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Cuiabá, 22 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 17:33 - A | A

Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 17h:33 - A | A

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Conheça seis empresas que inspiram a equidade de gênero no mercado de trabalho

De programas de aceleração de carreira ao fomento do empreendedorismo feminino, empresas demonstram, pelo exemplo, as diversas alternativas para alcançar um cenário de igualdade

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De acordo com a consultoria Mckinsey, 48% dos cargos de entrada nas empresas são ocupados por mulheres. Nos níveis de gerência e diretoria, o número cai para 35%, enquanto nos cargos C-Suíte, o índice é ainda menor: 24%. Os dados ficam ainda mais discrepantes levando em consideração que a taxa de participação feminina com 15 anos ou mais no mercado de trabalho foi maior do que 52%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda existe uma longa jornada para estabelecer a igualdade de gênero nas empresas, que são peças-chave para alterar essa realidade. Algumas, já ocupam posição de destaque no que diz respeito à proposição de projetos, comitês e metas que estimulem a equidade e inspiram, pelo exemplo, que outras instituições façam o mesmo.

Confira abaixo exemplos de iniciativas que têm feito a diferença para mudar o cenário:

Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN tem como meta alcançar a marca de 50% de lideranças femininas até 2026 no Brasil. Até o momento, a Companhia registra 37% destas posições ocupadas. Em 2023, 50% das promoções da empresa para posições de liderança foram direcionadas a mulheres.

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A marca conta com uma série de projetos especiais, como o programa de aceleração de carreira exclusivo para mulheres, Elas Que Brilham. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença feminina na liderança de áreas de Produção em até 12 meses a partir do desenvolvimento de talentos internos e da condução de processos seletivos afirmativos. Até o momento, a ação já obteve 11 selecionadas para liderar a produção de cerveja Heineken®️ no Brasil.

O olhar para a equidade a partir da intersecção com diferentes nichos de atuação é outro diferencial que impulsiona o sucesso das iniciativas do Grupo HEINEKEN. O Projeto Mobilidade, de Vendas e Distribuição, ilustra esse movimento, ampliando em 20% o número de mulheres nos grupos de Vendas a partir da troca de veículos na operação: de motocicletas para automóveis. A mudança foi proveniente de um diagnóstico simples de que a maioria das mulheres não possui a tradição de serem motociclistas.

Para continuar impulsionando a equidade de gênero no mercado de trabalho, a marca acaba de lançar uma campanha intitulada "Verdades Difíceis de Engolir", em que executivos de alta liderança serão convidados para provar uma bebida que representa a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. Para gerar uma reflexão sobre essa realidade desafiadora, o insight foi estampar as verdades “na lata”, com dados de pesquisa sobre o panorama da mulher no mundo corporativo,

2. Cielo

A Cielo, empresa referência no setor de meios de pagamento, tem a equidade de gênero como um de seus principais compromissos. No final de 2023, a empresa alcançou 39,6% de mulheres em cargos de liderança, índice quase 3x superior à média das empresas brasileiras do setor financeiro, que é de 14,6%, segundo um levantamento realizado em 2023 pela plataforma de informações financeiras Trademap.

 

A empresa conta com iniciativas internas 100% focadas em mentoria, capacitação e suporte para mulheres, como o Programa de Liderança Inclusiva, por exemplo, que tem como foco desenvolver uma liderança que promova a Diversidade, Equidade e Inclusão, colaborou com a formação de 193 profissionais. O Programa de Mentoria Feminina anual, que colabora para aceleração de carreiras das profissionais do time, e na edição anterior, 56,25% das mulheres participantes foram promovidas. Já o Sementinha, promovido por meio do De Bem com a Vida (programa que existe há 19 anos, e tem como objetivo promover iniciativas que melhoram a qualidade de vida e bem-estar de todos os colaboradores da Cielo), é um programa estruturado para dar suporte, apoio e orientação gratuitos às gestantes – colaboradoras e companheiras dos nossos colaboradores. O Sementinha tem o intuito de acompanhar o período gestacional e o pós- parto, até o 4o mês após o nascimento do bebê, contando com diversas iniciativas e projetos.

A empresa também conta com o Impulsiona Cielo, para o público externo, visando apoiar a equidade de gênero no empreendedorismo, iniciativa de impacto social, o projeto promove imersões e mentorias técnicas sobre negócios, processos e educação financeira para mulheres negras.

 

3. Funcional


A Funcional Health Tech, maior ecossistema integrado de saúde, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, incentiva e promove a equidade de gênero com o lançamento de um espaço reservado ao incentivo à contratação feminina: o programa #MulheresEmTech. Hoje, a empresa tem 56,6% cargos de diretoria, gerência e coordenação na empresa ocupados por mulheres. Em tecnologia esse número ainda é inferior e a Funcional quer aumentar esse dado para 20% da liderança da área até o fim do ano.

Neste sentido, o programa #MulheresEmTech está com 10 vagas afirmativas na área de tecnologia para as brasileiras, incluindo mulheres PCD. O trabalho é remoto e as candidatas trabalharão com tecnologias diversas como: .Net; .Net Core; PHP; Node.Js; React; React Native; SQLServer; e PostgreSQL. Para saber mais sobre as vagas, acesse: https://funcionalhealthtech.gupy.io/jobs/6671539?jobBoardSource=gupy_portal.

 

4. 30% Club Brazil

 

O 30% Club Brazil tem a missão de promover a equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de capitais. Liderada por presidentes de Conselho e CEOs, a iniciativa tem como meta que o país atinja 30% da equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 principais companhias de capital aberto até 2026. Para isso, a iniciativa desenvolve ações como comitês de inovação, tecnologia e ESG; programa de bolsas e capacitação de mulheres líderes por meio de programas de mentoria. A campanha também possui a premiação 30% Club Brazil Award, que tem como finalidade reconhecer às companhias do IBrX 100, indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro, que contemplam 30% ou mais de mulheres em seus Conselhos de Administração. Frente ao 30% Club Brazil está Anna Guimarães, Presidente do Conselho Consultivo.

O andamento do projeto já tem dado bons frutos. De acordo com o relatório 30% Club Gender Balanced - Chapter Brazil, encomendado pela iniciativa em parceria com a PwC, em meados de 2019, ano de lançamento do 30% Club Brazil, eram 8,5% de conselheiras nas maiores empresas do país. Em 2023, o número passou para 20%. O bom desempenho coloca o país na oitava posição entre todos os países participantes do projeto, que já somam 21.

 

5. Semete Negócios

 

A Semente Negócios desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Em 2023, a empresa realizou 7 projetos de empreendedorismo feminino e apoiou mais de mil e duzentas empreendedoras de 115 cidades diferentes, com projetos em 4 estados, SC (4 projetos); MS (2 projetos); RS (1 projeto).

A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Em todas as suas frentes de atuação, busca promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

 

6. Newa

 

A Newa, consultoria de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas no diálogo, na colaboração e no respeito, com treinamentos liderados por Carine, fundadora e CEO da empresa, já ajudou mais de 70 organizações a diminuírem a lacuna de diversidade e inclusão. Entre elas estão a OLX Brasil, Itaú, Accenture e Banco Pan.

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A startup valoriza as diferenças e trabalha em prol da diversidade e do genuíno bem-estar. Desde sua fundação, atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que promovem a construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros, buscando o florescimento humano. A empresa investe em lideranças voltadas para o coletivo, a colaboração, a abundância e a compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

 




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