos, o óleo de coco é um poderoso nutriente natural, reparando danos que são ainda mais extremos em situações de temperaturas extremas. Ele pode ser usado até mesmo como condicionador, máscara capilar ou pré-shampoo.

*Escolha o óleo de coco certo*

Existem diferentes opções de óleo de coco no Brasil. A pureza, no entanto, deve ser observada para se evitar o uso impróprio de ingredientes químicos. No Brasil, o óleo de coco foi lançado inicialmente pela Copra, em Alagoas, que lidera o mercado de óleo de coco extravirgem e obtém não só o selo Proteste (considerando-o o produto mais puro da categoria) como a chancela da Anvisa para a recomendação do produto para uso dermatológico, 100% livre de aditivos.

*Sobre a Copra*
Fundada há 25 anos em Maceió (AL), a Copra consolidou-se como líder no beneficiamento do coco seco e seus derivados, além de ser a pioneira e a líder na produção de óleo de coco no Brasil. Possui duas fábricas ((Maceió e Murici) e um Centro de Distribuição (Messias) em Alagoas, com alcance nacional. Os produtos podem ser encontrados em diversas redes de supermercados e de produtos naturais. A empresa também possui a certificação ECO CERT, que confirma os princípios orgânicos na produção do óleo de coco extravirgem.




Comente esta notícia