logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Saúde Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 16:31 - A | A

Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 16h:31 - A | A

Hidratação

Como se manter hidratado mesmo não gostando de tomar água

Nutricionista da dica de como se manter hidratado nesse verão mesmo não gostando de tomar água

A hidratação é fundamental para a saúde e o bem-estar, especialmente no verão, quando as temperaturas estão mais elevadas e o risco de desidratação é maior. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de água engarrafada do mundo, com um consumo per capita de 62 litros por ano. O estudo aponta que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância da hidratação para a saúde, e buscam opções de água que ofereçam benefícios adicionais, como sabor, funcionalidade e sustentabilidade. 

 

A pesquisa também revela que a pandemia de Covid-19 impactou o consumo de água engarrafada, levando a uma queda de 9% nas vendas em 2020, mas que a recuperação ocorreu em 2021, com um crescimento de 5%. Para evitar problemas, a nutricionista Caroline Medeiros, responsável técnica do ambulatório de nutrição da policlínica universitária do UNASP, recomenda beber a quantidade de água ideal para o peso corporal, que pode ser calculada multiplicando o peso por 35 ml. Ela também sugere ter uma garrafa de água sempre por perto, e variar o sabor da água com frutas, legumes, ervas e especiarias.

 

Apesar da importância e do aumento no consumo, muitas pessoas não gostam de beber água ou se esquecem de fazê-lo ao longo do dia. “Algumas pessoas não apreciam o gosto da água, e acabam não bebendo o suficiente. Uma forma de tornar o líquido mais atrativo é aromatizá-lo de forma natural, adicionando, por exemplo, um pedaço de fruta como limão, laranja, lima, maçã, legumes como pepino, especiarias como canela e ervas aromáticas como hortelã. Isso dá um toque de sabor e ainda fornece vitaminas e antioxidantes para o corpo”, explica a especialista.

 

Adquirir o hábito de beber água todos os dias e na quantidade ideal contribui para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de complicações e futuras doenças. “Nada substitui a água, e que se você possui alguma patologia como diabetes e hipertensão, deve procurar um especialista para te orientar. O importante é manter o equilíbrio e a qualidade da hidratação, e não apenas a quantidade. A água é essencial para a vida, e devemos valorizá-la e consumi-la com consciência e responsabilidade”, conclui Caroline.

 

Confira as dicas da nutricionista para se manter hidratado:

 

Aromatizar a água de forma natural: 

Utilizar a água com gás;

Consumir alimentos ricos em água, como frutas e verduras;

Consumir chás, desde que sem açúcar;

Aumentar o consumo de água de coco;

Vitamina de frutas com água ou leite;

Sucos naturais sem açúcar.

 

 

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 108 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e em Hortolândia. Para mais informações: https://www.unasp.br/

 




Comente esta notícia