logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Terça-feira, 12 de Março de 2024, 22:25 - A | A

Terça-feira, 12 de Março de 2024, 22h:25 - A | A

Empoderadas

Elas na liderança: iniciativa da FCamara fomenta carreiras femininas e estimula cultura de capacitação

Programa de mentoria, criado pela multinacional brasileira, terá a primeira edição destinada a capacitar mulheres no ambiente corporativo

Divulgação

IMG_9004.jpeg

 


Apesar dos avanços, a equidade de gênero ainda é um desafio para o mercado de trabalho. Quando a temática é ampliada aos cargos de alta liderança, essa questão caminha a passos ainda mais lentos. Segundo o 9º relatório anual Mulheres no Local de Trabalho, realizado pela McKinsey, a participação feminina em cargos executivos no mundo cresceu de 17% para 28% desde 2015. 

Já quando falamos em programas de desenvolvimento, o estudo global The Gender Gap At the Top revela que apenas 28% das mulheres participaram de alguma iniciativa em um período de dois anos, contra 53% dos homens. 

Podem ainda não ser ideais, mas esses resultados já refletem uma mudança de mindset das companhias na resolução do problema, e muitas delas já investem em ações internas para fomentar a liderança feminina no ambiente corporativo. A multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, tem feito a diferença quando o assunto é diversidade — o compromisso rendeu à organização o selo Great Place to Work (GPTW), certificado que reconhece as melhores companhias para se trabalhar.

 

A partir de março, o grupo realizará o FC Mentoring, programa exclusivo de mentoria interna, em que os #SanguesLaranja — como são chamados os profissionais da empresa — terão a oportunidade de receber mentoria individual. A primeira edição, intitulada "FC Mentoring: Women Edition", será voltada para capacitar e desenvolver profissionalmente a carreira das mulheres de todo o ecossistema, com o objetivo de prepará-las para futuramente assumirem papeis de liderança na empresa, fomentando a representatividade. 

 

Segundo Michelle Lopes, gerente de Employee Experience da multinacional, a iniciativa reafirma o compromisso com o desafio de incluir mulheres em todas as esferas do mercado. “Nós consideramos fundamental construir ambientes onde as pessoas possam ser verdadeiramente quem são e possam atingir seus objetivos de carreira. Reconhecemos a importância de olhar para nossos processos e pessoas para garantir que as posições sejam acessíveis a todos. Hoje temos mulheres em quase todas as camadas de liderança e acreditamos que podemos promover ainda mais a presença feminina por aqui. Esta edição do programa de mentoria vai nos ajudar a prepará-las para assumirem mais papeis de liderança. Além disso, esse projeto vem de encontro ao nosso objetivo de promover mudanças estruturais, que propaguem boas práticas no mercado. Sabendo que mulheres têm menos mentoria do que homens, buscamos realizar uma ação afirmativa que se tornasse uma referência em nosso ecossistema, enquanto apoia individualmente as mulheres interessadas no programa”, conta.

 

A primeira edição do FC Mentoring deve durar três meses, proporcionando apoio ao desenvolvimento feminino e reforçando a cultura de equidade na organização. Um dos diferenciais do projeto é que o mentor será o próprio fundador e CEO da FCamara, Fábio Câmara, que ficará responsável pelo feedback e direcionamento às participantes, que poderão refletir sobre suas habilidades e valores pessoais. Até maio, serão cinco encontros com duração de uma hora, além de um coletivo que servirá como troca de ideias. 

 

Fábio tem a formação como um valor pessoal, além de muita expertise em liderança. "Por acreditarmos na formação e no crescimento colaborativo, investimos na evolução de cada #SangueLaranja. Nessa ação, voltada para as mulheres do grupo, me sinto duplamente responsabilizado por mentorá-las e acompanhar pessoalmente todo o processo. A representatividade feminina na nossa empresa tem sido cada vez mais importante para reforçarmos nosso compromisso com a equidade de gênero, uma vez que acreditamos muito em todo e qualquer processo de inclusão. Para nós, a diversidade está em nossos valores e gera inovação, que faz parte do core da FCamara", afirma o fundador.

 

O programa de mentoria é uma iniciativa do time de Treinamento e Desenvolvimento da FCamara. O conteúdo estará disponível online e será personalizado conforme cada a jornada de cada participante. “Por meio do programa, as pessoas conseguem ampliar seus conhecimentos, habilidades e perspectivas. Investir no crescimento das nossas profissionais é investir também no sucesso dos resultados da empresa”, reforça Fábio. 

 

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para os negócios. Com mais de 16 anos de atuação, a multinacional brasileira tem operações na Europa e Reino Unido. Seu ecossistema contempla a orquestração de jornadas ponta a ponta e um conjunto de competências que permitem desenvolver iniciativas sem partir do zero, por meio de uma abordagem personalizada, flexível e centrada na cocriação das melhores estratégias de geração de valor. Com alta especialização em setores como varejo, saúde e mercado financeiro, suas soluções impulsionam a aceleração de receitas, elevam a eficiência operacional, ativam novas fontes de receita e criam projetos de impacto, contando com um núcleo de Inteligência Artificial (IA) que promove a adoção eficiente e integrada dessas tecnologias. A FCamara acumula diversos reconhecimentos importantes de mercado, evidenciando a robustez de seu ecossistema. Foi consagrada no Prêmio ISG Paragon Awards com o melhor case do ano com sua jornada de aceleração de vendas em canais digitais, é referência em interoperabilidade na saúde pelo Prêmio "Líderes da Saúde" e foi reconhecida ainda no Prêmio Banking Transformation por desenvolver o meio de pagamento mais inovador do ano em 2022. Saiba mais em www.fcamara.com.  




Comente esta notícia