logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Palavra de Profissional Domingo, 18 de Junho de 2023, 19:45 - A | A

Domingo, 18 de Junho de 2023, 19h:45 - A | A

Metas e resultados

Especialista aponta dicas de como ajustar métricas de vendas

Análise permite verificar desempenho mais efetivo da equipe, ajudando a alcançar melhores resultados comerciais

As métricas de vendas possuem um papel fundamental na avaliação e aprimoramento do desempenho de equipes comerciais. E para auxiliar os gestores nessa tarefa, o empresário especialista em tecnologia e marketing, Renato Torres, ressalta a importância de ajustar e analisar esses índices para que, eventualmente, as empresas conquistem seus objetivos de forma efetiva.

Atualmente, há diversas soluções disponíveis no mercado que ajudam a executar essa atividade. "As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) têm se destacado nesse aspecto, permitindo o registro e acompanhamento das atividades e resultados comerciais. Além disso, existem plataformas de análise de dados e business intelligence que auxiliam na interpretação e visualização das informações, possibilitando uma verificação mais aprofundada das métricas", pontua Torres.

Entre as soluções populares no mercado destacam-se plataformas como Salesforce, HubSpot, Pipedrive e Zoho CRM, que oferecem recursos avançados. Essas ferramentas permitem acesso em tempo real, para que ocorra o monitoramento tanto individual e da equipe, e assim identificar oportunidades de melhoria apontando para decisões embasadas em informações precisas.

Além da escolha adequada das ferramentas, é fundamental definir as métricas relevantes para cada negócio e alinhar esses indicadores aos objetivos estratégicos da empresa. "Cada organização possui particularidades e necessidades específicas. Portanto, é necessário selecionar os parâmetros que realmente importam para o sucesso do negócio, sendo que entre os mais comuns estão o volume de vendas, taxa de conversão, ticket médio, ciclo de vendas e taxa de churn", explica o especialista em marketing.

No entanto, realizar apenas uma análise não é o suficiente. É essencial que os gestores saibam como reverter um cenário em que os resultados obtidos estão abaixo do esperado. "Caso isso aconteça, é fundamental investigar as causas e implementar ações corretivas, e isso inclui treinamento da equipe, revisão de processos, ajustes nas estratégias de vendas ou até mesmo a redefinição das metas", alerta.

Vale destacar que tanto os ajustes quanto as análises são processos contínuos e fundamentais para o sucesso das equipes comerciais. “Com a tecnologia adequadaa e o acompanhamento constante, os gestores podem tomar decisões mais embasadas e orientar suas equipes na direção certa, impulsionando o desempenho e os resultados das vendas”, finaliza.

Divulgação

4B271DB4-1CC8-4EA1-BF23-B1AD8B824A55.jpeg

 

Renato Torres é empresário e especialista em tecnologia e marketing. Atua há mais de dez anos  no desenvolvimento de negócios online e de tecnologia, sempre com foco no crescimento acelerado através de automações e processos de venda em alta escala. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/orenatotorres/ 




Comente esta notícia