Na última quinta-feira (03), na reta final da campanha para as eleições proporcionais, a deputada Gisela Simona, que também preside o União Brasil em Cuiabá, reafirmou que o partido pretende manter o mesmo número de vereadores que atualmente ocupa na Câmara. A legenda conta hoje com 28 candidatos, sendo que quatro deles - Michelly Alencar, Cezinha Nascimento, Dilemário Alencar e Dr. Luiz Fernando - buscam a reeleição.
Durante sua participação no programa Roda de Entrevista, transmitido pela TV Mais, afiliada à TV Cultura, a parlamentar destacou sua expectativa de aumento na representatividade feminina nas Câmaras de Vereadores. Gisela mencionou que, embora seu desejo fosse ver 14 mulheres entre os 27 novos vereadores eleitos em Cuiabá, sabe que isso pode não acontecer, mas mantém a esperança de que a participação feminina aumente.
Ela também celebrou o crescimento do engajamento feminino nas eleições deste ano, citando o exemplo de Diamantino, onde 70% das candidaturas são compostas por mulheres, superando a exigência legal de 30%. "Esse aumento da participação feminina é uma grande vitória, especialmente porque mais mulheres querem votar em outras mulheres", afirmou.
No entanto, Gisela também criticou a prática de alguns partidos que colocam mulheres nas candidaturas apenas para cumprir a cota mínima exigida. Ela destacou a necessidade de mudanças nas regras eleitorais para garantir uma participação mais efetiva e justa das mulheres, tanto em termos de candidaturas quanto no acesso aos recursos partidários.
Candidaturas femininas em Mato Grosso
No estado de Mato Grosso, 35% dos pedidos de candidaturas para as eleições municipais de 2024 foram feitos por mulheres, totalizando 3.783 candidatas. Apesar de representar uma parcela significativa, o número ainda é considerado baixo em relação ao eleitorado feminino, que corresponde a 51% dos eleitores no estado.
A maioria das candidatas tem entre 40 e 44 anos (661), seguida pelas faixas etárias de 45 a 49 anos (618) e de 50 a 54 anos (606). Um dado que chama a atenção é que, na faixa etária de 35 a 39 anos, há apenas 516 mulheres candidatas, enquanto os homens somam 849.