Em Flowers, hit vencedor do Grammy, a cantora estadunidense Miley Cyrus avisa que toda mulher pode se presentear com flores, um gesto que representa empoderamento e autoestima. Homenagem costumeira no Dia Internacional da Mulher, rosas e orquídeas são um agrado bem-vindo, porém um tanto distantes do objetivo central da data, destinada a celebrar conquistas e lutas femininas. Neste 8 de março, que tal trocar os buquês por livros, por exemplo?
Como sugestão de presente para este dia, segue uma seleção leituras para inspirar mulheres. Além de temas tradicionalmente associados a este universo, como casamento e maternidade, há discussões sobre filosofia, economia e inteligência artificial, histórias de superação e de paixão, biografias de ícones femininos, entre outros. Mais do que flores, este é um ramalhete colorido com múltiplas nuances do significado de ser mulher.
E você? Trocaria flores por quais destas experiências literárias?
Analisar a economia pela ótica feminista
Mãe das invenções – Como boas ideias são ignoradas numa economia construída para os homens? Neste livro, a também autora de O lado invisível da economia resgata invenções que foram diretamente influenciadas pela noção do feminino e do masculino, e discute a importância do gênero e como este impacta a relação com as invenções em si, com o corpo e a tecnologia. A autora mostra, ainda, que a engenhosidade e a inteligência das mulheres são sinônimos de salvação. (Autora: Katrine Marçal | Editora: Alaúde | Onde encontrar: Amazon)
Conectar-se a uma cultura diferente
Amarras do Destino – No coração agitado da floresta nasce uma amizade improvável entre Lunna, uma menina curiosa e determinada, e Poti, um jovem indígena que tem uma conexão profunda com as suas raízes ancestrais. À medida que os anos passam, a inocente amizade se transforma em amor. Esta emocionante jornada de amor e autodescoberta que transcende barreiras culturais e temporais compõe o primeiro volume de uma duologia. (Autora: Mary Cristiane | Onde encontrar: Amazon)
Acompanhar a transição de menina a mulher
Mulherzinhas – Um clássico que se desenrola no auge da Guerra Civil Americana, com o foco na jornada de autodescoberta das quatro filhas do senhor March. Meg sonha com um casamento ideal, Beth se dedica ao lar, Amy busca riqueza e status, enquanto a audaciosa Jo almeja ser uma escritora. Nesta narrativa, as jovens protagonistas enfrentam desafios econômicos e sociais, enquanto exploram temas feministas, virtudes, igualdade de gênero e realização pessoal. (Autora: Louisa May Alcott | Editora: Via Leitura | Onde encontrar: Amazon)
Inspirar-se em uma grande escritora
A medida da vida – Guiado pelos escritos deixados pela própria Virginia Woolf — principalmente diários e cartas —, o autor apresenta uma biografia ousada. O livro concentra-se nos últimos dez anos da vida da renomada escritora e destaca a participação dela nos acontecimentos políticos da época, a revolta com a discriminação das mulheres e interação com os amigos que formavam o Círculo de Bloomsbury. (Autora: Herbert Marder | Editora: Tordesilhas | Onde encontrar: Amazon)
Suspirar por um romance
O dia em que te amei - Com uma protagonista feminina forte e à frente do seu tempo, este romance de época é capaz de empoderar outras mulheres! Obra de abertura da trilogia “Deusas de Londres”, aborda a história de Helena e George, personagens em busca de vingança. Enquanto ele a escolhe para afrontar a família, ela faz questão de destruir a reputação do respeitável duque. Será que pode existir amor em meio a tanto ódio? (Autora: Paula Toyneti Benalia | Editora: The Gift Box | Onde encontrar: Amazon)
Reescrever a própria história
Amor errado - Este livro é para todas as mulheres quem amam enredos emocionantes e inspiradores. Mia é a protagonista deste romance em que a tristeza deixara marcas profundas que o tempo nunca fora capaz de apagar. Fugir da dor passou a ser a melhor opção para aplacar a culpa que sentia. Para tentar afastar este sentimento, ela enfrenta um passado não resolvido que retorna, exigindo uma segunda chance. Em meio a emoções complexas, Mia percebe que encontrar equilíbrio entre certo e errado pode ser a única solução para reescrever sua história de amor. (Autora: Cristina Valori | Editora: Qualis | Onde encontrar: Amazon)
Empreender como um ícone da moda
Do Sertão a Hollywood: a história de glamour, empreendedorismo e inclusão social de Martha Medeiros, a estilista que levou a renda brasileira ao tapete vermelho - Antes de ganhar o mundo pelas criações desfiladas no tapete vermelho por estrelas como Sofía Vergara, Beyoncé, Ivete Sangalo e Xuxa, a alagoana Martha Medeiros foi vendedora de artesanato, sacoleira, bancária e muambeira. Essa é a história de empreendedorismo, inclusão social e glamour tecida pelas mãos calejadas de rendeiras e de uma estilista que criou uma marca genuinamente brasileira e ganhou o mundo. (Autora: Eliane Trindade | Editora: Matrix Editora | Onde encontrar: Amazon)
Ressignificar a vida após o luto
O pequeno grande Caio - Este é um livro sobre a luta de uma mãe para garantir o bem-estar e a felicidade do filho com uma doença rara, degenerativa e sem cura. Após Caio ser diagnosticado com leucodistrofia metacromática, Clésia precisou ressignificar o cotidiano para enfrentar a dor de descobrir que o menino não teria muito tempo de vida. Além de narrar o processo de enlutamento e os momentos difíceis causados pela condição, a obra também ressalta a importância do amor e da resiliência para transformar o sofrimento em uma celebração da vida. (Autora: Clésia da Silva Mendes Zapelini | Onde encontrar: Amazon)
Desenvolver habilidades para o futuro
Liderando o Futuro - Futurismo, tendências, inovação, agilidade e pensamento crítico compõem a espinha dorsal cuidadosamente estruturada por Martha Gabriel neste que é seu mais novo livro. Ela conduz a leitora no desenvolvimento das habilidades necessárias para traçar estratégias inovadoras e ágeis, com visão e insights para conseguir não apenas enfrentar o futuro incerto e complexo, mas também prosperar com ele. (Autora: Martha Gabriel | Editora: DVS Editora | Onde encontrar: Amazon)
Conhecer-se por meio da sabedoria milenar
Simbolismos no Tarô Egípcio - A filósofa Ana Beatriz Pignataro conduz a uma jornada profunda de compreensão sobre o eu e os caminhos de evolução. Ao explorar os mistérios de cinco dos maiores arcanos do tarô egípcio, a autora revela conexões surpreendentes com a vida cotidiana. A obra possibilita compreender a importância dos desafios e adversidades para o desenvolvimento da sabedoria, o desapego como sinal de maturidade e a tomada de decisões de forma coerente com o propósito de vida. (Autora: Ana Beatriz Pignataro | Editora: Hanoi Editora | Onde encontrar: Amazon)