A Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Internacional está em época de renovação após a última eleição de sua Diretoria para o próximo triênio 2024-2027.
O XXXI Congresso Internacional da BPW Internacional ocorreu em Saint Kitts and Nevis, e foi o palco da eleição que colocou pela primeira vez uma jovem da BPW Brasil no cargo de Representante Jovem no Board da BPW Internacional.
A candidata brasileira eleita foi Izadora Zonari Letchacoski, 30 anos, administradora de formação concluída nos Estados Unidos, e Mestre em Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná, atua hoje como Customer Success Manager em uma startup curitibana chamada Salvy,e é administradora da empresa da família, a Zonari Letchacoski Sociedade de Advogados.
Divulgação
Izadora ao lado de Patrícia Cáceres, eleita como chair do Comitê de Desenvolvimento, Treinamemto e Emprego durante o Congresso
Sua participação neste último congresso da BPW, não apenas como candidata, mas como uma delegada da BPW Brasil, foi uma experiência única que trouxe aprendizado profundo sobre os processos democráticos da associação.
Trajetória na BPW
Izadora começou a trabalhar com a BPW muito antes de se tornar associada. Sua mãe, Simone Zonari Letchacoski, associada da BPW Curitiba desde 2017 foi quem a inspirou a se engajar com a BPW e seus projetos, e depois de participar por 2 anos de forma informal, se filiou à BPW Curitiba em 2021.
Divulgação
Izadora com sua inspiração na rede BPW, sua mãe Simone Zonari Letchacoski que presidiu a BPW Curitiba
Em 2022, Izadora assumiu o papel de Vice-Coordenadora da BPW Jovem Curitiba, contribuindo para a realização de eventos como o Happy Hour com Rodada Anual de Negócios e Networking em um ambiente descontraído. Nesse mesmo ano, participou ativamente da Conferência Nacional (CONFAM 2022), que ampliou seu entendimento sobre a constituição da BPW e seus processos eleitorais.
Divulgação
A presidente da BPW Brasil, Alison Lubascher, a vice presidente Maria Helena Bonotto, a secretária Claudia Pirani e Izadora, delegadas brasileiras no Congresso da BPW Internacional
Em 2023, assumiu de fato a Coordenação da BPW Jovem Curitiba e, durante seu mandato de dois anos, alcançou um crescimento de 3x no número de jovens associadas, com eventos de negócios e networking. Um dos seus objetivos foi integrar as jovens associadas a outras comissões e projetos, e com o auxílio da Diretoria que liderava, BPWs Jovens assumiram a liderança das comissões de Juribusiness (Direito e Negócios), Mulheres na Política e Direitos das Mulheres. Além disso, o subgrupo de Educação Digital é 100% formado e gerido por jovens afiliadas, promovendo inclusão e treinamento digital para todos os membros do nosso clube. Em 2024, aceitou ainda o desafio de assumir a Comissão de Relações Internacionais, aproveitando sua experiência internacional dentro e fora da BPW.
Em nível nacional, na BPW Brasil, foi nomeada Coordenadora Jovem para a Conferência Nacional (CONFAM 2023): contribuiu para organizar a maior conferência nacional da história da BPW Brasil, que reuniu mais de 320 associadasem Curitiba. Durante o evento, Izadora foi painelista para discorrer sobre sua participação na Comissão da ONU sobre o Status da Mulher (CSW67).
No âmbito internacional, foi Delegada da BPW Internacional e da BPW Brasil na CSW67 e a única associada da BPW Brasil a ser Delegada na CSW68, na sede da ONU em Nova York. Participou também de duas edições do Leadership Summit em 2023 e 2024, representando jovens associadas do Brasil. Em maio de 2024, foi convidada como painelista na Global Intercultural Sisterhood Academy organizada pela BPW Taiwan, para falar sobre as inovações e novas tecnologias adotadas pela BPW Brasil que foram disponibilizadas à todas as associadas da BPW Internacional.
“Minha jornada com a BPW é marcada por uma rápida progressão para papéis de liderança e contribuições significativas para o crescimento e sucesso das iniciativas da BPW. Meus esforços fortaleceram não apenas o capítulo local de Curitiba, mas também causaram impacto nacional e internacional.”
Sobre a Eleição como Representante Jovem da BPW Internacional
Como parte do processo eleitoral, cada candidata teve a oportunidade de se apresentar oficialmente para as delegadas com panfletos em um momento específico e, no dia anterior à votação, discursar para compartilhar suas propostas. A BPW Brasil foi brilhantemente representada, com quatro candidatas concorrendo a diversos cargos.
“Para mim, foi uma honra ter sido escolhida como a Representante Jovem da BPW Internacional. Estou tendo uma oportunidade única de poder lutar por um mundo mais equitativo em uma posição de destaque em nossa associação, mas acima de tudo, de poder aprender com minhas companheiras de diretoria, e poder contribuir com a energia e inovação que as jovens trazem para a BPW.
Espero poder representar com muita honra nosso Brasil dentro da BPW internacional, levando nossa alegria e trabalho sério para o Executivo Internacional”.
Planejamento Estratégico Jovem BPW Internacional 2024–2027
Para os próximos três anos, Izadora quer fazer uma gestão da BPW Jovem que traga inclusão e representatividade. Seu slogan: "Bridging Generations, Empowering the Future"reflete um compromisso com a colaboração entre gerações, o empoderamento de jovens líderes e a promoção de um crescimento sustentável, alinhando-se à missão da BPW Internacional de Inspirar, Inovar, Empoderar, Transformar.
O foco está em três pilares estratégicos, que estão alinhados com o planejamento estratégico do Executivo, liderado agora pela Presidente Eleita Diana Barragan:
Integrar as jovens, amplificando suas vozes e investindo em formação. Com iniciativas como uma Rede Global de Mentoria e Programas de Desenvolvimento de Liderança, preparar jovens BPWs para liderar com confiança e impacto.
Projetos colaborativos, treinamentos digitais e diálogos intergeracionais serão ferramentas para unir a experiência de membros seniors à inovação das mais jovens, fortalecendo a comunidade BPW como um todo.
Jovens BPWs estarão na linha de frente de campanhas globais contra a violência de gênero, discriminação no trabalho e outras questões urgentes, demonstrando o impacto de uma liderança jovem e comprometida.
Sobre a nova diretoria:
“Estou muito animada e energizada para trabalhar com essa nova diretoria eleita. A Diana tem se mostrado uma presidente muito preocupada com engajamento das associadas, fazer uma gestão transparente e inclusiva, e tem dado muito espaço para que possamos trabalhar como BPW Jovem. Queremos trazer cada vez mais inovação, e empoderamento para as jovensbrilharem em suas comunidades, compromisso que firmamos como diretoria eleita. Tem sido maravilhoso aprender com a diversidade cultural do nosso executivo, e acredito que a Diana traz essa diversidade consigo, enriquecendo ainda mais nossas reuniões de trabalho e projetos que vamos ainda desenvolver”.
Com isso, espera-se uma comunidade BPW mais unida, inovadora e influente, com jovens líderes desempenhando papeis cruciais na transformação social e no crescimento sustentável da organização.
Palavras finais
“Candidatar-me foi um desafio que me trouxe crescimento pessoal e profissional, ampliou significativamente minha rede de contatos e reafirmou a importância da resiliência em qualquer ambiente de trabalho. Mais do que discursos ou promessas, acredito que o trabalho que desenvolvi na BPW Curitiba e na BPW Brasil foi determinante para essa conquista. Reitero meu compromisso com a associação e com todas as mulheres que fazem parte dessa jornada, prometendo honrar esta eleição com integridade, verdade, colaboração, transparência e seriedade.”
"Conectando gerações, empoderando o futuro—juntas, prosperamos."
Patrocinado por