A cada mês, uma explosão de cores visa incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas doenças. Uma forma lúdica de deixar assuntos sensíveis um pouco mais leves e, assim, poupar diversas vidas. Neste mês, o foco está na conscientização sobre três tipos de cânceres: bexiga, ósseo e de cabeça e pescoço. O médico oncologista André Sasse, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), destaca a importância de romper tabus ao se falar da doença. “Os diversos tipos de câncer impactam sob vários aspectos na vida de milhares de pessoas. E cada um possui particularidades que merecem atenção especial. Por isso, esse trabalho de conscientização se faz tão necessário”, ressalta.
“Julho Roxo” – Câncer de Bexiga
Um dos tipos mais comuns entre os cânceres urológicos, afeta principalmente homens acima dos 55 anos. Os principais fatores de risco incluem o tabagismo, exposição a substâncias químicas, infecções urinárias crônicas e histórico familiar.
Por isso, a orientação é para que se tenha atenção especial ao identificar qualquer sintoma. “A presença de sangue na urina, dor ao urinar e necessidade frequente de urinar estão entre os sintomas mais comuns, por isso precisam ser investigados. O diagnóstico precoce é crucial, pois aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento, que pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia”, alerta Sasse.
“Julho Amarelo” – Câncer Ósseo
Embora seja considerado um dos tipos mais raros, pode ser primário ou metastático. “O tipo primário, como o osteossarcoma, geralmente afeta crianças e adolescentes, enquanto o metastático ocorre quando o câncer de outra parte do corpo se espalha para os ossos”, explica o oncologista.
Os sintomas mais relatados pelos pacientes incluem dores nos ossos e inchaço nas partes acometidas. “O tratamento dos sarcomas envolve cirurgia, quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia. A detecção precoce é vital para aumentar as chances de cura e melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes”, orienta.
“Julho Verde” – Câncer de Cabeça e Pescoço
Os cânceres de cabeça e pescoço incluem tumores que se desenvolvem na boca, garganta, seios da face e glândulas salivares. Dentre os fatores de risco estão o consumo de tabaco e álcool, além da infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano). “Os sintomas podem variar, mas frequentemente incluem dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, rouquidão, e aparecimento de nódulos no pescoço. Por isso, os dentistas são importantes aliados no rastreamento. A persistência de um desses sintomas deve ser levada a sério, e avaliada por um médico especialista, a fim de descartar um possível problema oncológico”, salienta Sasse.
De acordo com o médico, o tratamento geralmente envolve uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “Novamente, a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura”, reafirma.
Geral
De modo geral, pessoas com histórico familiar de algum tipo de câncer devem redobrar a atenção e acompanhar qualquer alteração na saúde, evitando um diagnóstico tardio, que prejudique os resultados positivos que podem ser obtidos com os modernos tratamentos disponíveis.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) define que o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. No triênio entre 2023 e 2015, a estimativa é a de que surjam 704 mil novos casos no Brasil. Portanto, a atenção e a participação das campanhas mensais de prevenção e conscientização podem contribuir para que o desfecho seja a cura.
Sobre o Vera Cruz Oncologia
Há sete anos, o Vera Cruz Oncologia é reconhecido pela excelência em serviços oncológicos, tanto no trato ambulatorial, com o Centro de Oncologia, quanto em procedimentos clínicos, cirúrgicos e transplante de medula óssea, amparados pelo Vera Cruz Hospital. O espaço possui os mais modernos tratamentos disponíveis para a patologia e uma equipe de médicos renomados, prontos para oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de oito consultórios pensados para facilitar a conversa entre médicos, pacientes e familiares e uma unidade de infusão com mais de 20 boxes individualizados, onde os pacientes em quimioterapia podem fazer o procedimento ao lado de um acompanhante, com conforto e comodidade.
Sobre o Grupo SOnHe
O Grupo SOnHe - Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer na Região Metropolitana de Campinas. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 14 especialistas, sendo três deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini, Laís Feres e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha.
Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.
Sobre o Vera Cruz Hospital
Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase sete anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.