logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Saúde Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023, 15:25 - A | A

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023, 15h:25 - A | A

FEMAMA

O Paciente no Centro do Cuidado é tema do 10° Fórum de Controle do Câncer Feminino da FEMAMA

O evento ocorre hoje (29) e amanhã, 30 de novembro, em São Paulo, reunindo renomados especialistas em oncologia do Brasil.

 


 

A última década foi revolucionária para o entendimento, o diagnóstico e o tratamento dos cânceres femininos. Novas drogas, tecnologias, pesquisas e protocolos foram desenvolvidos por uma medicina de precisão cada vez mais avançada e calcada na doença em cada indivíduo. Mas como fazer com que os avanços da medicina sejam aplicados nas políticas públicas em prol da saúde do paciente? Informar, engajar e sensibilizar. “Precisamos falar sobre o panorama do câncer no Brasil e sobre a forma como lidamos com ele. Não há outra maneira de engajar a população e incentivá-la a exigir políticas públicas mais igualitárias, justas e avançadas senão por meio do compartilhamento de informações”.
O 10° Fórum de FEMAMA apresentará as informações mais inovadoras sobre o câncer e discutirá as realidades de quem vive o problema no dia a dia, com ênfase nos grupos de pacientes que acompanham pessoas com câncer”, explica Maira Caleffi, Médica Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA, e Presidente do Conselho de Diretores do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer).
Esse é o objetivo do 10ª Fórum de Controle do Câncer Feminino, que acontece hoje (29) e amanhã, 30 de novembro, em São Paulo, e que tem como tema O Paciente no Centro do Cuidado. Organizado pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Apoio à Saúde da Mama – o evento conta com seis palestras ministradas por importantes especialistas que se dedicam à causa, com profissionais que representam as maiores federações dedicadas a oncologia, como o Instituto Vencer o Câncer, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Instituto Nacional do Câncer, entre outros (veja box abaixo). Dentre os assuntos, serão abordados, as perspectivas e os desafios do controle do câncer no Brasil, a detecção precoce, a incorporação de tecnologias em saúde e a relação entre qualidade de vida e prevenção. “O objetivo do fórum é abrir um espaço de discussões qualificadas sobre o câncer femininos e também promover o diálogo entre dois atores fundamentais desse panorama: os médicos especialistas e as ongs que dão suporte ao paciente”, finaliza Maira Caleffi.

O Fórum é presencial, gratuito e aberto para todos os interessados, sejam eles profissionais de saúde, estudantes, pacientes, familiares de pacientes ou qualquer cidadão preocupado com qualidade de vida. Para participar, entre no site de FEMAMA e inscreva-se no link do evento.

Conheça a programação
8h30min– Abertura com Dra. Maira Caleffi (mastologista/Presidente Voluntária da FEMAMA)
9h00min – Perspectivas e desafios sobre o controle do câncer no Brasil: inovações e medicina de precisão com Dr. Fernando Maluf (Instituto Vencer o Câncer)
9h30min – O controle do câncer de mama no Brasil com Dr. André Sasse (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica)
10h00min – O panorama da incorporação de tecnologias em saúde para o câncer no Brasil com Dra. Renata Curi (Prospectiva)
14h00min – Prevenção e detecção precoce do câncer de mama com Dra. Mônica de Assis (Instituto Nacional do Câncer)
14h20min – Hábitos saudáveis para a prevenção do câncer e o impacto das iniciativas pela qualidade de vida em pacientes com câncer de mama com Dr. Ricardo Caponero (Presidente do Conselho Científico da FEMAMA)
14h40min – Navegação de Pacientes: as estratégias para superar as barreiras de acesso ao sistema de saúde com Dra. Sandra Gioia (Sociedade Brasileira de Mastologia)
15h00min – Cases das ONGs associadas à FEMAMA sobre iniciativas focadas em qualidade de vida detecção precoce, navegação, advocacy e participação social
17h00min – Considerações Finais com Dra. Maira Caleffi

Veja quem são os palestrantes
Dr. Fernando Maluf - Oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer. Diretor do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Beneficência Portuguesa Mirante e Professor Livre Docente, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Dr. André Sasse – Médico oncologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, especialista em farmaco-economia e atua na oncologia do Instituto Radium, dos hospitais Santa Tereza e Madre Theodora.
Dra. Renata Curi – Advogada especializada em parcerias e políticas públicas na área da saúde. Diretora da Prospectiva – Public Affairs LATAM
Dra. Mônica de Assis – especialista em sanitarismo, doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). No Instituto Nacional do Câncer, atua na Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, com foco em ações de comunicação e saúde.
Dra. Sandra Gioia - Cirurgiã Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mestre em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Embaixadora do Global Cancer Institute e Membro da Iniciativa Global de Câncer de Mama da Organização Mundial da Saúde.
Dr. Ricardo Caponero – médico oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz e diretor do comitê científico de FEMAMA.
Dra. Maira Caleffi - médica mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA, e Presidente do Conselho de Diretores do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer).

Serviço
O que: 10° Fórum de Controle do Câncer Feminino da FEMAMA
Quando: 29 e 30 de novembro
Onde: auditório do hotel Mercure Santa Justina, em São Paulo, SP

Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país.

Atendimento à imprensa – FSB Comunicações
Beatriz Ces - (11) 99907 - 7487 – beatriz.ces@fsb.com.br
Tatiana Bonumá (11) 99565 - 1889 – tatiana.bonuma@fsb.com.br
Nathalia Lacerda (11) 95862-0913 - nathalia.silva@fsb.com.br




Comente esta notícia