De acordo com a consultoria Mckinsey, 48% dos cargos de entrada nas empresas são ocupados por mulheres. Nos níveis de gerência e diretoria, o número cai para 35%, enquanto nos cargos C-Suíte, o índice é ainda menor: 24%. Os dados ficam ainda mais discrepantes levando em consideração que a taxa de participação feminina com 15 anos ou mais no mercado de trabalho foi maior do que 52%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda existe uma longa jornada para estabelecer a igualdade de gênero nas empresas, que são peças-chave para alterar essa realidade. Algumas, já ocupam posição de destaque no que diz respeito à proposição de projetos, comitês e metas que estimulem a equidade e inspiram, pelo exemplo, que outras instituições façam o mesmo.
Confira abaixo exemplos de iniciativas que têm feito a diferença para mudar o cenário:
Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN tem como meta alcançar a marca de 50% de lideranças femininas até 2026 no Brasil. Até o momento, a Companhia registra 37% destas posições ocupadas. Em 2023, 50% das promoções da empresa para posições de liderança foram direcionadas a mulheres.
A marca conta com uma série de projetos especiais, como o programa de aceleração de carreira exclusivo para mulheres, Elas Que Brilham. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença feminina na liderança de áreas de Produção em até 12 meses a partir do desenvolvimento de talentos internos e da condução de processos seletivos afirmativos. Até o momento, a ação já obteve 11 selecionadas para liderar a produção de cerveja Heineken®️ no Brasil.
O olhar para a equidade a partir da intersecção com diferentes nichos de atuação é outro diferencial que impulsiona o sucesso das iniciativas do Grupo HEINEKEN. O Projeto Mobilidade, de Vendas e Distribuição, ilustra esse movimento, ampliando em 20% o número de mulheres nos grupos de Vendas a partir da troca de veículos na operação: de motocicletas para automóveis. A mudança foi proveniente de um diagnóstico simples de que a maioria das mulheres não possui a tradição de serem motociclistas.
Para continuar impulsionando a equidade de gênero no mercado de trabalho, a marca acaba de lançar uma campanha intitulada "Verdades Difíceis de Engolir", em que executivos de alta liderança serão convidados para provar uma bebida que representa a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. Para gerar uma reflexão sobre essa realidade desafiadora, o insight foi estampar as verdades “na lata”, com dados de pesquisa sobre o panorama da mulher no mundo corporativo,
2. Cielo
A Cielo, empresa referência no setor de meios de pagamento, tem a equidade de gênero como um de seus principais compromissos. No final de 2023, a empresa alcançou 39,6% de mulheres em cargos de liderança, índice quase 3x superior à média das empresas brasileiras do setor financeiro, que é de 14,6%, segundo um levantamento realizado em 2023 pela plataforma de informações financeiras Trademap.
A empresa conta com iniciativas internas 100% focadas em mentoria, capacitação e suporte para mulheres, como o Programa de Liderança Inclusiva, por exemplo, que tem como foco desenvolver uma liderança que promova a Diversidade, Equidade e Inclusão, colaborou com a formação de 193 profissionais. O Programa de Mentoria Feminina anual, que colabora para aceleração de carreiras das profissionais do time, e na edição anterior, 56,25% das mulheres participantes foram promovidas. Já o Sementinha, promovido por meio do De Bem com a Vida (programa que existe há 19 anos, e tem como objetivo promover iniciativas que melhoram a qualidade de vida e bem-estar de todos os colaboradores da Cielo), é um programa estruturado para dar suporte, apoio e orientação gratuitos às gestantes – colaboradoras e companheiras dos nossos colaboradores. O Sementinha tem o intuito de acompanhar o período gestacional e o pós- parto, até o 4o mês após o nascimento do bebê, contando com diversas iniciativas e projetos.
A empresa também conta com o Impulsiona Cielo, para o público externo, visando apoiar a equidade de gênero no empreendedorismo, iniciativa de impacto social, o projeto promove imersões e mentorias técnicas sobre negócios, processos e educação financeira para mulheres negras.
3. Funcional
A Funcional Health Tech, maior ecossistema integrado de saúde, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, incentiva e promove a equidade de gênero com o lançamento de um espaço reservado ao incentivo à contratação feminina: o programa #MulheresEmTech. Hoje, a empresa tem 56,6% cargos de diretoria, gerência e coordenação na empresa ocupados por mulheres. Em tecnologia esse número ainda é inferior e a Funcional quer aumentar esse dado para 20% da liderança da área até o fim do ano.
Neste sentido, o programa #MulheresEmTech está com 10 vagas afirmativas na área de tecnologia para as brasileiras, incluindo mulheres PCD. O trabalho é remoto e as candidatas trabalharão com tecnologias diversas como: .Net; .Net Core; PHP; Node.Js; React; React Native; SQLServer; e PostgreSQL. Para saber mais sobre as vagas, acesse: https://funcionalhealthtech.gupy.io/jobs/6671539?jobBoardSource=gupy_portal.
4. 30% Club Brazil
O 30% Club Brazil tem a missão de promover a equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de capitais. Liderada por presidentes de Conselho e CEOs, a iniciativa tem como meta que o país atinja 30% da equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 principais companhias de capital aberto até 2026. Para isso, a iniciativa desenvolve ações como comitês de inovação, tecnologia e ESG; programa de bolsas e capacitação de mulheres líderes por meio de programas de mentoria. A campanha também possui a premiação 30% Club Brazil Award, que tem como finalidade reconhecer às companhias do IBrX 100, indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro, que contemplam 30% ou mais de mulheres em seus Conselhos de Administração. Frente ao 30% Club Brazil está Anna Guimarães, Presidente do Conselho Consultivo.
O andamento do projeto já tem dado bons frutos. De acordo com o relatório 30% Club Gender Balanced - Chapter Brazil, encomendado pela iniciativa em parceria com a PwC, em meados de 2019, ano de lançamento do 30% Club Brazil, eram 8,5% de conselheiras nas maiores empresas do país. Em 2023, o número passou para 20%. O bom desempenho coloca o país na oitava posição entre todos os países participantes do projeto, que já somam 21.
5. Semete Negócios
A Semente Negócios desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Em 2023, a empresa realizou 7 projetos de empreendedorismo feminino e apoiou mais de mil e duzentas empreendedoras de 115 cidades diferentes, com projetos em 4 estados, SC (4 projetos); MS (2 projetos); RS (1 projeto).
A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Em todas as suas frentes de atuação, busca promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.
6. Newa
A Newa, consultoria de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas no diálogo, na colaboração e no respeito, com treinamentos liderados por Carine, fundadora e CEO da empresa, já ajudou mais de 70 organizações a diminuírem a lacuna de diversidade e inclusão. Entre elas estão a OLX Brasil, Itaú, Accenture e Banco Pan.
A startup valoriza as diferenças e trabalha em prol da diversidade e do genuíno bem-estar. Desde sua fundação, atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que promovem a construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros, buscando o florescimento humano. A empresa investe em lideranças voltadas para o coletivo, a colaboração, a abundância e a compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.