Embora não seja um fato, a ideia de que a friagem é uma das causas por trás da gripe ainda é passada de geração por geração, e um dos motivos principais para isso é o notável aumento nas queixas de sintomas de resfriado durante o período de frio.
O médico Infectologista, Dr. Klinger Soares Faíco Filho, explica que o frio não é uma causa para a doença, mas uma condição que torna o organismo mais vulnerável a certos vírus.
“Para quem já possui doenças respiratórias, como sinusite, asma, rinite e bronquite, é comum que os sintomas se intensifiquem mais devido aos gatilhos ambientais. Porém, é possível estabelecer cuidados para fortalecer a imunidade nesse período e garantir melhores condições respiratórias”, afirma.
Para explicar um pouco melhor sobre as circunstâncias que favorecem o vírus da gripe no inverno, o especialista listou alguns tópicos.
A QUALIDADE DO AR
Um dos principais fatores que interferem na imunidade das pessoas durante o inverno é a falta de umidade do ar. Além das baixas temperaturas, a estação é marcada pelo ar frio e seco, que gera irritação nas vias respiratórias e as tornam mais vulneráveis para infecções.
“Além da má qualidade do ar, é comum que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados, que podem acumular poeira, ácaros e outros alérgenos, o que facilita a aparição de sintomas como tosse, dificuldades respiratórias e coceira no nariz e garganta”, afirma o profissional.
CHOQUE TÉRMICO
Após passar muito tempo em ambientes fechados e aquecidos, sair para o ar frio pode gerar um choque térmico no corpo. Embora ele também não seja uma causa para o resfriado, é um dos fatores que favorece o vírus da gripe.
“Ao passar por uma baixa repentina de temperatura, o corpo precisa gastar energia para compensar o calor perdido, o que afeta na imunidade e gera oportunidade para o vírus invadir o organismo. Consumir alimentos quentes, tomar banhos mornos e se agasalhar bem já são ótimas formas de evitar o choque térmico”, explica o Dr. Klingler Soares.
CUIDADOS ESSENCIAIS
Para manter a imunidade alta no período de frio são necessários alguns cuidados, como apostar em uma alimentação rica em vitamina D, manter ambientes ventilados e estar sempre agasalhado. Em caso de sintomas de gripe, é recomendável buscar por ajuda médica e iniciar um tratamento coerente.
“Um dos sintomas mais queixados nesse período é a dor de garganta. Para ajudar a combater a infecção, é essencial ingerir muita água para manter a hidratação das cordas vocais. Outra recomendação é o uso de anti-inflamatórios, que possuem a função de bloquear a produção de substâncias que geram vermelhidão na região, dor e inchaço”, aconselha o profissional.
Para os principais cuidados, Resfenol é uma linha voltada ao alívio dos sintomas de gripes e resfriados. Sua fórmula completa tem múltipla ação e é analgésico, antitérmico, antialérgico e descongestionante, agindo a partir de 15 minutos.
Ao todo, conta com seis apresentações (solução oral, caixa com 20 cápsulas, pó para solução oral com 1 ou 5 sachês, blíster com 5 e 10 cápsulas) e atua no alívio dos cinco principais sintomas de gripes e resfriados: coriza, febre, dor de cabeça, congestão nasal e dores musculares.