Conviver e cuidar de quem sofre de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, pode ser angustiante e desafiador. Além de ter que conviver com um ente querido que não te reconhece mais, é preciso lidar com a dependência e cuidados especiais que vão sendo exigidos conforme o quadro demencial vai progredindo. Pensando nesse público que cresce na mesma proporção do aumento do número de idosos no país, a geriatra e clínica geral Márcia Umbelino acaba de lançar o “ABC do Alzheimer”, um manual em forma de curso online para dar o devido suporte e orientações para esses cuidadores. “O objetivo é informar e preparar os familiares e cuidadores, oferecendo as ferramentas necessárias para lidar com a complexidade da doença. Com clareza, é possível enfrentar os desafios e viver uma vida mais segura”, comenta a médica.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje mais de 1,7 milhão de brasileiros vivendo com demência - e os números tendem a ser subnotificados, segundo especialistas a realidade pode ser até 3 vezes maior - e, considerando que cada paciente pode ter até 3 cuidadores se revezando, estima-se que cerca de 6 milhões de brasileiros exercem esta função. Um outro estudo, feito pela Fundação Seade, em 2023, sobre cuidadores nos domicílios em São Paulo, 94% das pessoas com demência são assistidas em casa pelos seus familiares.
Esse cenário reflete uma realidade que afeta especialmente as mulheres, que constituem a maioria dos cuidadores informais. De acordo com o IBGE, em 2022, cerca de 2,5 milhões de mulheres deixaram de trabalhar fora de casa para se dedicarem ao cuidado de parentes e familiares. Uma função que exige uma carga mental e física significativa, além de envolver uma rotina exaustiva. No entanto, com as ferramentas e conhecimentos adequados, essas mulheres podem desenvolver habilidades de cuidado que vão facilitar o dia a dia e ajudá-las a alcançar um equilíbrio emocional.
Com essa perspectiva, Márcia Umbelino oferece um conteúdo com linguagem simples e didática, adaptado para o público leigo. “Estamos falando não só para profissionais, mas também para parentes e todos que lidam com pessoas próximas nessas condições. Aqueles que enfrentam diariamente a exaustão, a pressão emocional e a necessidade de constante adaptação às demandas dos pacientes”, ressalta Márcia Umbelino.
O curso oferece uma formação prática e acessível para todos, abordando as principais características do Alzheimer, sua progressão e a importância do apoio de profissionais de saúde. Os participantes aprenderão sobre alimentação, higiene, segurança e como lidar com as mudanças na rotina do paciente. “O curso visa melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto de quem cuida! O material conta com dicas importantes como administração dos medicamentos, orientação para uma comunicação eficaz com o paciente, dicas de atividades para acalmar ou estimular foco e concentração - dependendo da necessidade -, dicas para lidar com a síndrome do por do sol, evitar quedas, dentre outros tópicos que costumam gerar dúvidas e angústias”, explica a médica especialista em longevidade, acrescentando que os cuidadores são um importante elo entre médico e paciente no enfrentamento da evolução da doença.
O curso "ABC do Alzheimer: Do Amor aos Cuidados Práticos", está disponível na plataforma Hotmart, pelo valor de R$199,99, que pode ser parcelado. Todos os participantes receberão um certificado ao final do curso, comprovando o aprendizado sobre o cuidado e a compreensão da Doença de Alzheimer e terão acesso permanente ao material informativo para consultar sempre que sentir necessidade.
Para mais informações e inscrições, acesse o link https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hagsxd-abc-do-alzheimer-do-amor-aos-cuidados-praticos-4gdsi/L95727346F
Confira mais sobre o curso no vídeo da Dra. Márcia Umbelino, que detalha a importância da formação sobre Alzheimer para melhorar o cuidado e a qualidade de vida dos pacientes.
https://www.instagram.com/reel/DCE-cSZuaWa/?igsh=MTZ2d20ybnp5bjhwdQ==