logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Saúde Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023, 16:48 - A | A

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023, 16h:48 - A | A

Prevenção

Dezembro Laranja: cuidados necessários com a pele

Esteticista destaca a atenção fundamental a alguns cuidados para prevenir o câncer de pele

Divulgação

5D057C07-DCF5-47F6-BB0B-69BF7B1182B2.jpeg

 

 


 


Nos últimos tempos, o calor intenso tem se tornado um cenário cada vez mais recorrente. As temperaturas continuam aumentando e o verão ainda está para chegar. A ação agressiva do sol, principalmente nessa época, traz consigo uma incidência mais intensa de raios UV, o que pode resultar em danos significativos. Em busca de conscientizar a população sobre o câncer de pele e como os cuidados dermatológicos devem ser dobrados, foi criada a campanha Dezembro Laranja.

A exposição excessiva ao sol, aliada ao calor, pode causar envelhecimento precoce da derme e aumentar o risco da pessoa contrair uma enfermidade, como o melanoma. Há a possibilidade dos danos aparecerem de forma sutil ou se esconderem por trás de sinais existentes, levando à falta de reconhecimento por parte das pessoas. Por isso, é importante sempre se prevenir.

Julyana Lino, esteticista e professora do curso de Estética da UNINASSAU Rio de Janeiro, ressalta que alguns cuidados essenciais são o uso do protetor solar e a hidratação da pele e via oral, como ingestão de água, sucos naturais e outros líquidos. "Ao tomar banho, lavamos a cabeça, passamos shampoo e condicionador. Da mesma forma, devemos usar sabonete e hidratante corporal. Outra questão que auxilia é o uso de filtro solar com um fator alto, pois vai trazer proteção por mais horas. Ele é necessário, principalmente, nessa época do ano e em situações em que o corpo fica mais exposto, como na piscina ou praia. Ainda há a possibilidade de consumir ativos antioxidantes, como suco de laranja ou acerola. Se quiser, o indivíduo também pode usar antioxidante tópico para pele, que é a vitamina C em formato de cosmético”, afirma.

No caso de exposição solar intensa, é recomendado tratamentos hidratantes e calmantes para restaurar a umidade dermatológica. Por exemplo, máscaras com ativos, como camomila, e hidratação profunda com argilas. Para diferentes tipos de pele - seca, oleosa, sensível -, os cuidados devem ser adaptados. O uso de sabonetes, séruns e protetores solares específicos para cada individualidade são essenciais para manter a saúde e a beleza durante o calor intenso.




Comente esta notícia