Nesta sexta-feira (14), celebramos o Dia dos Animais, uma data para reconhecer e agradecer a presença dos companheiros fiéis como cães, gatos, entre outros. Os benefícios que os animais proporcionam aos seres humanos abrangem três pilares fundamentais: a melhoria da saúde mental, o aprimoramento da saúde física e a promoção de um bem-estar geral.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, a ligação entre humanos e cães, por exemplo, é muito especial e se destaca, à medida que impulsiona o aumento da autoestima e fortalece o sistema imunológico, contribuindo para a redução de patologias cardíacas.
A jornalista Hariane Fonseca vivencia diariamente o sentimento de amor pelos pets com seu cachorro, o Silvio Santos: “O Silvinho não é apenas meu animal de estimação, ele é parte da minha família. A cada retorno para casa, a alegria dele transforma qualquer cansaço em energia renovada. Ele me ensina todos os dias sobre lealdade e amor incondicional. Hoje, eu não consigo imaginar minha vida sem esse companheirinho!”.
Segundo Bez, a fidelidade e a entrega incondicional dos cães permitem melhorias significativas em casos de depressão e ansiedade, tornando-se aliados importantes nesses tratamentos.
É o caso da cantora e compositora Priscila Meireles, que acabou de lançar a canção “Não Falha Nunca” em todas as plataformas digitais. Para ela, a chegada de seu cachorro representou um divisor de águas: "O Joaquim surgiu em um período de muita vulnerabilidade, quando eu estava lutando contra um estresse pós-traumático. Ele surgiu como um presente inesperado, o meu parceiro o encontrou e, instantaneamente, soubemos que era parte da família. O Joaquim se tornou meu companheiro inseparável, um suporte emocional que me ajudou a superar a depressão, ele é maravilhoso", relata Priscila.
A proximidade e proteção dos cães contribuem para a redução do estresse, combatido também pela diminuição dos marcadores sanguíneos cardiológicos e pela redução da obesidade e patologias relacionadas.
Além dos benefícios psicológicos e emocionais, Alexander frisa que a interação com cães promove a evolução física. “Os passeios com os animais estimulam a saúde cardiovascular e fisiológica, proporcionando uma proteção emocional maior aos tutores”, finaliza o especialista.