logomarca
Cuiabá, 27 de Março de 2025.

Mulher em Destaque Domingo, 02 de Fevereiro de 2025, 13:55 - A | A

Domingo, 02 de Fevereiro de 2025, 13h:55 - A | A

Empoderamento feminino

Mulheres empoderadas: Encontro de Lideranças na Chapada dos Guimarães

Divulgação

627772a9-c666-478c-9a31-599318e11e66.jpeg

 

Na vibrante atmosfera da Chapada dos Guimarães, ocorreu próximo ao final de semana, o Encontro de Lideranças Femininas, promovido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Chapada, que abriu o calendário de eventos da organização. Foi um encontro de mulheres inspiradoras, que representam vários segmentos. Unidas em um espaço de troca de experiências e fortalecimento de laços compartilharam suas trajetórias e desafios, destacando a relevância da união e do apoio mútuo entre as participantes.

O evento não apenas celebrou o poder feminino, mas também trouxe à tona a importância de iniciativas que promovem o empreendedorismo e a liderança feminina em diversas esferas da sociedade. A anfitriã, Jurema Lara, presidente da BPW Chapada, falou da relevância da instituição, especialmente devido à predominância feminina no comércio local. Mostrou-se também preocupada com o futuro, ao dizer: "Observamos que muitas meninas em Chapada estão abandonando a escola. Um dos nossos projetos será o 'Mulheres Aprendizes', que visa estabelecer parcerias com empresas para oferecer formação técnica e financeira."

Divulgação

16501edd-d28d-4315-ae4a-762a87fea136.jpeg

Jurema Lara, presidente da BPW Chapada


Jurema fez questão de enfatizar as pessoas que estiveram lado a lado para o evento acontecer. Citou a coordenadora de projetos, Cláudia Borges, e a imprensa local, representada por Katiana Pereira, do Alô Chapada, jornalista que conduziu a programação, transmitida ao ao vivo pela TV Ecovale, canal 13.1, e pelo YouTube.
Katiana fez uma explanação, na abertura, sobre a rede BPW que é a sigla de Business Professional Women, que significa Mulheres de Negócios e Profissionais. Organização não governamental - ONG Feminina sem fins lucrativos, apartidária e não assistencial, fundada em 1930, em Genebra, na Suíça, pela Dra. Lena Madesin Phillips. Atualmente, a organização está presente em mais de 100 países e tem como objetivo: Promover o empreendedorismo, capacitar lideranças e implementar projetos de responsabilidade social para fortalecer a comunidade local e estimular a inserção das mulheres no cenário econômico, político e social", explicou

Divulgação

11fbdbbc-ae6f-484d-ac69-ae25398573f8.jpeg

 

Participantes convidadas

A Primeira Dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello, é uma das grandes entusiastas da BPW Chapada e destacou na oportunidade ser "este evento representa um importante marco para nossa sociedade. Como primeira dama, busco apoiar a Secretaria de Assistência Social e incentivar as mulheres em situação de vulnerabilidade a se engajarem no empreendedorismo. A prefeitura, em colaboração com o governo estadual, já realiza cursos e, neste ano, planejamos expandir projetos através do Desenvolve MT. Também estamos comprometidos em apoiar o comércio local feminino, buscando soluções para questões que afetam diretamente os comerciantes da cidade."

Rubia Ranzini, presidente da BPW Cuiabá, destacou a trajetória da organização: "Com 23 anos de atuação, desde sua fundação pela jornalista Sueli Batista, estamos dedicados a desenvolver projetos voltados para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, e ainda ações de saúde, como o 'Doando Vidas', em parceria com o Hemocentro, que promove doações de sangue, órgãos e leite materno."

Claudia Magnânimo, presidente da BPW Várzea Grande, relatou sua experiência de seis anos na organização: "Estamos fortemente engajados em ações sociais, realizando palestras em escolas sobre assédio e oferecendo terapias com barras de access, além de diversos outros projetos que visam melhorar a vida de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade."

Mirian Lesão Dumont, representante da obra social Seara de Luz, compartilhou a importância do apoio da BPW: "A Seara de Luz, iniciada por Elione, começou com orientações básicas e hoje conta com uma creche, além de projetos que valorizam o ser humano e oferecem oportunidades para empreendedores."

Katia Arruda, do Movimento Mulher Potência, falou sobre sua trajetória: "O Movimento nasceu de uma dor pessoal. Após ser demitida, decidi me reerguer e busquei me tornar palestrante. Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, hoje temos um movimento que empodera mulheres e promove eventos significativos."

Mariza Bazo, Presidente do Conselho da Mulher Empresária-CME que faz parte da Associação Comercial de Cuiabá, instituição que tem mais de 100 anos de história, fechou o evento. Ela destacou que a instituição no último ano criou o CME fundamental para incrementar as ações do empreendedorismo feminino, impulsionando os negócios das empresas associadas. Mariza foi presidente da BPW Cuiabá e vice-presidente da BpW Brasil, tendo uma história muito forte no desenvolvimento feminino. Inclusive foi uma das criadoras do Portal Rosa Choque, veiculo de comunicação que foi o primeiro a entrar na internet em Mato Grosso.

Ao final do evento as participantes confraternizaram no local, o aconchegante Empório Guimaraes.

Siga a página da BPW Chapada dos Guimarães: @bpwchapadadosguimaraes.

 

Matéria patrocinada por:

https://eletrofios.com.br

IMG_5136.png

 


VÍDEO



Comente esta notícia