logomarca
Cuiabá, 18 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 23:23 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 23h:23 - A | A

Vida plena

Uma vida próspera, significativa e feliz: psicóloga, empresária, mãe e Luciana Barbosa lança obra que auxilia a viver de forma leve e autêntica

Divulgação

IMG_0802.jpeg

 


Publicado pela Editora Paraquedas, obra problematiza e repensa a ideia contemporânea de "normalidade"; autora instiga uma reflexão sobre a ansiedade e a depressão persistentes como experiências normais e inevitáveis, e o que é realmente importante e tem significado para cada um. 

"A nossa vida é uma coletânea de histórias, experiências, conexões, encontros, despedidas, dores, alegrias, escolhas, renúncias e aprendizados. A vida é uma narrativa viva, por isso requer movimento. E ao estar em movimento, percebemos que a vida é transitória." 

(Trecho do livro)

 

Aos 51 anos, empresária, psicóloga, palestrante, mãe de 5 filhos e ex-atleta Luciana Barbosa (@eu.lucianabarbosa) já colecionava muitas conquistas e aprendizados valiosos sobre a vida. Com o final da pandemia, ela se incomodou com o fato de ser considerado "normal" socialmente estar ansioso ou deprimido de forma constante. Com essa indignação, ela então sentiu a necessidade de passar seus conhecimentos e práticas adiante, algo que só conseguiu concretizar com a escrita e a publicação do livro "O que você quer de verdade? Aprenda a escolher o caminho do não sofrimento e construa uma jornada próspera, significativa e feliz" (Editora Paraquedas, 191 pág). O evento de lançamento acontece no dia 26 de março, às 19h, na Livraria da Travessa (CASAPARK SGCV/Sul Lote 22 - 4A) em Brasília/DF.

Na obra, Luciana propõe reflexões contrárias à normalização dos sofrimentos e mostra que existem outras maneiras de viver as experiências e responder a elas com mais leveza, autenticidade e significado. Ao longo dos nove capítulos que compõem o livro, são abordados assuntos como identidade, transitoriedade e a construção de uma narrativa pessoal. 

“A ideia do livro veio como uma ferramenta para alcançar mais pessoas, levando até elas ideias para que saiam de dentro das caixas que criaram para si”, detalha a autora. “Trago novas distinções, outras formas de ver e pensar. Ampliar o olhar, trazer consciência e luz ao que realmente importa e tem valor. E isso é algo único e pessoal, precisa ser desvendado por cada um.”

Como o nosso modelo mental influencia nas nossas escolhas e consequentemente nos nossos resultados? Qual é a importância de ter consciência do que queremos e das histórias que escolhemos contar? São alguns questionamentos feitos pela obra, que também aborda temas como o poder das perguntas e da presença, a transitoriedade da vida, além dos sentimentos como fonte de informação e a importância de saber o que se quer.

A obra também se destaca pelo embasamento da autora, que traz uma pluralidade de referências, que vão de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) a escritores como Lewis Carroll. Além disso, "O que você quer de verdade?" traz histórias que a própria autora viveu, como as inesperadas mudanças indesejadas e a sua jornada pelo Caminho Francês até Santiago de Compostela, que ela se desafiou a fazer sozinha aos 50 anos.

O processo de criação do livro foi encarado como um desafio por Luciana. Recém-chegada ao universo das letras, ela comenta que nunca tinha escrito, mas que a ideia do livro veio à ela como "uma ferramenta que poderá potencializar" a concretização de uma missão pessoal. A publicação de "O que você quer de verdade?" foi uma experiência transformadora, que marcou a transição entre um ciclo pessoal e outro. A autora conta também que pretende continuar escrevendo após o lançamento da obra. 

 

Palestrante, empresária, psicóloga, mãe e ex-atleta: Luciana Barbosa por trás da autora

Luciana Barbosa nasceu no Rio de Janeiro, mas, atualmente, vive em Brasília, capital federal. É mãe de 5 filhos. Quando criança, mudou-se com frequência, tendo morado na República Dominicana durante parte de sua adolescência. É formada em Psicologia e nas técnicas Breathwork e EFT (Emotional Freedom Technique).

Além disso, tem uma longa trajetória como empresária, sendo atualmente sócia conselheira do Grupo AYO (tecnologia) e da rede Tio Gu Creperia (alimentação). É voluntária nos movimentos do Grupo Mulheres do Brasil e Junior Achievement, onde fomenta o empreendedorismo. 

Foi atleta de alta performance como nadadora, conquistando, aos 17 anos, em 1989, o título de campeã brasileira na competição de 200m nado-peito do Centro-Oeste. Seu recorde foi batido somente 32 anos depois, em 2001. 

Em 2023, realizou um desafio pessoal de seguir sozinha pelo Caminho Francês até Santiago de Compostela, concluindo em 34 dias os 800km. No mesmo ano, escreveu seu livro de estreia, "O que você quer de verdade", um divisor de águas em sua vida.

Divulgação

IMG_0801.png

 

“Poder olhar para trás, rever os fatos da minha vida e as histórias que criei ao redor delas, as escolhas que fiz, aprendizados, dores, alegrias, fracassos e sucessos me fizeram crescer como ser humano. Perceber como conto as minhas histórias e o que preciso fazer diferente para alcançar os próximos níveis de evolução e resultados que busco, foi um grande presente”, conclui Luciana.




Comente esta notícia