logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 15:53 - A | A

Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 15h:53 - A | A

nova integrante

Profª. Dra. Angelita Habr-Gama é empossada membro da Academia Paulista de Letras

reprodução internet

titulo

 

Uma das cientistas mais premiadas do país, a cirurgiã coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama, é empossada membro da Academia Paulista de Letras (APL), em sucessão ao jurista José Gregori, falecido no ano passado. O posto também já foi ocupado por Luis Gonzaga Pinto da Gama, considerado o patrono da abolição no Brasil.

A cerimônia de posse acontece amanhã (21/3), às 18h, na sede da APL. Fundada em 1909, conta com 40 acadêmicos e, deste total, além da médica outras cinco mulheres pertencem atualmente à Academia: Betty Milan (escritora e psicanalista), Djamila Ribeiro (escritora, professora e ativista social), Maria Adelaide Amaral (escritora e novelista), Ruth Rocha (escritora) e Mary del Priore (historiadora).

A Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama, é professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da ciência no mundo. No final do ano passado, a especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi a primeira cirurgiã latino-americana a receber a medalha Bigelow, oferecida pela Sociedade de Cirurgia de Boston (EUA). Em seis décadas de dedicação à medicina, já publicou mais de 260 artigos científicos em revistas indexadas na base de estudos PubMed. Dentre as principais contribuições aos pacientes com câncer de colón e reto, merece destaque a estratégia “Watch and Wait, método idealizado e proposto pela Prof.ª Dra. Angelita Gama, em 1991.

De acordo com a cirurgiã, ser nomeada membro da Academia Paulista de Letras e ocupar a cadeira 15, despertou um sentimento de orgulho, valorização, honra, alegria e muita gratidão. A APL é a casa que congrega seletos intelectuais brasileiros. “Fiquei surpresa com o convite para fazer parte da APL que congrega 40 seletos acadêmicos, que são personalidades importantes ligadas a arte, cultura, política e à medicina, onde o saber se renova e é difundido, contribuindo para o engrandecimento de São Paulo e do Brasil. Tenho vocação para ensinar e procuro compartilhar os meus conhecimentos com os meus pacientes e amigos, além de ter uma equipe de colaboradores excelentes que trabalham comigo há muitos anos. O convívio com jovens nos torna melhores profissionais e nos reconduz ao estudo”, esclarece a Prof.ª Dra. Angelita Habr-Gama.

 

Serviço:

Cerimônia de posse da Prof. Dra. Angelita Habr-Gama na Academia Paulista de Letras

Data: 21/3/24

Horário: 18h

Local: Academia Paulista de Letras - Largo do Arouche, 312 - São Paulo

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Com 126 anos de história, oferece aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos e uma das mais qualificadas assistências do país. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

 

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Link




Comente esta notícia