logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Saúde Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, 14:25 - A | A

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, 14h:25 - A | A

carnaval e saúde

Orientações indispensáveis para curtir o carnaval com saúde

Enfermeira ressalta informações essenciais para aproveitar a folia sem consequências na saúde

Divulgação

jpgn

 

À medida que o carnaval se aproxima, a expectativa de vivenciar as festividades cresce entre os foliões. Fevereiro de 2024 promete uma explosão de atividades, blocos, música, serpentinas, fantasias e uma intensa movimentação pelas ruas. Apesar do clima efervescente e descontraído característico dessa época, é fundamental estar alerta para evitar possíveis situações adversas à saúde.
De acordo com a enfermeira e professora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Rio de Janeiro, Carla Shubert, ambientes com grande concentração de pessoas devem ser pontos de atenção uma vez que podem favorecer a transmissão de micro-organismos e infecções. “Um ambiente sem circulação de vento e quente pode favorecer também os quadros de infecção e mal-estar devido a elevação da temperatura corporal. Por isso, é bom pensar em um ambiente arejado e se manter hidratado para que essas coisas não aconteçam", afirma.
O consumo de bebidas alcoólicas também é bastante comum durante o carnaval, sendo crucial evitar excessos e jamais dirigir após o consumo. Entre as circunstâncias que demandam atenção especial estão alterações ou perda de consciência, hipoglicemia e desidratação. Em casos assim, é recomendável encaminhar a pessoa para uma unidade de saúde. Para aqueles que optam por consumir álcool, a enfermeira sugere reforçar a hidratação, preferencialmente com água, a fim de evitar mal-estares e ressacas.
Vale ressaltar também a importância dos cuidados básicos, saber quando agir e buscar ajuda em situações mais graves para aqueles que não abrem mão das festividades. "No carnaval, a atenção à saúde deve ser redobrada. Alimentar-se adequadamente, incluir alimentos naturais no cardápio, manter-se bem hidratado e usar protetor solar são algumas das orientações fundamentais para esta festa tão marcante em nosso calendário", conclui Carla.




Comente esta notícia