logomarca
Cuiabá, 14 de Julho de 2024.

Palavra de Profissional Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024, 18:08 - A | A

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024, 18h:08 - A | A

IA

A influência da inteligência artificial no mercado de trabalho

As empresas estão se adaptando cada vez mais à IA e a tendência é que trabalhos manuais sejam substituídos

Divulgação

75EDB3E4-3EB3-44FF-B46B-0C6920A44904.jpeg

 


A influência da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem moldado a dinâmica profissional em diversas áreas. Ao longo dos anos, testemunhamos a evolução tecnológica, desde a digitalização de documentos até a era do big data. Guilherme Seabra, especialista em Tecnologia da Informação, esclarece que a IA não apenas acessa dados, mas também gera conteúdo valioso para organizações, impulsionando a eficiência e a inovação.

A chegada da inteligência artificial, especialmente a IA generativa tem deixado sua marca em diversos setores. Desenvolvedores utilizam IA para gerar código, enquanto profissionais de marketing exploram suas capacidades na criação de campanhas inovadoras. Da tecnologia ao setor de pessoas, a inteligência artificial generativa oferece oportunidades de cocriação, beneficiando amplamente os campos ligados à tecnologia”, relata o especialista.

As empresas estão se adaptando rapidamente com as inteligências artificiais, utilizando-as cada vez mais na rotina de trabalho. Guilherme explica que os Departamentos de Tecnologia da Informação integram IA em interfaces de desenvolvimento, enquanto setores de negócios aproveitam personas criadas por IA para solucionar problemas gerenciais. Ferramentas de chat com IA e treinamentos personalizados de modelos tornam-se práticas comuns, ajustando-se aos padrões internos das organizações.

Os benefícios da IA refletem em funcionários mais produtivos e criativos, com maior capacidade de resolução de problemas. Entretanto, a qualidade dos dados de pesquisa torna-se crucial para extrair o máximo dessas ferramentas. “É essencial que as pessoas preparem perguntas de alta qualidade para obter resultados significativos”, afirma.

Apesar das diversas vantagens, empregos manuais e repetitivos, desde a agropecuária até tarefas de escritório, estão se tornando cada vez mais substituíveis pela IA.  “Com isso, novas oportunidades de emprego surgem, especialmente nas áreas de manutenção de IA, segurança cibernética e inovação”, alega Seabra.

É importante ressaltar que diante das inovações, adaptar-se a um mundo cada vez mais tecnológico é crucial. “A IA não busca diminuir áreas de trabalho, mas otimizar fluxos para que os humanos possam ser mais produtivos e inovadores em diversas áreas”, defende.

A revolução da IA está redefinindo não apenas o mercado de trabalho, mas também a forma como as organizações adotam a tecnologia na rotina de trabalho”, finaliza Guilherme.

 

Fonte:

Guilherme Seabra | Seabra Consulting e PrimeCode

Empresário no ramo de TI, engenheiro de software e palestrante.

@guilhermeseabram




Comente esta notícia