logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 14:24 - A | A

Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 14h:24 - A | A

Por Elas Para Elas

Programa de mentoria impulsiona desenvolvimento de lideranças femininas

handler.png

 

Promover a diversidade e a liderança feminina em cargos estratégicos e de tomada de decisão. Esse é o foco da multinacional francesa Saint-Gobain em seus programas de mentoria de carreira. No Brasil, a iniciativa direcionada exclusivamente para suas colaboradoras mulheres é celebrada pelos bons resultados. A iniciativa já capacitou 50 participantes, e mais da metade delas conquistou movimentações ou promoções dentro da empresa.

handler.jpg

 

Para Marianne Fabrício, 29 anos, a transição para um cargo internacional chegou no meio do programa. Hoje já bem adaptada à nova rotina na França, a gerente de Performance Industrial da Sekurit Internacional acredita que a experiência foi fundamental para a tão sonhada promoção. “O que mais me marcou foi a confiança que eu me permiti ter, no programa e em meu mentor. Saber que pessoas mais experientes e em cargos mais altos passam, ou já passaram, pelas mesmas frustrações deixa o ambiente de trabalho mais humano e nos prepara para gerir melhor as situações”, conta.

O mentor se tornou um grande amigo, e foi fundamental em seu processo de mudança de país. “Quando recebi o convite, contei logo para ele, quis ouvir sua opinião. Tenho hoje mais confiança em mim mesma e sei que sou um ser humano em construção para o resto da vida”.

Juliana Mirkhan, Gerente Sênior Business Partner da Saint-Gobain Produtos para Construção e mentora do programa, conta que é uma experiência significativa poder dividir sua trajetória de carreira, além de aprender muito com a troca. “O principal desafio foi tomar o cuidado de não interferir nas escolhas da mentorada. Sempre que compartilhava minhas experiências, deixava claro que ela deveria absorver apenas o que fazia sentido para ela e tomar suas próprias decisões”.

 

Desenvolvimento de lideranças

Assim como o mentor de Marianne, todos os 39 orientadores voluntários são líderes experientes da Saint-Gobain, com ampla bagagem em gestão e orientados a proporcionar às mentoradas um espaço aberto e dinâmico para que possam, de fato, aprimorar suas competências profissionais e pessoais. O programa é direcionado para colaboradoras com potencial de liderança a curto prazo ou em posição inicial de gestão, selecionadas com base em avaliações de potencial e desempenho. Cada edição dura entre seis meses e um ano, com sessões de mentorias individuais e treinamentos para desenvolvimento de soft skills, rodas de conversa com alta gestão e diversas outras atividades.

Investir em iniciativas que impulsionam a progressão de carreira de mulheres é essencial para que as organizações tenham maior equilíbrio de gênero em posições de liderança. “O programa é ainda mais especial por ser 100% feito por mulheres mentoras que já alcançaram posições de liderança, trazendo inspiração e exemplo de casos reais às participantes”, complementa Mirkhan.

Segundo Claudia Ramos, Diretora Executiva de RH Brasil da Saint-Gobain, os programas de mentoria visam criar um ambiente de evolução profissional e pessoal, capacitando as colaboradoras com habilidades de gestão essenciais, enquanto impulsiona sua jornada rumo à liderança. Ao mesmo tempo, cria uma via de mão dupla, fomentando uma cultura de troca, apoio mútuo e crescimento contínuo.

“Ao capacitar as mulheres dentro da organização, a empresa está investindo não apenas em seu sucesso individual, mas também no sucesso sustentável de suas equipes e no alcance de seus objetivos estratégicos de diversidade e inclusão, com este desenho de uma liderança mais diversificada e representativa”, explica Claudia

 

Representatividade

Para Suélen Carneiro, 29 anos, o convite para participar do programa em 2022 veio quando ela ainda ocupava o cargo de analista de WCM (World Class Manufacturing). “E foi muito gratificante ver que a empresa estava investindo em mim como profissional e como mulher, inserida num ambiente fabril majoritariamente masculino”.

Com a mentoria, adquiriu autoconhecimento, maturidade e mais segurança. Aprendeu a planejar seu futuro, definindo metas e objetivos para cada etapa, e assumiu o comando de seu próprio desenvolvimento. “Um ano após do início do programa, assumi a posição de Supervisora, e seis meses depois, a posição de Coordenadora, onde estou hoje. A participação no programa e o apoio que recebi da minha mentora foram primordiais para o meu desenvolvimento e alçar a posição de liderança que eu tanto desejava”, conta.

 

 

Autoconfiança

“Alcançar o próximo passo na carreira” foi também o resultado colhido pela Amanda Reis, de 32 anos. Além de um cargo sênior, a analista de Recrutamento e Seleção da Tekbond conquistou mais segurança em si mesma, com reflexos positivos em seu trabalho e no relacionamento com outros profissionais da empresa. “Já me senti feliz e motivada desde o convite para participar do programa. Tive a oportunidade de sair da minha zona de conforto, de ter o olhar de um gestor de outra área e de participar de discussões e pontos de vista que não faziam parte do meu dia a dia”, conta.

Ela lembra que no início do programa, as participantes mapearam os principais pontos que tinham vontade de desenvolver em si mesmas. Para Amanda, uma das prioridades era trabalhar em sua falta de segurança. “Durante a mentoria, me inscrevi para um programa de inovação na empresa e tive que gravar um conteúdo apresentando a proposta. Meu mentor me acompanhou até a área de Artes da empresa para buscarmos um feedback profissional de um videomaker”.

 

Sobre a Saint Gobain

Líder global em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. Suas soluções integradas para a reforma, construção leve e descarbonização da construção e da indústria, são desenvolvidas por meio de um processo de inovação contínua e promovem sustentabilidade e performance. O compromisso do Grupo é guiado pelo seu propósito, “Making the World a Better Home”.

No mundo todo, somamos €47.9 bilhões em vendas em 2023, contamos com mais de 160 mil colaboradores em 76 países e temos como compromisso alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050.

No Brasil, contamos com 58 fábricas, 51 centros de distribuição, 2 mineradoras, 67 lojas, 8 escritórios, 1 centro de pesquisa e desenvolvimento e mais de 11 mil colaboradores.

 

 




Comente esta notícia